Quando aquilo de que gostávamos começa a nos incomodar
Com o passar do tempo, e normalmente sem exigir muito, a verdade prevalece e as idealizações raramente sobrevivem ao filtro da realidade. A pessoa que supostamente deveria responder com um determinado tipo de atitude ou comportamento é revelada como um ser humano imperfeito, com suas virtudes e seus defeitos. Estes defeitos parecem ser ampliados com o passar do tempo, fazendo com que situações de que antes gostávamos comecem a nos incomodar.
Quem idealiza uma pessoa pode acabar se frustrando porque as expectativas muito elevadas que temos no início de um relacionamento vão mudando quando percebemos que nós criamos um personagem a partir da pessoa amada. À medida que o relacionamento amoroso vai se desenvolvendo, a idealização do casal vai sendo atenuada, dando lugar a uma fase diferente na relação.
Quem pensa que os defeitos que irritam são apenas um problema do outro está errado. Na verdade, sempre existiram comportamentos do nosso parceiro que nos incomodavam, ainda que não expressássemos isso no início do relacionamento. A idealização do casal, unida com o desejo de não querer causar conflitos, faz com que nós omitamos os detalhes que para nós eram incômodos ou desagradáveis.