A busca de sensações como ferramenta para reduzir a violência

Você sabe como pode reduzir a violência? Oferecendo alternativas para satisfazer a busca de sensações.
A busca de sensações como ferramenta para reduzir a violência

Última atualização: 08 Março, 2021

Nós, humanos, vivemos em sociedades. Dentro destas sociedades, pertencemos a vários grupos, e dentro destes grupos, possuímos aspirações por posições de importância. Em outras palavras: procuramos ter significado como membros dos grupos. Dessa forma, o pertencimento a esses grupos faz com que tenhamos duas identidades: a identidade pessoal e a identidade social. Dentro destes grupos, a busca de sensações pode agir como uma ferramenta para reduzir a violência.

Seguindo essa linha, nós tentamos nos destacar dentro dos grupos aos quais pertencemos. Queremos ser pessoas importantes dentro desses grupos. Essa necessidade é conhecida como a busca de significado. A busca de significado é um desejo fundamental de conseguir importância e respeito, de ser alguém.

Visto que esses grupos estão inseridos dentro de uma cultura, a busca de significado nos induz a tentar alcançar os sucessos valorizados pela sociedade, ou seja, aquilo que, coletivamente, consideramos importante e que, frequentemente, coincide com aquilo que as outras pessoas da nossa cultura e dos nossos grupos também admiram.

“Só sabia de uma coisa, que era algo que até então já havia entendido bem: que o amor transcende a pessoa física que amamos e encontra o seu significado mais profundo em nosso próprio espírito, em nosso próprio íntimo.”
-Viktor Frankl-

Amigos deitados no chão

A busca de significado

Dentro dos grupos, essa busca é instigada por alguma circunstância. As situações mais características são a perda de significado (através da humilhação, por exemplo), a percepção de que existe uma ameaça e a possibilidade de conseguir mais significado ascendendo socialmente.

Uma vez que a busca de significado é iniciada, a atenção do indivíduo é dirigida para o grupo, de modo a identificar quais normas são exigidas em diferentes circunstâncias. Dessa maneira, os membros do grupo são aqueles que indicam o que é possível fazer para recuperar ou ganhar significado. Essencialmente, o significado está implícito na ideologia ou na narrativa do grupo.

Consequentemente, caso a ideologia do grupo pregue que somente através da violência é possível obter significado, seus membros se tornam extremistas violentos. Porém, felizmente, os grupos que justificam o uso da violência não são a maioria, fazendo com que a busca de significado possa orientar os indivíduos a serem membros importantes de grupos comprometidos com valores não-violentos.

A busca de sensações

Uma das principais causas para que certos indivíduos se juntem a grupos radicais é a busca de sensações. A busca de sensações é entendida como uma busca contínua por experiências e sensações que sejam variadas, novas, complexas e intensas. Justamente por isso, ela representa a disposição de assumir riscos físicos, sociais, legais e financeiros pelo bem das próprias experiências.

Por consequência, muitos jovens em busca de novas sensações acabam optando por se juntar a grupos extremistas. Esses grupos são característicos por aceitarem e promoverem o uso da violência. Portanto, a busca de sensações do indivíduo, frequentemente, corresponde com as buscas de significados às quais os grupos extremistas se propõem.

“Eram sensações, mas dentro delas, havia elementos incríveis do tempo e do espaço… Coisas que, no fundo, possuem uma existência clara e definida.”
-Howard Phillips Lovecraft-

Grupo de jovens

O papel da busca de sensações na violência política

Uma série de estudos conduzidos por Birga Schumpe mostra que os jovens que estão buscando novas experiências não precisam optar por grupos extremistas caso encontrem alternativas. Os autores descobriram que a busca de sensações também pode levar a atitudes pró-sociais e construtivas.

Juntos, esses resultados podem ajudar a criar alternativas ao extremismo. Dessa forma, oferecer alternativas aos jovens, como se juntar a corpos de paz ou ONGs que realizam trabalhos humanitários no exterior, pode evitar a escolha por grupos extremistas. A questão central é oferecer alternativas que sejam novas, complexas e intensas, ou seja, oferecer experiências de risco que não envolvam o uso da violência.

Entre as atividades excitantes que os autores propõem estão assistência a assembléias e representações públicas, como peças de teatro e música, marchas e desfiles, paródias e comédias, discursos que defendem o uso de resistência pacífica. Quando facilitamos o acesso a essas alternativas, é possível satisfazer a busca de sensações e, consequentemente, restaurar o significado que os jovens podem obter em seus grupos sociais.

Pode interessar a você...
A última gota de significado que flui da fonte da vida
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
A última gota de significado que flui da fonte da vida

Já não há vida, já não há mais sentido e a dor nos impede de continuar lutando. A fonte da vida está completamente seca. O que podemos fazer?



  • Schumpe, Birga M, Jocelyn J Bélanger, Manuel Moyano, y Claudia F Nisa. «The role of sensation seeking in political violence: An extension of the significance quest theory». Journal of Personality and Social Psychology, 1 de noviembre de 2018. https://doi.org/10.1037/pspp0000223.
  • Schumpe, Birga M, Jocelyn J Bélanger, Manuel Moyano, y Claudia F Nisa. «The role of sensation seeking in political violence: An extension of the significance quest theory». Journal of Personality and Social Psychology, 1 de noviembre de 2018. https://doi.org/10.1037/pspp0000223.