5 posturas fáceis de ioga para canalizar a energia

· janeiro 3, 2019

A prática regular de ioga nos ajuda a canalizar a energia e a ter um maior controle sobre a nossa atenção. Nos momentos em que você sente que seu grau de controle é muito baixo, a ioga te ajuda a se conectar melhor com o que acontece, a ampliar seu olhar e, finalmente, a tomar decisões que devolvem a sensação de controle.

Uma das consequências mais comuns da sensação de impotência é o estresse e, portanto, a adoção de uma posição de luta ou fuga. Este quadro pode levar a diferentes tipos de doenças, tanto físicas quanto mentais.

Como estamos enfrentando grandes desafios, é fundamental manter nosso sistema nervoso funcionando da maneira mais eficiente possível.

É aqui que a ioga nos ajudaria, elevando nosso nível de vibração para que nossos corpos e mentes possam descansar e “digerir” tudo que acontece ao nosso redor.

Uma das melhores formas de fazer isso é fazendo circular mais energia por todo o corpo – o que na ioga é conhecido como prana – canalizando-a de maneira inteligente.

Quando o prana flui eficientemente, é mais fácil que nossos processos, tanto voluntários quanto involuntários, funcionem bem. Assim, permitir que mais energia flua através de nossos corpos pode aumentar nossa habilidade de gerenciar o estresse, aumentando o bem-estar geral.

A ioga nos ajuda a canalizar a energia e a ter mais controle sobre a nossa atenção para focalizá-la no presente.

Ioga para canalizar a energia

O médico, escritor e professor indiano especialista em espiritualidade Deepak Chopra explica que as pessoas são compostas por quatro corpos: o corpo espiritual (ou energia), o corpo mental, o corpo emocional e o corpo físico, todos ligados entre si.

Assim, o que afeta um afeta indiretamente o restante. Portanto, se você está esgotado emocionalmente, é muito provável que você transfira esse sentimento de falta de energia para o plano físico. Cuidar de cada um dos quatro corpos igualmente é o que fortalece todo o ser de maneira integral e o que dá os frutos.

Existem muitas abordagens para criar equilíbrio e canalizar a energia. As pesquisas mostram que as pessoas fisicamente ativas, em média, têm um humor de valência mais positiva do que pessoas inativas.

No entanto, o maior desafio continua sendo descobrir como manter níveis ótimos de energia quando nossa agenda estiver cheia e não houver tempo para se exercitar. Além disso, como conseguir um impulso de energia extra quando precisar?

A ioga pode ser a resposta. Ela tem ganhado muita popularidade nos últimos anos como uma forma de exercício. É uma maneira ideal de colocar o corpo em movimento, já que não requer acessórios e pode ser praticada e adaptada em qualquer situação.

Canalizar a energia com as posturas de ioga

Uma boa maneira de canalizar a energia e impulsioná-la é através da ioga, que afeta e beneficia todo o corpo em todas as suas dimensões. Existem muitas posturas de ioga que nos ajudam a canalizar e aumentar a energia.

As posturas que vamos ver começam com uma base sólida dos pés que afundam na terra para criar apoio e nos nutrir a partir de baixo, desde a base, para crescer em direção ao céu, abrindo o coração para permitir que a luz e a inspiração penetrem em nosso interior.

Balasana (postura da criança)

Balasana é uma postura de descanso que restaura o equilíbrio e a harmonia no corpo e leva a mente a um estado de abertura e receptividade. Além de oferecer uma massagem aos seus órgãos internos, Balasana acalma a mente e o sistema nervoso central, alivia o estresse, a fadiga e a tensão.

Balasana ajuda a desenvolver uma compreensão mais ampla da respiração e permitirá que você reconheça o papel que seus órgãos desempenham com as energias sutis do seu corpo. Embora possa não ser uma postura fisicamente desafiadora, Balasana irá ajudá-lo a cultivar a atitude necessária para uma prática mais profunda.

Ioga para relaxar

Urdhva Hastasana (postura das mãos levantadas ou saudação para cima)

Urdhva Hastasana é uma postura que, entre outros benefícios, ajuda a aliviar a fadiga e a ansiedade leve. Essa postura é feita naturalmente e inconscientemente por muitos de nós quando saímos da cama, ajudando a energia a se mover depois de uma noite de sono.

Ela ajuda a energia sutil do corpo a se elevar, se conectando com a energia que está diminuindo. Com a prática, você começa a perceber como, a partir do seu centro vital no abdômen, a força se acumula e a energia sobe pelas costas, enquanto seus pés permanecem presos ao solo como se estivessem conectados pelas raízes.

Ioga para canalizar a energia

Ardha Dhanurasana (postura do meio arco)

Tradicionalmente, acredita-se que a Ardha Dhanurasana abre o manipura chakra (chakra do plexo solar ou umbigo), que é o centro de energia e vitalidade do corpo. Ao ativar o manipura, é possível dissipar o medo e a insegurança, cultivar a autoestima, a autoconfiança e o senso de propósito, bem como estimular o fogo interno que cria uma atitude impulsionada por objetivos.

Esta postura também abre os nadis, promovendo assim o fluxo do prana no corpo. Ao regular o fluxo de energia interna, a postura leva à autorrealização e ao empoderamento, desenvolvendo a atitude de “deixar ir” e ajudando a buscar o ser interior.

A Ardha Dhanurasana oferece os seguintes benefícios para a saúde mental:

  • Aumenta a concentração.
  • Energiza a mente.
  • Melhora a força de vontade e autoestima.
  • Aumenta a clareza.
  • Alivia o estresse e a depressão.

Posturas de ioga

Vrksasana (postura da árvore)

Vrksasana é uma postura de equilíbrio que demonstra nosso estado mental, já que é necessário se concentrar para manter a estabilidade quando a mente salta de um pensamento para outro.

Tal como acontece com as raízes de uma árvore, que se tornam a base de seu tronco e seus ramos, em Vrksasana nossos pés e pernas agem como um suporte para a parte superior do corpo e nos permitem ficar eretos com força e elegância, melhorando o equilíbrio, o foco e a clareza mental.

Este asana também ativa o chakra muladhara. Esta estimulação promove a confiança, aumenta o fluxo de energia, acalma a mente e ajuda a se sentir enraizado e estável tanto no corpo quanto no solo.

Ioga na natureza

Urdhva Mukha Sawanasana (Cachorro olhando para cima)

Tradicionalmente, acredita-se que Urdhva Mukha Sawanasana estimula o anahata chakra, abrindo o corpo para a compaixão, o amor e a gratidão.

Ao criar uma inclinação para trás, esta asana abre e expande o peito, criando uma sensação de fortalecimento e aumentando a confiança, a energia positiva e a inspiração.

Urdhva Mukha Sawanasana é considerada uma postura “extrovertida” que pode equilibrar nossa tendência a nos encolher quando nos sentimos deprimidos ou oprimidos.

Além disso, estimula, entre outras, a glândula pineal, uma glândula endócrina que produz hormônios que controlam o sistema nervoso central e modulam os padrões de sono do corpo humano.

Mulher fazendo ioga em casa

Para experimentar todos os benefícios da ioga através das posturas que descrevemos, o melhor é praticá-las. Essa prática nos tornará mais habilidosos no procedimento, tornando conhecidos os “caminhos mentais” esquecidos ou que nunca transitamos para canalizar a energia.