Animais Fantásticos e Onde Habitam: novas formas de masculinidade

Animais Fantásticos e Onde Habitam: novas formas de masculinidade

julho 20, 2018 em Filmes 0 Compartilhados
Animais Fantásticos e Onde Habitam

A masculinidade tomou diversas formas ao longo do tempo. Podemos notar isso se compararmos a imagem masculina de dois séculos atrás com a de hoje. A segunda metade do século XX foi um período frenético de ação social. Este momento histórico deu vida ao movimento hippie e à revolução sexual. A luta contra a discriminação racial e de gênero tomou força nos Estados Unidos e em todo o mundo.

A partir deste momento, a imagem do homem se diversificou. Porém, é muito pouco usual encontrar esta diversidade nas representações audiovisuais. No cinema, a imagem do “macho alfa” continua sendo muito recorrente. Além disso, esta imagem se transforma em um papel a seguir para os espectadores, principalmente para os mais jovens. No que isso implica?

As limitações da masculinidade tradicional

A masculinidade tradicional indica que os homens devem ter certas características. Um homem “deve” ser forte, corajoso, musculoso, prático, de modos rústicos. Além disso, um homem tradicional consegue conquistar as mulheres de seu entorno. Estas mulheres são muitas vezes mostradas como sensuais, ainda que fracas e vulneráveis. Um grande número de produções audiovisuais, séries, filmes, quadrinhos e anúncios fazem uso desta imagem tradicional.

Em geral, um protagonista masculino alcança seus objetivos se baseando na força bruta e na dominação do outro. Este tipo de personagem violento foi naturalizado ao longo da história do cinema. Desde James Bond, o original, passando por todos os heróis dos quadrinhos da Marvel, até chegar a filmes como Velozes e Furiosos ou Duro de Matar. Os personagens masculinos destes filmes contam com os mesmos atributos: conseguem alcançar suas metas através da força.

James Bond

Outra das características importantes da masculinidade tradicional no cinema é a apatia do personagem. Os protagonistas costumam ser mutilados emocionalmente por um trauma passado. Este trauma os torna incapazes de sentir amor ou afeto, ainda que realce suas capacidades bélicas. Além disso, é muito difícil para estes homens explicar ou falar de seus sentimentos.

Este tipo de homem é muito afastado de qualquer característica tradicionalmente feminina. As características femininas são associadas com o cuidado do lar, do parceiro e dos filhos. Além disso, a feminilidade tradicional é caracterizada pela covardia, fraqueza, vulnerabilidade e, principalmente, falta de autonomia. Uma mulher dentro dos padrões tradicionais é delicada e se dedica a trabalhos finos. Este tipo de trabalho inclui o cuidado das plantas ou a confeitaria, por exemplo.

Animais Fantásticos e Onde Habitam

O filme Animais Fantásticos e Onde Habitam estreou em 2016 e foi baseado em um livro de J. K. Rowling, a autora da saga de fantasia Harry Potter. O filme se desenvolve no universo de magia criado por Rowling. Assim, o protagonista da história, Newt Scamander, já havia sido mencionado previamente nos livros de Harry Potter.

Animais Fantásticos conta a história de Newt Scamander, um zoólogo inglês. Newt chega à cidade de Nova York nos anos 20 à procura de uma espécie animal rara, que planeja comprar como presente. Ao chegar na cidade, algumas de suas criaturas mágicas escapam da maleta em que as carregava. Desta maneira, Newt é detido pela polícia mágica.

Newt conhece, através de uma série de coincidências, o confeiteiro Jacob Kowalski. Newt e Jacob empreendem uma busca por Nova York para recuperar as criaturas perdidas, ao mesmo tempo em que tentam evitar um incidente mágico internacional.

Os personagens masculinos em Animais Fantásticos

Newt Scamander é um personagem curioso e bondosoDedicou sua vida ao estudo de animais mágicos. Fisicamente, é um homem de compleição magra e quase feminina, com cílios longos, lábios vermelhos e um sorriso cativante. Por outro lado, Jacob Kowalski é um homem parrudo e de sorriso afável. Pouco apto para o trabalho pesado na fábrica, seu sonho é se estabelecer como cozinheiro em seu próprio negócio.

Nenhum destes personagens preenche os perfis dos quais falamos antes. Ambos são personagens focados em suas metas, independentemente dos padrões estabelecidos pela sociedade.

Filme 'Animais Fantásticos e Onde Habitam'

O século XXI: um momento para renovar o cinema e a sociedade

Os personagens dos filmes muitas vezes se transformam em heróis ou exemplos a seguir para os espectadores. O cinema, desde seu início, conseguiu cativar ao público mostrando uma forma de viver. Assim, muitas vezes de maneira inconsciente, os espectadores reproduzem em sua vida cotidiana certas atitudes características dos personagens de cinema.

Esta influência pode ser percebida de forma clara no comportamento das crianças. Durante a infância somos altamente influenciáveis. Desta maneira, aquelas atitudes que a criança admira serão as que reproduzirá em sua adolescência e na fase adulta.

Ao apresentar personagens masculinos variados, as crianças serão influenciadas por esta diversidade e entenderão que, dentro do normal e desejável, existe um grande leque de possibilidades. Este tipo de personagem permite que as crianças entendam que não devem abandonar suas emoções e sua sensibilidade para serem homens. Também mostram que ser homem não significa ser violento e dominar pela força ou pelas armas. Isso será positivo para o desenvolvimento de sua personalidade e para a edificação de uma sociedade mais igualitária.

Só através de uma nova construção de masculinidade, uma boa parte da violência poderá ser erradicada. A paz deve se construir a partir da educação dos indivíduos, e isso também é alcançado com a criação de personagens inclusivos e diferentes.

O cinema e as produções culturais são, sem nenhuma dúvida, espaços de formação e recreação para a sociedade.
Compartilhar
Recomendados para você