Aprenda com seus erros e não tenha medo de tropeçar

· setembro 10, 2016

Todos nós cometemos muito erros ao longo da nossa vida: relações com pessoas que não nos tratavam bem, escolhas das quais nos arrependemos em seguida, seja no trabalho ou a nível pessoal, palavras mal colocadas que acabaram ferindo outra pessoa…

Mas o importante não é só saber aprender com cada erro, mas fazer com que isso seja apenas um tropeço, que nos permita refletir e voltar a voar. Não devemos nos deixar vencer pelo desânimo ou pelos pensamentos negativos sobre nós mesmos, é essencial sermos capazes de ver além e dar importância ao que realmente temos.

“Os erros são os portais das descobertas.”
– James Joyce-

Como aprender com seus erros

Aprender com os erros que nós cometemos é complicado porque nós tendemos sempre a fazer o mesmo diante de situações parecidas, mas o sentido comum e a lógica dizem-nos que se nós fizermos o mesmo, sempre acontecerá o mesmo.

Você já tentou fazer algo radicalmente diferente? Dessa forma você começará a mostrar que aprendeu com seus erros e, com inteligência e tenacidade, lutará para não voltar a errar da mesma forma.

mulher-pensando-em-seus-erros

Há vezes em que os erros derivam de uma falta de coerência entre o que sonhamos e os atos que realizamos. Talvez nosso modo de vida não seja como queremos, mas se não fizermos nada para mudá-lo, tudo parecerá um erro e, na verdade, é uma simples falta de coerência. Consequentemente, analise a sua vida e observe se seus objetivos estão de acordo com o que você está vivendo.

Pense sempre de forma positiva

Ao longo do dia, nos castigamos com palavras muito duras, ferindo a nós mesmos… “não posso”, “não sou capaz”, “isso é impossível para mim”, etc. São frases que devem ser imediatamente substituídas por “vou tentar”, “aprenderei se cometer um erro”, “vou fazer o possível” ou “não vou me render”.

Se uma pessoa sai da sua vida, talvez seja para abrir espaço para outra pessoa lhe fazer mais feliz; se você perde um trabalho, pode ser que você aprenda a se valorizar e a encontrar um trabalho do qual goste mais; se seu parceiro o deixou, talvez seja melhor você aproveitar um pouco você mesmo em solidão. Você não cometeu nenhum erro; estas são coisas que precisavam acontecer para você poder amadurecer e aprender consigo mesmo.

“Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, que a eletricidade e que a energia atômica: a vontade.” 

– Albert Einstein –

Não fique paralisado diante do fracasso

É certo que os erros devem ser analisados com cuidado para podermos perceber o que nos levou a cometer cada erro, mas também é verdade que não devemos permitir que um fracasso nos paralise. A vida não é um caminho reto, mas sim um trajeto cheio de buracos, curvas, montanhas e todo tipo de obstáculos.

“Um homem pode errar muitas vezes, mas não se torna um fracasso até que comece a culpar os outros por seus próprios erros”.

– John Borroughs-

não-tenha-medo-de-erros-e-de-tropeçar

Assuma a sua responsabilidade

Quando cometemos erros, tendemos a procurar a explicação em outras pessoas ou em situações que não têm nada a ver conosco, mas é importante parar por um momento, refletir e assumir nossa responsabilidadeÉ um sinal de maturidade assumir as consequências de nossos erros e, ao mesmo tempo, nossa responsabilidade pelas consequências.

Aprenda a voar

Se você aprender, se não se render, se falar de si de forma positiva, quando cometer um erro você vai sorrir: será um simples tropeço e você poderá voar. Você voará alto até seus sonhos, até seus desejos, e não deixará que um simples erro tire seu fôlego ou te desanime. Tenha em conta que o sucesso na vida, entendido em um sentido amplo, é feito de muitas provas e de muitos fracassos, que serão uma lição.

Cada um de nós deve assumir a responsabilidade frente ao que acontece em nossas vidas, e também devemos seguir em frente aprendendo com cada tropeço, só assim seremos capazes de ir além e alcançar nossos sonhos.

“Se você quiser, pode voar, só precisa confiar muito em si mesmo”.

-Steve Jobs-