Amigos são a família que você escolhe
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas caminham ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigos, e há muitos tipos de amigos.
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. Os primeiros que nascem do broto são o amigo pai e a amiga mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
Passamos a conhecer toda a família, com pessoas que respeitamos e queremos bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iriam cruzar o nosso caminho. Muitos destes são designados amigos da alma, ou amigos do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz…
Às vezes, um desses amigos da alma estala o nosso coração e então é chamado de amante amigo. Esse dá brilho ao nosso olhar, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo em que estamos por perto.
Falando em perto, não podemos nos esquecer dos amigos distantes, que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas das nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais felizes é que as que caíram continuam por perto, continuam aumentando a nossa raiz com alegria. Estas deixaram lembranças de momentos maravilhosos de quando cruzaram o nosso caminho.
Desejo a você, folha da minha árvore, paz, amor, saúde, sucesso, prosperidade… hoje e sempre… simplesmente porque cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossas vidas e a prova mais evidente de que duas almas não se encontram por acaso.
A árvore dos amigos – Jorge Luis Borges
Amigos são a família que escolhemos. Um amigo não pode dar a solução para todos os seus problemas, nem tem respostas para suas perguntas ou preocupações. No entanto, ele se esforça para ouvir e compartilhar com você todos os sentimentos e emoções.
Um amigo é alguém que conhece todos os seus defeitos e mesmo assim o ama. Talvez estes sejam amigos de alma, aqueles a quem chamamos de parceiros de vida. Eles são extremamente valiosos e é por eles que estamos sempre exuberantes e coloridos.
Os amigos não podem mudar o seu futuro ou o seu passado, mas estão lá para você quando você mais precisa deles. Ou, pelo menos, é isso o que querem. Também não podem remover as pedras do seu caminho para que você não caia, mas você sempre terá uma mão para ajudá-lo a levantar.
“As alegrias e tristezas dos nossos amigos são também nossas, e as nossas são deles, mas ambos gostamos quando estamos felizes”
Sabendo disso, não há dúvida de que a melhor coisa que pode acontecer na vida é encontrar alguém com quem rir, falar e chorar. É gratificante saber que alguém se preocupa com a sua felicidade.
Encontrar uma verdadeira amizade é um tesouro; é o ingrediente mais importante na receita da vida. Os verdadeiros amigos são aqueles que nos oferecem espaço para crescer, não colocam limites em nossas vidas.
“Digamos que os amigos são capazes de restaurar nossas feridas com um abraço, embora minutos antes tenhamos chegado a eles derrotados pela vida”
Os amigos escapam de qualquer ordem que desejamos definir. Não são os primeiros nem os últimos em nossa lista de prioridades; ocupam um lugar único e privilegiado para eles, um espaço especialmente criado para desfrutar da troca emocional entre duas pessoas que se amam.
Além disso, nesta fase da vida todos sabemos que a amizade não cresce pela presença da pessoa, mas pela magia de saber que, apesar de não vê-la, ela está em seu coração. Podemos passar anos sem ver um amigo de verdade e, quando finalmente o encontrarmos, parecerá que o tempo não passou.
Há poucas coisas tão bonitas quanto um olhar ligado pela cumplicidade, ou pelo brilho de olhares felizes, ou sorrisos espontâneos que revelam compreensão imediata. É precisamente por essas qualidades que as verdadeiras amizades se destacam.
Bons amigos melhoram nosso humor, nos ajudam a atingir metas, nos apoiam em tempos difíceis, tornam os momentos de depressão mínimos, aliviam o estresse e envelhecem conosco.
“A verdade é que não é necessário ter muitos amigos; é importante ter os melhores. E, geralmente, amigos de verdade podem ser contados nos dedos de uma mão. Precisamente, é a escassez que faz a verdadeira amizade não ser um tesouro, mas uma imensa fortuna”