Amizades saudáveis, vínculos que nos ajudam a crescer

· março 31, 2019
As amizades saudáveis têm uma grande importância em nossas vidas. Elas nos ajudam a crescer como pessoas e nos acompanham em nosso caminho.

Cada amizade é um mundo em que habitam as pessoas que o formam e a sua relação. Há algumas que só revivemos de vez em quando, outras que, pelo tempo ou as circunstâncias, acabaram, e aquelas que nos ajudam a crescer porque agem como força, apoio e sustentação para nós. São as amizades saudáveis.

Este tipo de amizade se caracteriza porque quem a constrói coloca todo o seu amor nela, além de respeito e confiança. São artesãos dos bons momentos, acompanhantes nos dias ruins e inspiradores de sorrisos.

“Quando você estiver lá em cima, seus amigos saberão quem você é. Quando você estiver lá embaixo, você saberá quem eles são”.
– Anônimo –

Características das amizades saudáveis

As amizades saudáveis nos impulsionam a crescer, nos motivam a evoluir; funcionam como um impulso muito necessário em alguns momentos, e também como uma escuta que nos faz sentir compreendidos e valorizados. Vejamos outras de suas características:

  • Honestidade: As amizades saudáveis também são honestas, ou seja, sinceras, respeitosas e justas. Não têm segundas intenções, nem agem por interesse.
  • Assertividade: Transmitir da melhor maneira possível aquilo que se quer dizer também é uma de suas características. Este tipo de amizade age a favor do bem-estar.
  • Limites: As amizades saudáveis sabem dizer ‘não’ porque não agem sob o manto da complacência, e sim do equilíbrio e com o foco no bem-estar dos que a compõem.
  • Confiança: Acreditar e confiar no outro é fundamental neste tipo de vínculo. Preservar a segurança da relação e descartar medos e preconceitos faz parte das suas prioridades.

Como vemos, as amizades saudáveis são autênticas. Elas permitem que nos mostremos da forma como somos. Desta forma, nos sentimos livres e somos capazes de compartilhar momentos inigualáveis.

Isso não quer dizer que não se possa discutir, mas sim que quando há diferenças de opinião, de alguma forma o que se sobressai é a relação, e não o objetivo de convencer o outro do próprio ponto de vista.

Amigas abraçadas

Como construir amizades assim?

As amizades saudáveis são fruto de um conjunto de esforços, valores e habilidades. A seguir, mencionamos as mais importantes:

  • Aceitação: Aceitar o outro e a nós mesmos é a base da autenticidade, esse fio que, junto com o respeito e a tolerância, constrói relações saudáveis.
  • Otimismo: Reduzir a importância das queixas e dos julgamentos é fundamental nas amizades nutritivas, bem como construir um olhar positivo.
  • Comunicação assertiva: Transmitir o que queremos dizer da melhor maneira, seja um acordo ou um desacordo, é a chave para nos relacionarmos bem com os demais. Assim, o outro poderá entender nosso ponto de vista, evitando qualquer tipo de mal-entendido.
  • Respeito: Saber até onde chegamos e até onde chega o outro e compreendê-lo; isso é respeito.
  • Adeus à competitividade: Não importa quem consegue alcançar mais conquistas ou quem atinge a meta primeiro, e sim o crescimento, a evolução, a transformação. Porque a vida não é uma corrida, e sim uma aventura na qual o máximo expoente é o aprendizado.
  • Gestão emocional: Saber como gerenciar nossas emoções nos ajuda a ser mais assertivos e aumenta o entendimento de nossos comportamentos e dos demais. Uma ajuda muito grande para construir amizades saudáveis.

Além de todas estas características, não podemos nos esquecer de que conhecer a si mesmo também é importante. Praticar o autoconhecimento nos ajuda a gerenciar a nós mesmos e, dessa forma, a sermos pessoas melhores nas relações que mantemos com os demais.

Quais são os benefícios de ter amizades saudáveis?

São muitos os benefícios derivados da criação de vínculos saudáveis. Entre eles, podemos destacar os seguintes:

  • Fomentam a felicidade.
  • Aumentam a sensação de pertencimento.
  • Diminuem o estresse.
  • Melhoram a confiança.
  • Cultivam a autenticidade.
  • Estimulam a positividade.
  • Funcionam como um bom ponto de apoio.
Amizade verdadeira

O que as amizades saudáveis podem nos proporcionar é incrível. Além disso, contar com elas favorece o envelhecimento saudável. É o que sugerem Otero Puime, Zunzunegui Pastor, François, Rodríguez Laso, García de Yébenes e Prous em seu artigo para a Fundação BBVA. Eles também afirmam que as redes e os mecanismos psicossociais construídos ao longo da vida desempenham um papel importante no envelhecimento saudável.

Especificamente, demonstraram o efeito benéfico de contar com um confidente e com o papel de ser um membro ativo nas relações de amizade. Assim, ter amizades saudáveis favorece uma melhor qualidade de vida, sobretudo em idades mais avançadas.

Outro aspecto importante deste tipo de amizade é seu papel como antídoto ou analgésico para nossos medos e angústias. Não apenas nos ajudam a superar os obstáculos graças ao seu apoio, mas também favorecem o nosso bem-estar.

É maravilhoso ver como podemos crescer ao lado de amizades que nos nutrem e nos ajudam a ser pessoas melhores. Por isso, não deixemos de valorizá-las, de apreciar o tempo que dedicam a nós e o amor com o qual nos presenteiam.

“As amizades saudáveis enriquecem nosso caminhar; com apoio, força e dedicação, alimentam nosso coração”.

  • Otero Puime, Á.,  Zunzunegui Pastor, M. V., François, B., Rodríguez Laso, A., García de Yébenes, & Prous, M.J. (2006). Relaciones sociales y envejecimiento saludable. Fundación BBVA, no. 201039. Recuperado de: https://ideas.repec.org/p/fbb/wpaper/201039.html, el 24 de enero de 2019.