Aprenda com a adversidade - A Mente é Maravilhosa

Aprenda com a adversidade

maio 15, 2016 em Psicologia 63 Compartilhados
Mulher enfrentando a adversidade

Ao longo de nossa vida surgem muitos acontecimentos que podem ser tristes, que podem causar sofrimento ou que colocam à prova nosso otimismo e nossa vontade de viver. No entanto, o segredo está em saber enfrentar a adversidade e em como nós deixamos que estes acontecimentos nos afetem, como os assumimos e os administramos para que não nos paralisem, nem nos façam perder a vontade de viver.

Todos nós já vimos que existem pessoas que, diante de uma circunstância negativa, desabam na tristeza e outras que estão tristes, mas demonstram sua força e sua vontade de viver apesar da dureza da situação. Com relação as últimas, podemos aprender muitas coisas com as pessoas resilientes, para não permitir que uma situação negativa nos invada e nos paralise.

menina com os cabelos soltos

O poder das pessoas resilientes

A resiliência é a capacidade das pessoas de assumir situações difíceis, se sobrepor a elas e sair fortalecidas. É uma capacidade com a qual nem todos nascem, mas podemos aprendê-la e desenvolvê-la, para então conseguirmos ter uma perspectiva mais positiva da vida.

Por isso, uma pessoa resiliente não nasce, e sim se transforma. No geral, tratam-se de pessoas que tenham tido que viver situações de adversidade, que sofreram e que, ainda sim, se fortaleceram e nos dão a cada dia uma lição de coragem e de superação. 

As pessoas resilientes conhecem perfeitamente suas forças e fraquezas, e esse poder do autoconhecimento lhes permite traçar objetivos para cumprir seus sonhos e torná-los realidade.

São pessoas criativas que aprenderam a se levantar quando caíram, aprenderam a ver o lado positivo de cada situação, sem se desmoralizar e sem perder os sonhos.

6 conselhos para superar a adversidade

A morte de um ser querido, um término, a perda de um trabalho, uma doença de um amigo… são situações que provavelmente viveremos ao longo de nossas vidas, mas podemos escolher como nos sentimos diante destas situações para então enfrentá-las da melhor forma possível. A seguir mostramos 6 conselhos para superar a adversidade e fazer com que seu dia a dia seja mais positivo:

Aceite as situações difíceis

Iremos viver situações difíceis ao longo de nossa vida, e uma das coisas mais importantes é saber administrar estas situações e o que nos provocam de forma adequada. Aceitar a adversidade não significa que você não possa se sentir triste ou frustrado, e sim que deve deixar sair suas emoções, mas não permitir que invadam seu dia a dia.

Para isso, você pode chorar, mas depois é aconselhável focar em outras tarefas que mantenham sua atenção em outra coisa, de forma que seus pensamentos não fiquem indo e vindo para uma mesma ideia. Saia para a rua, passeie, leia…

Mova sua mente e seu corpo

A saúde mental depende tanto do seu cérebro quanto do seu corpo. Por isso, estude, leia, aprenda sem parar, não deixe de ter curiosidade, ponha seu cérebro para trabalhar. Mova seu corpo, caminhe, corra, ande de bicicleta, o que seja, o que gostar, mas não deixe de se mover.

mulher debaixo d'água

Faça o que te apaixona

Certamente existe algo que você tenha desejado fazer durante toda a sua vida. Estudar algo que te atrai muito, dançar, cantar, escrever… É hora de fazer isso e de sentir que é você que escolhe, quem toma as rédeas de sua vida para desfrutá-la. 

Desfrute do prazer de viajar

Viajar é um aprendizado, não se trata de visitar um lugar, trata-se de deixar-se invadir pelas sensações, pelos cheiros e pelas cores do lugar que se está visitando, pelos sorrisos das pessoas, pelas paisagens e aprender a ver o mundo com outros olhos. Por isso, se você pode viajar, viaje, saia para conhecer o mundo e senti-lo. 

Fale com alguém

Se existe algo que te preocupa muito, tente falar com alguém, um amigo, um familiar, seu parceiro, compartilhe o que te dá medo, o que te machuca. Muitas vezes a outra pessoa pode nos dar uma visão mais objetiva da situação, que nos permitirá ver tudo de uma forma mais global e sem que influenciem tanto nossos sentimentos. Se for necessário, busque a ajuda de um psicólogo para falar e comentar todas as suas preocupações.

amigas-cafe

Aprenda com as dificuldades

A adversidade nos pode ensinar a valorizar muitas coisas que antes não valorizávamos, pode nos ensinar muitas coisas sobre nós mesmos e sobre como enfrentamos estas situações e, principalmente, nos dá uma lição de vida que devemos aprender e não esquecer nunca.

Se for complicado aprender ou se você não consegue ver de que forma poderá tirar uma lição de uma adversidade, tente falar com outra pessoa e ela lhe ajudará a ver com mais objetividade, olhe através de seus olhos e aprenda a ter esta perspectiva diferente.

Recomendados para você