Annalise Keating: a relação entre o poder e o alcoolismo

· agosto 14, 2018

Você conhece Annalise Keating, personagem da série ‘How do Get Away with Murder’? Neste artigo, vamos usá-la como exemplo para debater alguns assuntos muito interessantes.

Muitas pessoas com um alto grau de poder na vida profissional também costumam ter uma carga alta de estresse. Por isso, é importante saber controlá-lo de forma adequada, especialmente para não cair em hábitos nocivos como forma de apaziguar o mal-estar que sentimos.

A fronteira existente entre o controle e o descontrole é bastante sutil, daí o motivo pelo qual ter habilidades de controle emocional é um fator de proteção para evitar o começo de um vício, ou de qualquer outro tipo de hábito nocivo neste tipo de situação.

No entanto, é importante mencionar que, geralmente, os problemas como o alcoolismo são somente a ponta do iceberg com respeito a aquilo que está acontecendo com a pessoa.

Para analisar a relação entre o poder e o alcoolismo, tomaremos como exemplo a popular série de televisão ‘How do Get Away with Murder’ e o problema de sua protagonista, Annalise Keating. Vejamos isso mais a fundo.

Shonda Rhimes: mundos diferentes e inclusivos

Shonda Rhimes, de 47 anos, é criadora e produtora de diversas séries de televisão e filmes norte-americanos. Rhimes é famosa por criar personagens femininos fortes e independentes, que desafiam os padrões tradicionais. Entre os seus programas mais populares estão ‘How to Get Away with Murder’, ‘Grey’s Anatomy’ e ‘Scandal’.

Muitas pessoas vão se perguntar qual é o segredo de Rhimes para criar séries que tenham tanto sucesso mundial. Shonda responde a esta pergunta dizendo que gosta de contar histórias focadas em novas maneiras de se relacionar com o mundo.

A audaciosa Rhimes está decidida a mudar a cultura e as vidas de milhares de mulheres às quais as suas histórias podem atingir. Rhimes nunca teve medo de criar personagens fortes e diferentes, que enfrentassem os estereótipos sociais. Entre alguns dos paradigmas sociais que Shonda desafia estão a discriminação social, a diversidade sexual e de gênero.

Annalise Keating em 'How to get away with Murder'

‘How to Get Away with Murder’

‘How to Get Away with Murder’ é uma série dramática que estreou na televisão em setembro de 2014. A protagonista Annalise Keating é uma professora de Direito na Universidade da Filadélfia. Todo ano, Annalise escolhe 5 estudantes brilhantes para formar um grupo de bolsistas. Estes estudantes são conhecidos como “Os 5 de Keating”: Michaela Pratt, Connor Welsh, Laurel Castillo, Wes Gibbins e Asher Millstone.

Durante a primeira temporada, Annalise e seus alunos são envolvidos em um complô de assassinato. Depois de dizer a eles como se desfazer de um cadáver, Annalise deve evitar as investigações da promotoria e da universidade. Além disso, ela deve proteger seus alunos de uma possível denúncia por assassinato. Desse modo, todos ficam presos à mesma mentira e à mesma morte. Para Annalise, é um dever salvá-los.

Ao longo de quatro temporadas, os personagens cometem uma série de erros incorrigíveis. Alguns dos investigadores encarregados do caso Keating também acabam sendo assassinados. Estas mortes devem ser escondidas pela advogada, ao mesmo tempo em que ela tenta equilibrar a sua vida privada.

O alcoolismo de Annalise Keating

Annalise Keating é a personagem principal da série, interpretada pela atriz Viola Davis. Ela é uma pessoa admirável e problemática. Por um lado, Keating é uma advogada feroz disposta a ganhar qualquer julgamento e preparada para fazer isso. Por outro lado, Annalise é arrogante e egoísta, apesar dessas qualidades terem sido importantes para o seu triunfo profissional. Suas relações pessoais são muito complicadas e, apesar de ser uma professora respeitada, também leva uma vida com um alto nível de estresse.

Keating é uma personagem que enfrenta e vence os problemas, mas eles deixam marcas emocionais nela. A personagem está descrita de modo a parecer alguém real. Assim como qualquer outra pessoa, Keating sofreu feridas e golpes durante a sua vida. As cicatrizes desses eventos influenciam as suas ações no presente.

Ao longo da série, descobrimos que Keating perdeu seu filho recém-nascido e se refugia no trabalho para evitar essa perda. Devido a isso, Annalise se transforma em uma viciada em trabalho. No entanto, ela tem muitas feridas que nunca foram totalmente cicatrizadas. Ao negar a si mesma esse processo doloroso, Annalise se transforma gradualmente em uma alcoólatra. Keating se ampara na bebida para não enfrentar as perdas do seu passado.

Annalise Keating em 'How to get away with Murder'

O alcoolismo e o poder

As pessoas em cargos profissionais de poder costumam ser muito competentes e habilidosas na resolução de problemas. No entanto, este tipo de trabalho também envolve muitas responsabilidades. As jornadas de trabalho muito extensas se traduzem em menos horas de sono. Nesta situação, os níveis de estresse aumentam consideravelmente.

A relação entre o estresse e o alcoolismo foi muito estudada na literatura científica. Além disso, muitos psicólogos concordam que uma pessoa com altos níveis de estresse é predisposta a ter vícios.

Os vícios mais habituais resultantes do estresse são as drogas. Essas substâncias diminuem os efeitos fisiológicos e emocionais negativos do estresse agudo. Esta é a razão pela qual as pessoas com grandes responsabilidades são propensas a consumi-las em grandes quantidades.

O álcool desinibe e libera os hormônios que fazem o nosso corpo sentir uma sensação prazerosa a curto prazo. No entanto, o consumo constante de álcool gera uma resistência aos seus efeitos. Isso significa que uma pessoa deve ingerir uma quantidade cada vez maior para conseguir os efeitos desejados.

Levado ao extremo, o alcoolismo pode destruir vidas. Os efeitos do álcool a longo prazo são devastadores, por isso as pessoas com altos níveis de estresse profissional devem ter cuidado para não cair neste hábito tão prejudicial.

Recuperar-se através de terapia e reabilitação

Felizmente, não é preciso fraquejar diante dos efeitos do álcool. Muitas pessoas conseguem chegar a um equilíbrio em suas vidas. O ajuste entre o trabalho, o poder e o estresse é delicado. Ele envolve quatro áreas principais: a física, a mental, a emocional e a espiritual.

Uma pessoa que sucumbe ao alcoolismo vai precisar de terapia e reabilitação para se recuperar. Através de uma rotina adequada e exercícios, é possível voltar à normalidade. Por isso, se você ou alguém próximo está sofrendo com esta situação, não hesite em consultar um profissional especialista no assunto.