Ambiente de trabalho: a chave do sucesso nas empresas

Um bom ambiente de trabalho promove uma sensação de satisfação dos funcionários em relação ao seu emprego. Isso se traduz em maiores benefícios para a empresa.
Ambiente de trabalho: a chave do sucesso nas empresas
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

O trabalho é necessário para a nossa sobrevivência. No entanto, se o ambiente de trabalho não for adequado, haverá uma influência negativa em nossas vidas, nas de nossos colegas e na empresa. Então, sem um bom ambiente, voltamos para casa desconfortáveis e não desenvolvemos nosso trabalho muito bem, o que causa problemas a nós e ao ambiente ao nosso redor.

Portanto, o meio em que desenvolvemos nosso trabalho na vida cotidiana é fundamental. Por isso, este deve ser um dos aspectos mais importantes para uma empresa. O sucesso da mesma depende do seu cuidado.

Agora, o que exatamente é o ambiente de trabalho? Como melhorá-lo? Como ele influencia a produtividade de uma empresa? Quais benefícios um bom ambiente de trabalho traz? Neste artigo, mergulharemos em todas essas questões.

“Quem vive em harmonia consigo mesmo vive em harmonia com o universo”.
-Marco Aurélio-

O que caracteriza o ambiente de trabalho?

O ambiente de trabalho é um conceito de recursos humanos. Consiste no ambiente mantido em um local de trabalho, influenciado por políticas de pessoal e técnicas de avaliação, entre muitos outros aspectos.

É preciso estar ciente das sensações, percepções, pensamentos, emoções e comportamentos que os trabalhadores têm diante do ambiente de trabalho. 

Por exemplo, existem locais de trabalho em que nos sentimos densos, cansados e como se tivéssemos uma cruz nas costas. Então, o departamento de recursos humanos deve estar alerta para dar uma solução para esse problema. Ao promover um ambiente mais favorável, a empresa irá melhorar.

O ambiente de trabalho é composto por:

  • Ambiente físico: trata-se do espaço. Ou seja, instalações, temperatura, poluição, etc.
  • Ambiente social: inclui tudo aquilo vinculado ao relacionamento entre as pessoas, como a comunicação ou o companheirismo, etc.
  • Características estruturais: trata-se do tamanho da organização, qual é o estilo de gerenciamento, sua estrutura formal, entre outros.
  • Características pessoais: são as habilidades e atitudes, motivações e expectativas dos funcionários em relação à empresa e seu trabalho.
  • Comportamento organizacional. consiste em produtividade, rotatividade, absenteísmo, satisfação no trabalho, estresse dos funcionários, etc.

Então, o ambiente de trabalho inclui a interação entre as características pessoais e organizacionais. Cada fator determina o comportamento dos funcionários e, portanto, afeta o sentimento de pertencimento, eficácia, eficiência, qualidade dos serviços, impacto social. Assim, são a chave para o bom desempenho da organização.

Pausa descontraída no trabalho

Como melhorar o ambiente de uma empresa?

Parece simples fazer com que os funcionários se sintam confortáveis ​​na empresa, mas esta é uma tarefa complexa. Por isso, é importante que exista um bom ambiente de trabalho. Vamos ver como melhorá-lo:

