Como lidar com a ansiedade para ter um parceiro?

O que é a ansiedade para ter um parceiro? De que forma ela pode nos prejudicar na nossa esfera pessoal e social? É possível ser feliz sozinho, apesar das opiniões do nosso entorno?
Como lidar com a ansiedade para ter um parceiro?

Última atualização: 17 Maio, 2021

A ansiedade para ter um parceiro costuma ser causada por um enfoque excessivo nesse objetivo. Por outro lado, quando a pessoa já tem um companheiro, pode surgir uma ansiedade para mantê-lo, independentemente do que esteja contribuindo para isso. Frequentemente, essa angústia é intensificada pela motivação para se enquadrar em um determinado padrão social que a sociedade tenta impor com pressões ocultas ou implícitas.

Atualmente, contamos com diversas ferramentas para facilitar a busca por um parceiro. Mesmo assim, apesar de utilizá-las, podemos não obter resultados. O fato de ver frustradas algumas das expectativas pode gerar sentimentos de opressão e frustração, levando, no pior dos casos, a estados de forte ansiedade e depressão.

Mulher enfrentando quadro de ansiedade

O que caracteriza a ansiedade para ter um parceiro?

Vivemos em uma sociedade acelerada em que o grau de exigência é alto e inunda aspectos tão íntimos quanto os relacionamentos.

Além de termos a possibilidade de conhecer pessoas através dos nossos vínculos mais próximos, existem as redes sociais que favorecem o contato com pessoas em diferentes localidades. No entanto, nada disso é garantia de alguma coisa.

O mito da metade da laranja e do amor romântico

O fato de não ter um companheiro implica, para algumas pessoas, uma sensação de solidão. Um dos problemas mais frequentes na procura por um parceiro é a busca incessante pela “metade da laranja”, um construto inventado pela sociedade em que queremos encontrar uma pessoa com características perfeitas, com defeitos inexistentes. Com a busca dessa “cara-metade”, os ideais do amor romântico convergem nos estágios iniciais do estabelecimento de uma relação.

Nesse primeiro estágio, os desejos ou expectativas não atendidos pelo outro tendem a ser minimizados ou passar despercebidos; a intensidade emocional provoca, de alguma forma, uma cegueira cognitiva. Assim, a maioria dos casais passa por um momento crítico em que a paixão desaparece e surge o desafio de administrar as dissonâncias de forma realista.

O contexto: quando a ansiedade para ter um parceiro é aprendida

Quando a pessoa considera que não ter um parceiro é um problema, o contexto pode intensificar a ansiedade de não encontrar “uma solução”. Alguns amigos podem até ter iniciado um relacionamento, e surge uma sensação de abandono. O contexto pode até enviar mensagens ambivalentes, favorecendo confusão, desespero e ansiedade para estabilizar ou manter relacionamentos como forma de equilibrar essa ambivalência.

Tudo isso incentiva a pessoa a aumentar seus esforços, a encontrar aquele parceiro com quem se sente completa. Se você já tem um parceiro e tem medo de perdê-lo, isso geralmente se traduz em tentativas de controlar o outro para que seu medo não se materializeSe você não conhecer outras pessoas, será mais difícil para você me deixar.

O medo de não ter um parceiro hoje

A ansiedade para ter um parceiro pode ser tão intensa que, em um determinado momento, pode levar a pessoa a suportar situações extremas que envolvem violência física ou psicológica. Algumas pessoas com recursos elevados a nível emocional acabam por desenvolver uma forte dependência emocional devido ao reforço que obtêm pelo simples fato de terem um companheiro.

Todos nós conhecemos aquela pessoa que termina um relacionamento e imediatamente inicia outro. Essa montanha-russa emocional muitas vezes complica os processos de luto e nos leva a escolher opções que descartaríamos em outro contexto. Além disso, esses tipos de características dificultam o processo de aprendizagem que a experiência do outro relacionamento proporcionou. 

Jovem preocupado

O que se pode fazer?

Em alguns casos, será necessária a ajuda de um profissional. Em outros, certas atividades solitárias podem despertar no indivíduo a necessidade de ficar sozinho consigo mesmo, uma circunstância que vai favorecer a sua autodescoberta.

Gerenciar a ansiedade para ter um parceiro não é fácil. No entanto, quantas vezes você realmente foi você mesmo em um relacionamento? Quantas vezes você teve que deixar de ser você mesmo para agradar alguém? Qual foi o custo de tempo, saúde e segurança para você nesse cenário?

Pode interessar a você...
Ansiedade de separação nos relacionamentos
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Ansiedade de separação nos relacionamentos

Toda separação causa dor e sofrimento em maior ou menor grau. Nesses casos, é comum sofrer o que conhecemos como ansiedade de separação nos relacio...