Trabalho

O trabalho é a faceta que nos permite crescer profissional e pessoalmente. Nesta seção você poderá descobrir como melhorar sua capacidade de liderança, e como potencializar suas habilidades e talentos para alcançar os objetivos mais difíceis. Descubra como agir em uma entrevista de emprego, em que consiste a psicologia organizacional, a psicologia do consumidor, e como o coaching pode ajudá-lo na sua trajetória profissional.

5 ações para crescer profissionalmente

Todos nós queremos crescer profissionalmente, mas nem sempre sabemos qual é a melhor maneira de fazer isso. O crescimento nessa área não implica necessariamente uma promoção para um cargo melhor, embora evoluir, mais cedo ou mais tarde, conduza a isso.…

Técnica do pé na porta

Alguém bate à nossa porta para pedir uma doação destinada a uma instituição de caridade que luta contra uma doença rara. Podemos dizer que no momento não temos dinheiro. Agora, vamos imaginar que a mesma instituição bata de novo à…

Karoshi: a morte por excesso de trabalho

No dia de Natal de 2015, Matsuri Takahashi, uma mulher de 24 anos, atirou-se pela janela de sua casa. Ela havia começado a trabalhar na Dentsu, a gigante agência mundial de publicidade, em abril do mesmo ano. Mais uma vítima…

3 condições que levam à insatisfação no trabalho

Infelizmente, com frequência nos deparamos com condições que levam à insatisfação no trabalho, mas nem sempre agimos a tempo para enfrentá-las. Por outro lado, falamos sobre uma questão atual, já que muitas pessoas dizem que se sentem muito insatisfeitas com…

Como ter sucesso no trabalho?

Ter sucesso no trabalho é um dos objetivos da grande maioria das pessoas. Mas, o que é o sucesso? Para alguns, dedicar-se ao que mais se gosta; para outros, alcançar metas realistas e desejáveis que permitam crescer, superar-se e alcançar…

Narcisistas no trabalho: ambientes tóxicos e improdutivos

Um clima organizacional marcado pela tensão, ansiedade, críticas, baixa produtividade… os narcisistas no trabalho prejudicam toda dinâmica, iniciativa e até mesmo as atividades mais simples. São aqueles perfis que precisam ser sempre o centro das atenções e levar todos os méritos…

A importância de fazer pausas ativas no trabalho

Muitos de nós estamos acostumados a ficar sentados trabalhando a maior parte do nosso dia. Por mais confortáveis que estejamos, nosso corpo precisa de movimento e atividade, especialmente se quisermos manter um bom estado de saúde, tanto físico quanto psicológico. É…

7 sinais de um ambiente de trabalho tóxico

Um ambiente profissional saudável produz satisfação, bem-estar e boas relações entre os colegas de trabalho. No entanto, nem sempre essas circunstâncias estão presentes. Às vezes, pode ser que nos sintamos frustrados, cansados e desmotivados. Inclusive, pode ser que tenhamos vontade…

Como desenvolver a resiliência no trabalho

A resiliência no trabalho é a capacidade que nos permite assumir com flexibilidade as situações-limite que surgem no nosso ambiente profissional. Falamos de situações que produzem grandes picos de estresse porque colocam as nossas habilidades à prova. Por outro lado,…

Como manter a equipe de trabalho unida

As equipes de trabalho costumam perseguir objetivos claros e definidos, com metas objetivas para alcançar aquilo que desejam. Normalmente, elas são instruídas por um líder, seguem uma estrutura, e o sucesso vai depender do nível de colaboração alcançado entre os…

Como ser feliz no trabalho

Nós passamos grande parte do nosso dia e da nossa vida trabalhando. Por isso, sentir-se bem no ambiente de trabalho deve ser uma das prioridades na vida de cada um de nós. Ou deveria ser se não quisermos que o…

6 técnicas de motivação no trabalho

A motivação no trabalho é um aspecto importante no desenvolvimento da nossa vida profissional. Embora inicialmente este seja um elemento que deveria estar presente, a realidade é que em muitos casos não está. Felizmente, a boa notícia nesses casos é…

Zumbi no trabalho: culpa do trabalhador ou da empresa?

O zumbi no trabalho está presente em qualquer contexto profissional. Podemos reconhecê-lo na hora porque aparenta sempre estar muito ocupado quando, na verdade, a única coisa que faz é delegar responsabilidades aos outros. Esse tipo de funcionário é ineficaz, não…