As 12 áreas básicas da vida e como equilibrá-las

Existe uma dúzia de áreas básicas da vida, embora em termos gerais nos concentramos em apenas algumas delas. Ao fazer isso, reduzimos nossa existência a uma pequena parcela. Por que não avaliar todas as dimensões que nos habitam e experimentá-las plenamente? Indaguemos sobre isso.
As 12 áreas básicas da vida e como equilibrá-las
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 24 junho, 2023

Para cultivar um bom relacionamento consigo mesmo, é importante ter em mente que, embora seja uma unidade como ser humano, na verdade você se projeta em direções diferentes. Atualmente, fala-se em 12 áreas básicas da vida. Elas corresponderiam àquelas dimensões que estão em você, quer você perceba ou não.

Cada uma dessas áreas corresponde a uma experiência particular, seja consigo mesmo ou com o entorno. Se você as somar, obterá uma experiência de vida completa como resultado.

Você pode completar um bom exercício de autoconhecimento dando a cada área uma nota: 1, 5 ou 10. Depois de fazer isso, reveja, em particular, aquelas que pontuaram apenas 1. Isso permitirá que você perceba que existem aspectos de si mesmo nos quais não está trabalhando e o ajudará a explorar essas dimensões para alcançar um melhor equilíbrio. Vamos ver quais são essas 12 áreas básicas da vida.

«Há momentos em que uma espécie de lucidez lhe assalta e de repente é como se você pudesse ver através das paredes e descobrir outra dimensão que você tinha esquecido, ou que você tinha decidido ignorar para continuar a manter as várias ilusões que tornam a vida possível.”

-Nicole Krauss-

Mundo emocional e área do relacionamento amoroso

Embora não haja uma ordem rígida, em geral, o aspecto emocional é tido como a primeira das áreas básicas da vida. Tem a ver com entender seu próprio temperamento e identificar as emoções mais ativas.

O emocional está associado à resposta primária que você oferece a diferentes estímulos. Esse tipo específico de interação fornece sinais sobre as características mais distintivas do seu jeito de ser. Juntas, essas áreas respondem à pergunta: o que estou sentindo e por quê?

A dimensão do relacionamento amoroso refere-se à qualidade do seu relacionamento. É saudável e satisfatório? Atende às suas expectativas ou o deixa vazios? Isso muda sua vida positivamente ou, pelo contrário, a empobrece?

Tudo isso nos permite analisar como você processa um vínculo íntimo com outro ser humano, o que isso contribui e as dificuldades encontradas nessa área. Acima de tudo, observe o grau de bem-estar que esta área da sua vida lhe proporciona.

Casal de mãos dadas formando um coração
A qualidade da relação com o seu parceiro é uma das dimensões da vida com grande impacto no bem-estar.

Área econômica e campo profissional

A área econômica tem a ver com a capacidade que você tem de satisfazer suas necessidades materiais. É uma das áreas básicas que devem ser cuidadosamente avaliadas. É possível que você ache que precisa de um iate de luxo para se sentir plenamente satisfeito e é bom que o inclua nos seus objetivos. No entanto, se o dinheiro não o limita na hora de cobrir suas necessidades básicas, e até mesmo permite que você se dê algum mimo de vez em quando, essa área provavelmente contribui para o seu bem-estar.

Quanto ao profissional, entenda sua carreira e a forma como você evoluiu nela. Também o grau de prazer que você experimenta com o ofício ou profissão que escolheu. Da mesma forma, tem a ver com a coerência entre suas habilidades, destrezas e conhecimentos e como você os aplica a um trabalho específico.

O campo profissional está intimamente ligado à satisfação e à autoeficácia. Nesse aspecto, avalie se você está crescendo no que faz ou, ao contrário, permanece estagnado. Além disso, examine o que você deseja alcançar no futuro.

Área familiar e social

A área familiar refere-se à qualidade e profundidade dos laços que você tem com seus filhos e parentes. Esta dimensão convida a pensar no grau de proximidade com eles, no tempo que lhes dedica e na satisfação que as relações familiares lhe proporcionam.

Analise como as relações familiares influenciam sua vida. Da mesma forma, se seus sentimentos em relação à família forem basicamente amorosos ou tingidos por emoções conflitantes, como raiva ou tristeza. Você acha que o que você dá e recebe deles é adequado?

A área social está relacionada, antes de tudo, ao seu círculo social mais próximo. Você tem um grupo de amigos com quem pode contar? Se assim for, significa que esta área está ativa em sua vida. Caso contrário, talvez seja necessário rever por que você está se privando da amizade. Esta área também inclui as atividades e espaços em que você compartilha com outras pessoas, casual ou temporariamente. Você pode estabelecer uma boa conexão com os outros?

Área de saúde e sexual

É outra das áreas básicas que é de grande importância. Está relacionada ao autocuidado do seu corpo. Isso inclui a capacidade de ler os sinais que o corpo envia, os hábitos diários e as práticas que você realiza para se manter saudável. Você dá ao seu corpo o que ele precisa para ficar bem?

A esfera corporal leva à reflexão sobre outra área da vida: a sexualidade. Ao contrário de outros animais, nos humanos esta é uma área que envolve emoções e pensamentos; além disso, todo um conjunto de padrões culturais.

A sexualidade está presente na vida das pessoas desde o nascimento até o fim de seus dias. Existem muitas maneiras de vivê-la e cada um escolhe qual é o melhor para si. O importante é que seja uma dimensão que não gere conflitos ou desconforto, mas inclua experiências que lhe proporcionem satisfação e bem-estar.

Homem se exercita correndo no parque enquanto ouve música
O que você faz para cuidar da saúde física é fundamental para equilibrar as áreas essenciais da vida.

Área de conhecimento e área ecológica

O conhecimento é uma das áreas básicas da vida e a maioria das pessoas são conscientes dela. Inclui formação em alguma área do conhecimento, mas também a decantação desses conhecimentos e experiência. Não confunda conhecimento com instrução ou aprendizado.

Conhecer implica compreender e ser capaz de aplicar o conhecimento em situações concretas. Não importa quantos títulos você tenha, o que conta é o que você faz com o que sabe. Para avaliar esta dimensão, é necessário fazer a si mesmo perguntas como: o que você está aprendendo neste momento? Como você está expandindo seu conhecimento? Como você aplica o que sabe?

Por sua vez, o aspecto ecológico é uma daquelas áreas básicas da vida que muitas vezes é negligenciada. Compreende a relação que você estabelece com o ambiente natural ao seu redor. Todos nós precisamos estar em contato com a natureza, de forma responsável e aproveitando o que ela tem de melhor. Você toma banhos de floresta? Tem um pet? Você sai e aprecia a beleza que o ambiente natural lhe oferece?

Área de transcendência e área espiritual

A área de transcendência responde à pergunta sobre o legado que você deseja deixar. Está ligada aos planos e projeções que você formulou a longo prazo. Envolve visualizar o que “sobreviverá” à sua existência.

A área espiritual tem a ver com suas crenças e convicções sobre os valores e o sentido da vida. Corresponde às suas experiências religiosas ou às práticas que você realiza para expandir sua consciência, como ioga ou meditação, por exemplo. É uma dimensão que dá grande sustentação às demais.

Depois de revisar todas essas áreas de sua vida e dar-lhes uma pontuação, concentre-se naquelas que você negligenciou. De preferência, defina uma meta específica para ativar as dimensões que você não está experimentando.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.