Como anunciar um novo namorado aos seus filhos - A Mente é Maravilhosa

Como anunciar um novo namorado aos seus filhos

julho 7, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Como anunciar um novo namorado aos seus filhos

Na atualidade, os casais são mais fluidos do que nunca. A taxa de divórcios aumentou, e este movimento vem ocorrendo em todo o mundo. Estes dados, somados às novas realidades familiares, nos fazem enfrentar situações para as quais não estamos totalmente preparados, como anunciar um novo namorado para os nossos filhos.

O que deveria ser um motivo de alegria para todos os membros da família pode se transformar num momento difícil. O fato de não saber como as crianças vão reagir pode fazer com que a situação seja adiada por muito tempo e, além disso, também pode gerar um grau de desconforto. Portanto, a seguir fornecemos algumas chaves para anunciar aos seus filhos que você tem um novo namorado ou namorada.

Passos a seguir para anunciar um novo namorado aos seus filhos

Em geral, uma situação tão delicada como anunciar um novo namorado aos seus filhos deve ser manejada com cautela e com um plano estabelecido. Desta forma, a incorporação da nova pessoa na vida dos seus filhos tem que ser progressiva, principalmente se a separação ainda estiver muito recente.

Mãe conversando com seu filho

1- Escolha com cuidado a quem você vai apresentar seus filhos

Nas primeiras fases de um relacionamento, é muito fácil perder a cabeça pela outra pessoa e acreditar que ela vai ser a definitiva, ou que se trata de um namorado perfeito e sem nenhum defeito. No entanto, esta percepção distorcida dos primeiros meses tende a desaparecer passado um tempo.

Por isso, se você estiver começando a conhecer melhor um namorado novo, o melhor que pode fazer é esperar um tempo razoável antes de apresentá-lo aos seus filhos. Por exemplo, você pode esperar entre seis e nove meses.

2- Explique aos seus filhos o que está acontecendo

Depois de ter decidido que seu relacionamento com essa pessoa é sério, é hora de informar seus filhos. Pode ser um pouco cedo para apresentações, mas você sempre pode falar com eles com antecedência para explicar o que está acontecendo em sua vida.

As crianças, por nunca terem tido um relacionamento, podem não entender no início por que você iria querer sair com alguém diferente de seu ex. Por isso, é normal que em um primeiro momento eles sintam uma certa rejeição pela ideia de que você tem um novo relacionamento.

No entanto, com um pouco de paciência e respeitando o tempo deles, seus filhos acabarão por aceitar que você está saindo com outra pessoa. Quando eles aceitarem, esse é o momento perfeito para apresentar seu novo namorado aos seus filhos, mas não sem falar com ele antes sobre isso.

3- Fale com seu novo namorado

Se tiver havido algum esforço para os seus filhos aceitarem que você está namorando outra pessoa, a melhor coisa que você pode fazer antes que eles se conheçam é alertar seu novo parceiro de que pode haver alguma resistência da parte deles.

É importante compreender que a rejeição por parte de seus filhos não tem a ver com a pessoa especificamente, mas com seu passado e a situação que está ocorrendo. Para facilitar a compreensão do estado das coisas, seu namorado pode tentar ter empatia com eles.

Casal conversando

4- Prepare um primeiro encontro

O ponto mais crítico na hora de anunciar um novo namorado aos seus filhos é quando eles vão se conhecer pela primeira vez. Se você tiver falado com ambas as partes de antemão, este primeiro encontro deveria ocorrer sem problemas, mas ainda assim, é possível que surjam algumas dificuldades.

Sua missão durante este primeiro encontro é agir como ponto intermediário entre as duas partes, de tal maneira que você seja capaz de resolver qualquer possível conflito que possa surgir. A assertividade pode se transformar em uma de suas ferramentas mais úteis.

5- Integre seu novo namorado na sua vida

Depois de seu novo namorado e seus filhos terem se conhecido, o último passo é ir programando aos poucos mais encontros e tempo compartilhado, de forma que possa surgir também uma relação cordial entre eles. Este último ponto é especialmente importante no caso de que seu novo parceiro morar com você ou de planejar um passo mais sério em seu relacionamento.

Como pode ver, quando um novo namorado entra em sua vida e você deseja apresentá-lo a seus filhos, o importante é criar bases sólidas para construir relacionamentos saudáveis e evitar, assim, o maior número possível de conflitos.

Recomendados para você