Ansiedade no verão: por que aparece e como administrá-la?

O verão é uma época esperada por muitos. No entanto, há uma repercussão nos casos de ansiedade. Essas dicas irão ajudá-lo a superar esse problema.
Ansiedade no verão: por que aparece e como administrá-la?

Última atualização: 17 Agosto, 2021

Descanso, férias e diversão andam de mãos dadas com a chegada do calor. No entanto, algumas pessoas sofrem de ansiedade no verão, mas não no resto do ano. Por que isso pode acontecer?

É claro que o ambiente influencia o humor, principalmente naqueles que não se dão muito bem com as altas temperaturas. Por outro lado, existem algumas pessoas mais sensíveis do que outras às mudanças no clima, um quadro comumente conhecido como meteorosensibilidade.

Se com a chegada do verão você sente que seu humor piora e reconhece sinais de ansiedade no seu corpo, vamos explicar o porquê e também o que fazer para lidar com essa situação. Não perca!

Por que a ansiedade aparece no verão?

O calor extremo afeta a saúde mental. Principalmente em casos de distúrbios como bipolaridade, depressão e estresse crônico, as altas temperaturas afetam o humor. Nesse sentido, as pessoas que vivem nas grandes cidades são as grandes vítimas dessa ansiedade pelo calor.

Alguns dos sintomas que pioram com as altas temperaturas são confusão, insônia, suor, fadiga, irritabilidade, agressividade, dificuldade de concentração e diminuição da produtividade.

Mulher com calor se abanando

Outros fatores que aumentam as chances de sofrer de ansiedade nesta estação são os seguintes:

  • Durante as ondas de calor, o corpo trabalha para manter a temperatura corporal na faixa em que seus sistemas funcionam melhor, de modo que o cérebro dedica mais energia a isso do que aos processos de regulação emocional e desempenho cognitivo.
  • É mais difícil dormir no verão, o que faz com que nos sintamos cansados no dia seguinte.
  • O calor acentua a sensação de estar sobrecarregado. Podemos baixar a temperatura usando o ar condicionado, mas para isso temos que ficar em um espaço fechado.
  • Pressão social. Embora possamos ter férias, geralmente elas não cobrem todo o verão. Portanto, haverá dias muito quentes em que também seremos forçados a “ser produtivos”.
  • Aumentar o tempo de convivência com pessoas com quem há conflitos não resolvidos pode levar ao aumento da ansiedade.

Como controlar a ansiedade no verão?

Se você sofre de ansiedade no verão, deve saber que é possível controlá-la de forma saudável. Para isso, trazemos uma série de dicas que irão ajudá-lo:

  • Evite bebidas com cafeína ou muito açúcar, pois elas aumentam a sensação de estar sobrecarregado e acelerado.
  • Evite bebidas alcoólicas: o álcool é um vasodilatador e faz com que a temperatura corporal aumente.
  • Não coma refeições em grandes quantidades e muito gordurosas.

Essas dicas ajudarão seu corpo a regular a temperatura de forma mais eficaz, sem gastar mais recursos do que o necessário – com as consequências psíquicas que isso acarreta. Quanto ao campo cognitivo e emocional, aqui estão outros conselhos:

  • Não se esforce muito quando se trata de produtividade: se você não tem escolha a não ser continuar trabalhando nas épocas mais quentes do ano, não force seu corpo a manter o mesmo ritmo do inverno.
  • Deixe-se levar pelo dia a dia: muitas vezes, planejar o lazer quando tudo o que se quer é ficar no sofá pode ser estressante. Verifique o que o seu corpo está pedindo de você naquele momento.
  • Não fique muito tempo nas redes sociais, especialmente se você tiver que trabalhar. Muitas vezes elas aumentam a pressão ao exibir fotos e mais fotos de bares, praias e viagens.
Homem lendo um livro na grama

O aquecimento global projeta um futuro cada vez mais quente em nosso horizonte. Sabemos que esta é, inevitavelmente, uma condição que afeta a saúde mental, independentemente da presença de um transtorno da mente. Além disso, a pressão da sociedade moderna não respeita os ritmos naturais do corpo, que pede um descanso no verão.

O conselho mais importante para controlar a ansiedade no verão é este: se você notar sintomas e for difícil controlá-los, consulte um psicólogo de confiança. Já que você precisa continuar assumindo responsabilidades e resolvendo conflitos no verão, é melhor fazê-lo com uma base de apoio profissional.

Pode interessar a você...
Por que os dias cinzentos nos deixam tristes?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Por que os dias cinzentos nos deixam tristes?

Quando o dia amanhece nublado, você percebe uma clara mudança no seu humor? Você sente que os dias cinzentos te deixam triste? Saiba o motivo.



  • Guillemette, J., Hébert, M., Paquet, J., & Dumont, M. (1998). Natural bright light exposure in the summer and winter in subjects with and without complaints of seasonal mood variations. Biological Psychiatry44(7), 622-628.
  • De Graaf, R., Van Dorsselaer, S., Ten Have, M., Schoemaker, C., & Vollebergh, W. A. (2005). Seasonal variations in mental disorders in the general population of a country with a maritime climate: findings from the Netherlands mental health survey and incidence study. American Journal of Epidemiology162(7), 654-661.