O caminho da liberdade – A mente é maravilhosa

O caminho da liberdade

2, julho 2015 em Psicologia 1 Compartilhados
liberdade

A maior parte das nossas dificuldades provêm dos laços fortes que criamos e mantemos atados durante a nossa vida. O que nos prende pode ser um relacionamento, a dependência dos pais, fatos do passado que não conseguimos esquecer, um vício ou um comportamento. A verdade é que, apesar de saber e odiar essa situação, você acredita que não conseguirá se libertar dela.

Felizmente, em algum momento, você conseguirá tomar uma decisão definitiva, seja porque a situação se tornou insuportável ou graças a algum fato novo em sua vida. É claro que libertar-se não é fácil. Depois de tomar essa decisão, aparecem as dúvidas, os questionamentos e as perdas. Muitas pessoas não aprovarão esse novo comportamento; libertar-se é um ato de coragem. Abaixo, listamos algumas situações que serão enfrentadas nesse caminho rumo à libertação.

A perda de amigos

Sem perceber, você cultivou algumas amizades que o ajudaram a reforçar a ideia de que esse vínculo é necessário. Eles são os primeiros a desaparecer quando você decide se libertar. Alguns deles podem questionar suas decisões, aconselhá-lo a desistir e, se você não aceitar, se afastarem.

Você se sente confuso

Uma decisão importante muitas vezes nos deixa confusos. Os seres humanos, são por natureza, resistentes a mudanças, e a confusão faz parte desse processo. Encontramos milhares de argumentos contra e a favor; não sabemos exatamente como agir.

Enfrentará muitos momentos de tristeza

Ainda que pareça estranho, quando perdemos os problemas passamos por um processo de luto. Parece que perdemos um ente querido. Esses vínculos fazem parte de você e sua ausência produz uma sensação de vazio e dor.

Você se torna monotemático

Você não consegue pensar em outra coisa e fica repetindo o mesmo assunto. Muitas pessoas vão perceber a sua obsessão em falar do mesmo problema. Não se preocupe; isso é normal.

Receberá muitas mensagens desencorajadoras

No início, muitas pessoas vão tentar fazê-lo desistir. Não dê ouvidos; seja determinado. Continue buscando seu bem-estar e tranquilidade.

A insegurança aparece

Em muitos momentos, você pode se achar incapaz. As dúvidas aparecem: “será que estou preparado para enfrentar esses desafios?”.

Mudança de hábitos

Aos poucos, você começa a mudar sua rotina: Procura conhecer pessoas e lugares diferentes, fazer novas atividades ou ter um novo hobby. Nessa fase, a liberdade está próxima.

Valorize-se

Você vai perceber que uma mudança na sua aparência e aquela viagem dos seus sonhos podem ser ótimas ideias. Pode optar também por uma dieta mais saudável e dizer sim, ou não, com maior segurança. Você começa a gostar mais de você mesmo.

Não há como voltar atrás

Valorize todo seu esforço e não volte atrás. Esta nova vida lhe trará uma sensação de plenitude que você não vai querer trocar por nada. Você conseguiu!

Recomendados para você