5 motivos pelos quais você deve beber água de acordo com a ciência

· outubro 7, 2018

O consumo diário de água continua sendo uma das principais recomendações por parte de especialistas e profissionais da saúde para levar uma vida saudável. De fato, existem muitas motivos e razões pelos quais devemos beber água. Você sabe quais são?

“Milhares de pessoas sobreviveram sem amor, nenhuma sem água”, dizia o poeta W. H Auden. Você pode se surpreender ao saber o quanto a hidratação correta pode beneficiá-lo. Vamos nos aprofundar. 

“A água, o ar e a limpeza são os principais produtos da minha farmácia”.
-Napoleão Bonaparte-

Principais motivos pelos quais você deve beber água

Beber água em excesso pode ser perigoso para a saúde, mas ingerir pouca quantidade também pode afetar o nosso desempenho diário. Embora existam muitos motivos pelos quais estar bem hidratado é importante, a ciência tem mostrado que ingerir líquidos suficientes oferece os seguintes benefícios.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda beber pelo menos dois litros de água por dia para manter o corpo saudável e hidratado.

Beber água

A água permite que você renda o seu máximo

Fazer exercício leva ao aumento da transpiração e, portanto, provoca desidratação, além de uma maior necessidade de água no organismo.

Assim, o desempenho físico pode ser seriamente afetado com a perda de apenas 2% de líquidos no organismo, provocando fadiga, perda de controle da temperatura corporal e menos motivação. Além disso, realizar qualquer atividade física será muito mais difícil, tanto a nível orgânico quanto mental. Por esta razão, a reposição de fluidos é tão importante para gozar de uma boa saúde.

Alguns estudos mostram que um bom nível de hidratação não só evita que tudo isso ocorra, mas que inclusive pode reduzir o estresse oxidativo que acompanha as atividades de alta intensidade.

Favorece a função cerebral

O nível de hidratação tem um grande impacto na função cerebral. Os estudos mostram que mesmo um nível modesto de desidratação (entre 1 e 2%) pode afetar a concentração, o estado de ânimo e, inclusive, pode provocar dores de cabeça. Verificou-se também que uma perda moderada de líquido aumenta a sensação de fadiga e ansiedade e reduz a memória de trabalho.

Leva nutrientes para todo o corpo

Embora a água pura não contenha nutrientes em si, pode absorver alguns minerais e transportá-los por diferentes órgãos do corpo. Por exemplo, a água mineral engarrafada pode, às vezes, conter minerais saudáveis de ​​que o organismo necessita, como sódio, magnésio e cálcio.

Além disso, esse líquido é responsável por transportar nutrientes ao interior das células, ajudando a eliminar os resíduos delas.

Ajuda seu corpo a regular a temperatura

A água é excelente para absorver e transferir calor dentro do corpo. De fato, é o principal mecanismo do ser humano para regular a temperatura.

A água possui uma capacidade de absorção de calor relativamente alta. Isso significa que o líquido em cada célula do corpo pode funcionar como uma proteção contra as mudanças repentinas de temperatura. Esta é também a razão pela qual os profissionais sempre recomendam beber muita água em climas ou ambientes quentes.

Motivos para beber água

Ajuda a prevenir e tratar as dores de cabeça

dor de cabeça por desidratação pode ser sentida como uma dor de cabeça contínua ou como uma enxaqueca intensa. Em alguns casos, ocorre apenas em casos de falta severa de líquido, mas em outros, surge muito facilmente.

A desidratação costuma ser a principal causa das enxaquecas em muitas pessoas. No entanto, novos estudos mostram que a água pode ser uma maneira eficaz de tratar e até prevenir dores de cabeça não relacionadas a este transtorno.

Quanta água devemos beber por dia?

A maioria dos cientistas e profissionais da saúde concordam que não existe uma quantidade exata de líquidos para todos. É muito melhor beber água em função do sexo, peso, nível de atividade física e clima.

Calcular isso pode ser difícil, mas a tecnologia facilita o trabalho. Atualmente, existem muitos aplicativos que ajudam não apenas a controlar a água que você bebe diariamente, mas também a calcular o quanto você deve beber com base em todos esses parâmetros.

Você deve ter em mente que quando falamos dos motivos pelos quais você deve beber água, nos referimos somente a este líquido. No entanto, você pode complementar sua ingestão de várias maneiras, consumindo chás, sucos, shakes, leite, iogurtes, sopas e cremes, ou até mesmo frutas e vegetais.