As grandes frases de Ésquilo, o rei da tragédia grega

· fevereiro 28, 2019

As grandes frases de Ésquilo nos levam para um mundo trágico no qual o destino nos aprisiona sem possibilidade de fuga. Reconhecido como um dos grandes trágicos gregos, junto com Sófocles e Eurípedes, sua concepção da vida fictícia está marcada pela moira e pela hybris.

Lembremos que a moira é a fatalidade eterna. Essa fatalidade nos alcançará sempre, pois rege a natureza por completo, estando acima inclusive do poder dos deuses. Posto isso, por maior orgulho ou qualidades que possamos possuir, ou seja, hybris, nada pode ser feito para escapar do destino, pois a todos uma hora chega o castigo justo.

Dito isso, podemos nos concentrar em uma série de frases de Ésquilo que nos mostram uma forma de ver o mundo que, de um modo ou de outro, ainda hoje, 2500 anos depois de sua morte, podemos considerar atual.

As grandes frases de Ésquilo

Precisamos lembrar que Ésquilo viveu entre os anos de 525 AC e 456 AC, em plena época de esplendor grego. Um brilhantismo repleto de conhecimento, mas também do êxito nos campos de batalha, como os que ocorreram em Salamina ou Maratona contra os persas.

Entre suas obras mais destacadas se sobressaem a trilogia de Orestíada, Prometeu Acorrentado e Sete Contra Tebas, destacando a tensão entre a crença clássica e os novos movimentos gregos, mais racionalistas e democráticos.

A seguir, deixamos uma seleção das melhores frases de Ésquilo.

A verdade

“A verdade é a primeira vítima da guerra”.

Para Ésquilo, a verdade sempre perde durante as guerras. O que vem em primeiro lugar são os interesses, que permitem mentir e manipular em prol de um fim específico, a vitória final – ainda que, para alcançá-la, tenham que perecer milhares de vidas humanas.

Gregos conversando

As relações familiares

“Parentesco obriga”.

Tão simples que pode até assustar. Ésquilo mostra a importância das relações familiares e como esses laços sempre se traduzem em compromissos. Na Antiga Grécia não era estranho que um pai, por exemplo, tivesse filhos fora do casamento que figurassem como herdeiros.

Sem dúvida, essa forma de pensar era bastante avançada para a época, pois nem sempre os familiares respondiam aos compromissos associados socialmente a esse tipo de vínculo.

A paternidade

“É uma grande felicidade ver nossos filhos ao redor de nós, mas dessa boa sorte nascem as maiores amarguras do homem”.

Sem dúvida, estudar as relações familiares na Grécia Antiga mereceria uma extensa investigação. No entanto, essa frase tem muito significado tanto naquela época quanto agora.

Na maioria dos casos, o nascimento de um filho vem acompanhado de uma alegria imensa. Às vezes, no entanto, as amarguras também podem vir associadas a eles. Podem ficar doentes, discutir, ter problemas… Definitivamente, podem acabar sendo uma fonte de preocupação constante, já que todo mau que acontece com eles pode virar uma grande fonte de sofrimento para os pais.

Escutar a maioria

“Escute só a maioria e escutará apenas uma parte”.

Essa é uma frase maravilhosa e perfeita para o tempo em que vivemos. Quando estamos diante de um juiz, as duas partes sempre são ouvidas. Na política, devemos entender os diferentes pontos de vista do mesmo modo. Isso funciona, na verdade, para todas as facetas da vida.

Curiosamente, somos nós os que, muitas vezes, só desejamos ver ou escutar uma parte. Lemos o jornal com o qual nos identificamos e que diz o que queremos ouvir, escutamos a rádio que nos interessa e vemos os canais de televisão que se aproximam da nossa forma de pensar. Também só nos relacionamos com pessoas ou ideologias similares às nossas.

Infelizmente, essa frase nos ensina muito ainda hoje. Se ficarmos apenas com uma parte de qualquer coisa, estaremos sempre perdendo o panorama completo.

A necessidade

“A força da necessidade é irresistível”.

Não são poucos os autores que afirmam, assim como Ésquilo, que alguém movido pela necessidade não tem limites. É algo natural, pois quando temos fome, precisamos comer, assim como quando temos sede, a água se torna muito mais refrescante.

Nada pode parar a nossa necessidade. Por isso, aquelas pessoas que precisam de algo e estão a sua procura não param até encontrá-lo, pois para eles aquilo é básico, a primeira necessidade. Não importa a ideologia ou a filosofia, por exemplo, se você não tem nada para comer.

É por isso que as necessidades menos importantes são deixadas de lado e passam a ter uma importância pequena quando temos outras necessidades básicas não preenchidas.

Máscaras gregas

O destino

“O que tiver que ser, será”.

Há muitas frases de Ésquilo que mereceriam estar aqui, mas não temos espaço para muitas. Por isso, desejamos nos despedir com uma frase que ainda hoje usamos em muitas ocasiões.

Ésquilo, como tantos gregos, estava plenamente convencido da inviolabilidade de alguns elementos do nosso futuro. Podemos fazer o que for, acontecerá o que tiver que acontecer, pois nada escapa do que está escrito no destino: primeiro o nascimento e depois a morte.

  • Piqué, J. F. (1998). A tragédia grega e seu contexto. Revista Letras49.