3 atitudes que fazem a planta do amor murchar

3 atitudes que fazem a planta do amor murchar

julho 20, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
3 atitudes que fazem a planta do amor murchar

Começar um relacionamento presume a liberação de adrenalina, as emoções estão à flor da pele e tudo na outra pessoa nos agrada. Mas o tempo vai passando e cada um pode começar a adotar uma papel diferente do esperado pelo outro no relacionamento. As coisas já não são tão bonitas como no começo e, sem que nenhum dos dois perceba, a planta do amor pode começar a murchar.

O amor é como uma planta que deve ser regada todos os dias. Se você não a rega suficientemente, ela seca e murcha. Mas, por outro lado, se você colocar muita água na planta do amor suas raízes apodrecem e a planta também acaba morrendo. Por isso é muito importante no relacionamento de um casal encontrar esse estado em que o amor está em equilíbrio com a liberdade.

Existem algumas atitudes que ajudam a murchar a planta do amor e que você nem percebe. Preste atenção nas intuições e nos sinais que você deve avaliar caso seja necessária uma mudança mais radical ou, ao contrário, aproveite um amor saudável e equilibrado.

Alimentar a negatividade

Um trabalho estressante, não ter tempo para fazer compras, um vizinho mal-educado ou a geladeira quebrada… são situações diárias que, se colocadas numa equação que tem como resultado a ausência de situações positivas, acabarão por nos tornar pessoas muito negativas. Uma negatividade que será transportada para muitos ambientes, incluindo nosso relacionamento.

casal-com-problemas-na-relação

Despejar todos os seus pensamentos negativos sobre o seu parceiro é cobrar dele um peso emocional que não lhe pertence. A negatividade não desaparece, é posta numa mochila emocional que pode pesar tanto que, ao final, consegue quebrar sua coluna. As queixas apenas afogam a alma de quem as diz e de quem as escuta, e é por isso que no lugar de se queixar tanto, por que não focar em resolver os problemas?

Uma atitude negativa em momentos específicos não é uma ameaça perigosa para o casal, mas quando todos os dias são cinza e isso se converte num estilo de vida, a planta do amor começa a murchar.

Colocar outras coisas antes do casal

A vida pode ser bastante estressante: filhos, amigos, trabalho, diversão, estudos… tudo parece estar antes do que a busca por um lugar para aproveitar a vida a dois. Já imaginou se o seu companheiro colocasse alguma coisa antes de você e não encontrasse tempo para passar ao seu lado? O relacionamento terminaria porque nenhum casal suporta ser sempre a segunda opção.

Colocar a pessoa com quem você compartilha a vida antes de tudo, fazer com que ela se sinta importante e poder contar com sua opinião são três dos melhores alimentos para o amor. Não se trata de renunciar a seus amigos, mas sim de que seu parceiro também tenha seus momentos e que estes estejam associados a emoções positivas que reforçam sua repetição como algo natural, por cima do estresse cotidiano.

casal-dançando-na-chuva

Deixar a paixão esfriar

É verdade que em um relacionamento é importante a comunicação honesta, e também é verdade que a paixão é um ingrediente imprescindível para que a relação siga um bom caminho.

Tanto os homens quanto as mulheres desejam e precisam de afeto físico de seus companheiros, e quando essa intimidade é rejeitada constantemente o desgaste é iminente. O sexo é um momento maravilhoso para aproximar um casal e potencializar seu vínculo emocional ao máximo.

casal-beijo

Há dias em que não temos tempo ou estamos cansados, mas é importante que para regar a planta do amor se  utilize também a água da paixão. O sexo e o amor devem andar juntos para que um relacionamento funcione!

Se você está num relacionamento estável, é possível que se surpreenda e inclusive que se sinta sobrecarregado com a responsabilidade de amar e ter de cuidar de si e da outra pessoa. Uma grande parte do bem-estar e da felicidade do seu companheiro é condicionado por suas escolhas e suas ações. Por isso que é importante estar ciente de que as pequenas coisas no relacionamento são as que atingem grandes resultados.

Recomendados para você