Aprenda a ouvir o seu coração, ele o libertará

· maio 12, 2016

Como você acha que pessoas como Nelson Mandela ou José Mujica conseguiram ficar presos durante tantos anos e, mesmo assim, perdoar? Somente ouvir o seu coração vai libertá-lo, não o lugar onde você está.

Mandela repetia para si mesmo o famoso poema “Invictus” do poeta Willian Ernest Henley, que diz na parte final “Eu sou o mestre do meu destino; eu sou o capitão da minha alma”. Somente dentro de nós está a nossa verdadeira força e a nossa real liberdade.

Seu coração o libertará

Muitas vezes ouvimos frases como “este é um país livre” ou “isto é uma ditadura onde não há liberdade”. No entanto, são apenas afirmações que não se enquadram realmente com o que quer dizer ser livre ou não.

Uma pessoa pode sentir-se livre em um regime totalitário, enquanto outra, mesmo vivendo em um lugar democrático, sente as correntes da escravidão sobre os seus ombros, como uma lápide pesada.

“As correntes da escravidão amarram somente as mãos: a mente é que torna o homem livre ou escravo”.

-Franz Grillparzer-

Mulher que aprendeu a ouvir o seu coração

Em nosso coração, na nossa mente e no nosso interior, ninguém pode tirar a nossa liberdade. Quem se importa se você não puder se expressar? Você sabe que tem a sua própria consciência e isso é algo que ninguém pode lhe tirar.

O que acontece se você não ouvir o seu coração?

Quando digo que o seu coração o libertará, significa que somente ouvindo os seus verdadeiros sentimentos, a sua verdadeira natureza e a sua forma de ser, poderá encontrar a si mesmo e perceber exatamente “do que precisa e o que deseja”.

Mostraremos aqui alguns exemplos que poderão lhe ajudar. A incapacidade de ouvir o coração provoca no interior de cada pessoa uma grande confusão, que acaba criando um ambiente de escravidão e desgosto.

  • Você já se sentiu em um relacionamento que sabe que não vai dar certo? Você acredita que é assim que deve ser ou talvez a solidão o deixe inseguro e não ter ninguém por perto amarre a sua alma para que não tome a decisão que no fundo você sabe que é correta.
  • E com relação ao trabalho? Você acha que está no lugar certo? Seu trabalho lhe permite desenvolver todo o seu potencial pessoal e profissional? Talvez não se sinta valorizado nesta empresa, mas tem muito medo de sair e procurar outro emprego.
  • E os seus amigos? Você se sente valorizado por eles? Eles merecem o seu companheirismo e compreensão? Tem medo de deixá-los de lado e não suportar a solidão?

Escute o seu coração

Se você se sentir como nos casos acima ou em alguma situação semelhante, vamos compartilhar algumas dicas que poderão ser úteis e ajudarão a tomar as decisões corretas e desenvolver todo o seu potencial.

  • Não se esqueça, seu coração vai libertá-lo. Olhe dentro do seu coração e converse consigo mesmo para perceber o que realmente deseja. O primeiro passo é definir os seus objetivos.

“Se você não tem liberdade interior, que outra liberdade pretende ter?”

-Arturo Graf-

Mulher que aprendeu a ouvir o seu coração

  • Com os objetivos definidos e sabendo exatamente o que quer, é hora de acreditar em si mesmo. Você encontrará muitos obstáculos ao longo do caminho: pessoas negativas ou os seus próprios medos. No entanto, chegará o dia em que você dirá: foi difícil, mas consegui. Não duvide disso.
  • Caminhe em todos os momentos na direção correta. Pense que está enfrentando um caminho complexo e solitário, que poucas pessoas se atreveriam a enfrentar. Avance em direção aos seus objetivos e nada poderá detê-lo.

Lembre-se sempre dessa frase: “seu coração o libertará”. Desenvolva-se pessoal e profissionalmente e perceba quais são os seus desejos mais íntimos para poder viver feliz da forma que merece.