As 11 chaves da infelicidade – A mente é maravilhosa

As 11 chaves da infelicidade

28, julho 2015 em Psicologia 599 Compartilhados
infelicidade

Estamos tão saturados dos conselhos para ser feliz que já nem prestamos atenção neles, recusando a ideia de que possam nos ensinar alguma coisa a esta altura. Por isso, tirando proveito da utilidade que tem a psicologia inversa de nos fazer cair em si e abrir a cabeça frente a questões básicas, apresentamos 11 dicas para se sentir mal.

Entenda que, na verdade, o que procuramos com este artigo é criar consciência de que almejamos um bem-estar pelo qual não lutamos. Isso acontece porque dia a dia levamos a cabo pensamentos, comportamentos e ações que tornam difícil aceitar a vida como ela é, e fazem com que nos sintamos mal.

É obvio que, se o que você deseja é ser uma pessoa feliz, deverá fazer exatamente o contrário do que comentamos nestes 11 pontos.

1. Faça coisas que você odeia
É fácil. Sei que isto não vai ser difícil porque é provável que você seja ou tenha sido um especialista em amargura, realizando tarefas que não lhe são nada gratificantes. Se você quer se sentir triste e desmotivado, recomendo que você selecione o ofício que achar mais detestável.

2. Procure mudar as pessoas que você tem ao seu redor
Convido você a se estressar com as pessoas ao seu redor. Tente mudar a forma como elas são e se comportam. Sugiro que você não tolere a pluralidade e que tente moldar o seu parceiro, amigos ou familiares segundo os seus próprios gostos e interesses.
Tenho certeza de que essa frustração fará com que você se sinta tremendamente mal com o mundo.

3. Não deixe de se queixar nem um dia 
Esta é uma das premissas mais importantes que há na vida se você quer ser infeliz. Se queixar permitirá que você entre em um círculo vicioso de desgosto e desespero.

4. Viva no passado
Viver no passado o ajudará no seu propósito de ser infeliz pelo simples fato de que você não poderá fazer nada para mudá-lo ou revivê-lo. De fato, alimentar a sua mente e se lembrar dos seus erros, suas tristezas e inclusive desejar os grandes momentos que não voltarão é a melhor atitude na hora de nutrir de insatisfação.

5. Crie obsessão pelo futuro
Planeje e idealize de forma constante sem viver o presente. Não há nada melhor do que pensar em tudo que você ainda tem por fazer para se arrasar.

reflexo

6. Mantenha os vampiros emocionais ao seu lado
Não se desprender do negativismo é uma grande fonte de infelicidade. Se você está mantendo ao seu lado as pessoas tóxicas que o rodeiam e o que você quer é se sentir mal, então você está indo pelo caminho certo. Por outro lado, se o que você pretende é se sentir bem, você deveria se livrar de todos aqueles que o incomodam por pura maldade.

7. Nunca confie em ninguém
Desconfiar de todo mundo fará você se sentir constantemente em pânico. Isso também permitirá que você guarde as suas emoções e sentimentos para si mesmo, o que estimula o isolamento e a solidão.

Se você que ser infeliz, sem dúvida o melhor é pensar que as pessoas são pura maldade e só querem se aproveitar de você. No caso de você querer ser feliz deveria se abrir aos outros sem reservas, para poder liberar o seu interior e ser quem você é de verdade.

8. Não se cuide
Coma da pior forma possível, tenha horários irregulares de sono e leve uma vida sedentária. Esse assunto de Mens sana in corpore sano é para aqueles que querem ser felizes, portanto, se você está cometendo o erro de não se cuidar e sente-se mal, comece a se questionar se talvez você está fechando uma porta de forma desnecessária.

9. Evite enfrentar os seus problemas
Fuja dos seus problemas e concentre-se nos conflitos sem considerar a possibilidade de solucioná-los. Sem dúvida uma parte indispensável para viver infeliz é estar afundado na preocupação e na angústia. Se não é isso que você quer, então deveria começar a fechar frentes abertas na sua guerra. A vida é feita para ser vivida e não para nos preocuparmos em como fazê-lo.

10. Nunca diga às pessoas que você as ama
Nós precisamos que nos amem e que nos façam saber disso, de modo a permanecer ao lado de alguém sem nos sentirmos um estorvo. Por isso, se você quer viver alheio ao mundo e não ter relações profundas, então o melhor é não falar dos seus sentimentos aos outros.

Contudo, se você quer que alguém que esteja ao seu lado se sinta bem e seguro, não se esqueça de lhe dizer de vez em quando quanto você o ama. É reconfortante. Além disso, a vida pode mudar em um segundo e não vale a pena manter palavras não pronunciadas em nossos lábios.

11. Pense de forma constante em quão infeliz você é
Para ser infeliz não há nada melhor que focar nos problemas e ter pensamentos circulares. Além disso, se o que queremos é nos sentirmos mal, esta é uma forma idônea de nos bloquearmos e não passar à ação.

Em resumo, se você quer se sentir bem e não consegue, então comece a pensar na possibilidade de estar fazendo alguma coisa errada, talvez seguindo um (ou vários) dos itens desta lista.

Recomendados para você