  • O local de trabalho. O local de trabalho deve refletir a harmonia e deve ser adequado ao trabalho executado. Se as ferramentas não forem as adequadas e a equipe se sentir desconfortável, haverá uma maior insatisfação. Com uma maior insatisfação, a produtividade será menor. Por isso, é importante projetar um bom espaço para trabalhar.
  • O relacionamento da equipe. Os relacionamentos que as pessoas mantêm com seus colegas e chefes fazem com que se sintam, pensem e se comportem de uma certa maneira; se forem assertivos e apropriados, será melhor para a empresa. O gerente de recursos humanos deve estar ciente de como são esses relacionamentos e usar estratégias para promover um bom ambiente interpessoal.
  • Cultura organizacional e corporativa. Trata-se de uma coerência entre o conjunto de percepções, sentimentos, atitudes, hábitos, crenças, valores e comportamentos dentro e entre os grupos da organização.
  • Reconhecimento. As recompensas incentivam o comportamento de algumas pessoas na empresa. Trata-se de reforçar positivamente quando as pessoas trabalham bem, para que se sintam mais motivadas.
  • Trabalho em equipe. Quando os problemas são resolvidos em equipe, há um senso de unidade para que as pessoas se sintam apoiadas e tenham perspectivas diferentes. Isso contribui para um ambiente melhor, porque todos se sentem parte do todo.
  • Desenvolvimento. Trata-se de estar sempre ciente de como melhorar a produtividade. Os treinamentos são importantes para que formem habilidades que levem os funcionários a desenvolver um senso de pertencimento e maior produtividade para a empresa.
  • Pensar além do trabalho. Quando os funcionários têm espaço para se desenvolver em outras áreas de suas vidas, sentem-se melhor e trabalham com mais eficiência. Portanto, é importante promover o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional dos funcionários. Ou seja, nem tudo é trabalho.

Agora, quando falamos de um trabalhador, estamos nos referindo a um ser biopsicossocial. Portanto, seu bem-estar psicológico, social e físico deve ser importante dentro do ambiente de trabalho.

Embora não exista uma fórmula mágica para garantir a saúde do indivíduo, as estratégias anteriores incentivam uma melhor percepção do ambiente e, portanto, uma produtividade maior.

De fato, como sugerido por José Guadalupe Salazar Estrada e colaboradores em seu artigo para a Revista Cubana de Informação em Ciências da Saúde (ACIMED), para que um ambiente de trabalho seja saudável, deve haver um ambiente que crie confiança e que incentive a eliminação de sentimentos, atitudes e percepções negativas em relação à organização e seus membros.

Além disso, as pessoas devem sentir que estão fazendo algo útil. Uma organização com um ambiente de trabalho ruim pode causar danos à saúde mental e física dos trabalhadores, o que se manifestará em comportamentos que não favorecem o sucesso empresarial.

Trabalho em equipe

Quais são os benefícios de um bom ambiente de trabalho?

Ter um ambiente de trabalho adequado ajuda a tornar a empresa mais bem-sucedida. Vamos ver alguns de seus benefícios.

  • Maior produtividade empresarial.
  • Menor número de demissões.
  • Maior saúde física e mental para os trabalhadores.
  • Participação ativa dos trabalhadores.
  • Maior motivação dos funcionários.
  • Maior senso de pertencimento.
  • Melhor percepção da organização.
  • Mais trabalho em equipe.
  • Melhor comunicação entre os funcionários.
  • Maior satisfação.
  • Aumenta o envolvimento dos funcionários.
  • Resultados melhores.
  • Eficácia.
  • Aumenta a qualidade dos serviços.
  • Maior impacto social.

Quando as pessoas se sentem bem, elas  trabalham melhor, de modo que há mais esforços e estes são mais poderosos. Então, ao haver um desempenho maior, aumenta significativamente a produtividade, o que se traduz em benefícios para a empresa.

Assim, a chave para o sucesso empresarial pode ser gerenciada levando em consideração o local de trabalho e o sistema de crenças, atitudes, habilidades, emoções e pensamentos dos funcionários e sua interação com a organização.

Falamos de uma forma incrível de promover o bem-estar das pessoas, que também permite que a empresa, como consequência, fique em uma posição melhor para aumentar seus lucros.


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  • Estrada, J, G. S., Pupo, I.J. G., Rodríguez, Y.B. M., & Cañedo Andalia, R. (2009). Clima y cultura organizacional: dos componentes esenciales en la productividad laboral. Revista Cubana de información en Ciencias de la Salud (ACMED=, 20 (4), 67-75-

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