Chegou a hora de ser feliz - A Mente é Maravilhosa

Chegou a hora de ser feliz

25, julho 2016 em Emoções 0 Compartilhados
Chegou a hora de ser feliz

Sempre é uma boa hora para decidir ser feliz sem outro motivo além de apenas “porque sim”. Na verdade, o presente é o melhor momento para tomar as rédeas e levantar voo em direção a todos os sonhos e objetivos que temos em mente, porque existe apenas uma maneira de conseguir uma estrela, e é se dirigindo em direção a ela.

“Agora” é sinônimo de “oportunidade”. Oportunidade de ser feliz sem outra razão que a necessidade obrigatória de apenas ser feliz consigo mesmo e, consequentemente, com os demais. Isso parece muito óbvio e, no entanto, cada vez vemos mais caras tristes em um mundo onde paradoxalmente deveríamos poder ser mais felizes.

Nunca é tarde para ser feliz

Normalmente passamos por uma série de mudanças de humor, já que as coisas boas devem se alternar com as não tão boas. No entanto, quando se é feliz, as razões que nos fazem sentir assim passam por cima do resto: existem pequenas gotas que compõem a felicidade e que podem brilhar num dia qualquer.

Essas gotinhas de felicidade podem ser encontradas nas situações mais inesperadas, nos lugares mais imprevistos, nas coisas que acreditamos serem as mais insignificantes: um detalhe, um abraço, uma comida, uma lembrança… toda pessoa mantém sua amostra de que foi feliz.

Menina-feliz-sorrindo-nas-estrelas

Justamente por isso nunca é tarde para ser feliz, ou melhor, para que a felicidade apareça a qualquer momento. Além disso, alcançar essa felicidade não dependerá do esforço que se ponha em buscá-la, mas sim da atitude que se tenha para saber vê-la onde menos se está esperando: ser feliz é espontâneo, mas a opção de ser tem que estar presente.

Quero, posso e mereço ser feliz

Por outro lado, a felicidade é gratuita ou, ao menos, não custa dinheiro. Na verdade, é um dos maiores presentes que podemos chegar a receber, pois aparece sem nenhum aviso e nos faz dar muito mais valor às coisas que temos.

Por ser um presente, todo mundo possui a capacidade de dar e receber felicidade, mesmo que às vezes não estejamos cientes disso. Nesse sentido podemos querer ser felizes, mas não conseguimos encontrar as chaves para conseguir isso, como naqueles momentos nos quais parece que fomos longe demais.

No entanto, quando estamos predispostos a compreender que o sofrimento é opcional e que para enfrentá-lo podemos adotar atitudes mais adequadas que outras, a felicidade chega na forma de um bem-estar geral.

Menina-com-um-vestido-rosa-feliz-e-dançando-feliz

Cada dia mais humana, cada dia mais feliz

O sofrimento, como os erros e os tropeços, nos ajuda a nos sentir mais humanos, visto que, se fosse infinita, a felicidade não teria sentido algum. Ser feliz significa já ter estado triste, porque o equilíbrio é necessário para crescer como pessoa.

Em algumas ocasiões nos perguntamos como as pessoas que estão ao nosso lado gostam de nós, mesmo com os nossos defeitos e com os equívocos que já cometemos. No entanto, quem fica conosco o faz porque entende que para ser  feliz é preciso ser mais humano e, consequentemente, imperfeito.

Portanto, a felicidade está por trás de tudo o que nos compreende e cuida da gente, assim como do que nos faz acreditar que podemos respirar sempre. Encontrar a felicidade é como ver um campo cheio de árvores altas e ainda assim ser capaz de enxergar um raio de sol.

Por isso, vale a pena que sua atitude seja um “eu mereço ser feliz”, porque um simples raio de sol que ilumine o bosque é mais do que o suficiente.

Imagem cortesia de Susan Batori.

Recomendados para você