Algumas loucuras nos contagiam com magia e coragem

Algumas loucuras nos contagiam com magia e coragem

junho 9, 2016 em Emoções 52 Compartilhados
Algumas loucuras nos contagiam com magia e coragem

As pessoas que às vezes cometem pequenas loucuras criam sorrisos em momentos difíceis, são nossa energia cotidiana, nossa alma cheia de cores para dias cinza e o reflexo dessa coragem que sabe encontrar sempre o lado bom das coisas. Poucas personalidades podem chegar a ser tão enriquecedoras como aquelas que fazem dos sonhos algo constante, o autêntico motor de suas vidas.

Será que uma pessoa nasce com esse tipo de positivismo, essa desinibição que não deixa de ser responsável, ou são as circunstâncias que fazem com que as pessoas ajam desse modo frente às coisas? Não há concordância científica sobre o tema. Cada um de nós tem alguns traços de personalidade muito concretos, mas o ambiente e nossas próprias experiências também podem nos influenciar.

Não tenho problema em ser normal, mas uma pincelada de loucura saudável sempre me faz sentir melhor. Ainda assim, admito que esse é um prazer que só os loucos entendem.
Compartilhar
Já dizia Lewis Carroll que a loucura é esse estado em que a felicidade deixa de ser inalcançável. Talvez o autor de “Alice no país das maravilhas” se referisse justamente a essa loucura em que há certa ausência de razão, mas em nosso caso queremos falar melhor dessas atitudes cheias de energia, de abertura e espontaneidade em que ocorre um equilíbrio com a razão.

loucuras-azul

As loucuras saudáveis, fonte de felicidade e motivação

Estamos certos de que em algum momento você viveu um instante de risadas intensas com alguém depois de fazer algo atrevido que foi, pra você, tão estimulante quanto divertido. Depois disso, alguém virou para você e disse: você está louco!

São momentos em que nosso cérebro nos gratifica com uma boa dose de serotonina e dopamina, os neurotransmissores associados à motivação e à alegria. Além desses, podemos falar também em muitos casos da ação da oxitocina. É o hormônio que reage ao carinho e ao afeto, o que fará com que estreitemos ainda mais o vínculo com a pessoa capaz de nos fazer vibrar, de nos presentear com emoções intensas e alegres quando mais precisamos.

A alegria, assim como esse tipo de loucura, é extremamente contagiosa. Tanto é assim que segundo um estudo realizado no ano de 2008 no “Framingham Heart Study”, essa sensação de bem-estar e felicidade pode se estender até três degraus dentro de nosso círculo social. Ou seja, a felicidade que nós recebemos pode impactar até duas pessoas a mais. Basta nos imaginar chegando em casa e contando para nossos pais ou amigos o que aconteceu conosco e o que fizemos.

loucuras-mar

Em alguns casos, a verdadeira loucura, a mais saudável e autêntica, tem raízes em um tipo de sabedoria que cria uma resolução de relativizar as coisas e permitir sempre aproveitar, e isso pode sem dúvida beneficiar a todos.

Os 3 componentes da loucura mais sábia

Em algumas ocasiões, para seguir avançando nesse mundo tão cruel e em que tantos dias passam se arrastando, vale a pena lançar mão dessa loucura mais bela e terapêutica com a qual encontramos forças. Nos casos em que não conseguimos fazer isso, podemos ainda contar com as amizades únicas que nos preenchem com uma personalidade excepcional e cheia de arrebatamentos de loucuras saudáveis.

Às vezes, o que começa sendo uma loucura acaba sendo o melhor da sua vida.
Compartilhar

É certo que por vezes nos perguntamos como os outros fazem isso. Talvez eles sejam feitos de um material diferente capaz de transmitir sua coragem e essa magia que relativiza tudo, que desata os nós para fazer de qualquer problema algo simples. Para compreender que dimensões psicológicas caracterizam essas pessoas, vale a pena entender alguns pontos fundamentais.

buque-mao

  • O prazer da liberdade: as pessoas com essa pincelada de loucura saudável fazem da liberdade um valor essencial e vital. Liberdade para se expressar sempre, para atuar, para derrubar muros quando alguém tem vontades ou necessidades… Todos esses aspectos são verdadeiramente inspiradores.
  • O senso de humor como vitamina cotidiana: as risadas que nos contagiam e sobretudo essa capacidade que nos demonstram para relativizar as coisas até o ponto de torná-las simples e divertidas são habilidades que deveriam aparecer em todo manual de sobrevivência. Não há nada mais terapêutico do que compartilhar tempo com essas pessoas dotadas de um grande senso de humor.
  • A capacidade de ter empatia: a loucura nunca será divertida se não é compartilhada com outras pessoas, se não nos pega pela mão para nos permitir ir um pouco além de nossa zona de conforto. Essas personalidades são autênticas artesãs emocionais que intuem de primeira nossos anseios e que, sem dizer nada, nos mergulham em algo novo e estimulante que cedo ou tarde mexe com nosso mundo.

pintando-estrelas

Se você também tem no seu círculo social alguém com essas características, deixe que ela o inspire, que o leve, que o envolva, que o faça vibrar e que pinte estrelas em todos os seus dias. São seres únicos que vale a pena cuidar e cultivar porque são eles os que gravarão em sua mente momentos inesquecíveis.

Recomendados para você