Ame seu corpo para aproveitar a sua vida amorosa

· julho 21, 2015

As pessoas que se sentem bem com o seu corpo tendem a se comunicar mais com seus companheiros. Além disso, isso implica uma maior confiança e intimidade, o que se traduz no aumento da satisfação e da autoestima sexual. Melhorar a imagem do próprio corpo pode aumentar a nossa capacidade de desfrutar os prazeres da vida a dois.

Estamos constantemente rodeados de mensagens que nos dizem como devemos enxergar os demais e como enxergamos a nós mesmos, sobre o que é bonito e o que não é, o que devemos colocar na balança e valorizar, sobre como devemos ser e sobre como alcançar a perfeição física, uma que parece ser inalcançável.

Entretanto, podemos escolher e nos esforçar para aceitar os nossos corpos tal como são, “perdoando as nossas imperfeições”, aceitando e apreciando o nosso corpo.

Nossa imagem corporal é a atitude que temos até a percepção do nosso corpo. Refere-se não só a como nos percebemos, mas também como acreditamos que as outras pessoas nos percebem. A imagem corporal é, aliás, um aspecto importante da nossa sexualidade. Não à toa, nossos sentimentos sobre o nosso corpo afetam a imagem que temos de nós mesmos e nossa autoestima, e isso influencia no modo como queremos comprometer o nosso corpo.

A imagem corporal está determinada pela forma como o nosso corpo se compara com as nossas ideias sobre o que é belo e atrativo. Podemos controlar algumas das variáveis relacionadas à nossa aparência física e à nossa saúde, mas não podemos controlar tudo. Reconhecer as diferenças pode nos ajudar a nos sentir melhores com o nosso corpo e a nos aceitarmos, apesar das diferenças.

A imagem corporal também tem um papel importante na hora de descobrir que a aparência ou condição do nosso corpo diz pouco ou nada sobre nosso caráter ou sobre o nosso valor. A aparência física não atrai necessariamente outras pessoas. E mais, é a confiança que mostramos em nós mesmos e a nossa alegria de viver que, frequentemente, atraem as pessoas para o nosso lado.

As pessoas com sentimentos negativos sobre os seus corpos podem sentir vergonha, incômodo e ansiedade, bem como se sentirem menos capacitados para falar sobre temas relacionados à sexualidade.

Passos para melhorar a imagem corporal

Algumas pessoas têm sentimentos positivos sobre seu corpo de forma natural e não apresentam problemas ou complexos. Para outros, o desenvolvimento de uma imagem corporal saudável é um processo, ou, inclusive, um desafio.

Para essas pessoas, será muito bom considerar os seguintes conselhos para melhorar, passo a passo, a própria imagem corporal:

1. Perdoe o seu corpo

Para amar o seu corpo, você deverá perdoá-lo por não ser perfeito.

Mas o que é um corpo perfeito? Isso depende do seu nível de perfeição. Analisando o que significa para você a perfeição física, perceberá que há coisa muito mais importante e que a perfeição física não é um conceito universal.

Pode ser que o problema com o seu corpo tenha surgido após uma doença, um acidente ou como consequência da maternidade. Mas a mesma coisa que aconteceu com você também aconteceu com muitas pessoas, e nem por isso deixam de aproveitar a vida. Você gostaria de não ter tido filhos? Então, agradeça o seu corpo pelo o que você tem e não o culpe por isso.

Alguns truques para perdoar o seu corpo:

– Falar do seu corpo de forma mais positiva.

– Olhe-se no espelho e sorria.

– Vista algo que faça com que você se sinta especial.

– Dê um abraço, um beijo, faça uma massagem ou outra atividade com o seu companheiro(a) que possa lhe ajudar a focar na capacidade do seu corpo de sentir prazer.

2. Aceite o seu corpo

Você não se sente bem ao se olhar no espelho? Descobriu que você força o sorriso ou que tenta esconder alguma coisa? Então, tente se olhar de forma diferente. Tente descobrir histórias na imagem do espelho e valorize o que vê como uma herança, como um prêmio, como um triunfo.

Você pode criar a sua própria história e desfrutar das suas próprias experiências. Você pode decidir que quer as decisões que concernem seu corpo, mas deve aceitá-lo como é.

3. Aprecie o seu corpo

Aceitando o seu corpo, poderá apreciar tudo de bom que ele tem, tudo o que proporcionou e tudo de positivo que ainda poderá fazer por você mesmo. Você pode escolher como se perceber e como a sua imagem corporal afetará seu espirito.

As pessoas costumam dizer que a beleza está nos olhos de quem vê, mas o mais libertador da beleza é se dar conta de que você é o espectador.

Salma Hayek