As melhores frases de Giordano Bruno

março 2, 2019

Giordano Bruno via o universo de modo muito diferente do comum para a sua época, e isso lhe custou a vida. A trágica vida desse filósofo e poeta do Renascimento foi marcada pela sabedoria, pelo conhecimento, pelo amor, pela morte e pela desgraça. Para relembrá-lo, hoje compartilharemos as melhores frases de Giordano Bruno.

Bruno nasceu em Nápoles em 1549, e entrou muito jovem para a Ordem dos Pregadores. Baseado na teologia de Santo Tomás de Aquino e na filosofia de Aristóteles, ele se destacou muito cedo por sua mente lúcida e capacidade de raciocínio.

A trágica vida de Giordano Bruno

Bruno teve que abandonar os seus estudos com apenas 17 anos, pois foi acusado de pensar de forma diferente da doutrina. Ainda assim, ele foi ordenado sacerdote em 1572. Não tardou, no entanto, até que tivesse que fugir para evitar ser condenado por suas ideias.

Após um longo exílio de quase 20 anos, ele voltou para a Itália em 1591. Sua filosofia e sua forma de ver a vida, suas ideias sobre uma Terra redonda em um universo imenso cheio de sóis e planetas, custou a ele um lugar nos bancos de julgamento da Santa Inquisição.

Depois de 8 anos preso, Giordano Bruno ainda se manteve fiel a suas ideias e pensamentos. Ele se negou a retratar-se e negar seus textos e estudos, e por isso foi condenado a morrer na fogueira no ano de 1600.

Giordano Bruno

Frases de Giordano Bruno

Giordano Bruno morreu com apenas 51 anos, condenado por um dos maiores poderes da época, se não o maior: a Igreja. Repassando sua vida e seu legado, encontramos uma exaltação à liberdade de pensamento. Por isso vale a pena conhecer um pouco melhor a filosofia desse grande pensador renascentista a partir das frases de Giordano Bruno, que destacamos a seguir.

A luz da vida

“Cego aquele que não vê o sol, e também quem não o conhece, ingrato aquele que não lhe agradece, se tanta é a luz, tanto o bem, tantos os benefícios com os quais resplandece, com os quais sobressai, com os quais nos favorece, mestre de todos os sentidos, pai das substâncias e autor da vida”.

Bruno foi muito consciente, desde cedo, da importância do Sol em nossas vidas. Tanto é assim que ele intuiu que sua luz era imprescindível para a nossa existência. Agora sabemos, por exemplo, que sua luz é uma fonte preciosa de vitamina D, e que sua presença no céu nos torna menos vulneráveis à depressão.

Após a noite mais escura, sempre volta a luz

“Não importa quão escura seja a noite, espero sempre o amanhecer, e aqueles que vivem no dia esperam a noite. Portanto, regozije-se e mantenha-se íntegro, se puder, e pague amor com amor”.

Uma parte importante da filosofia e das frases de Giordano Bruno se relacionava com a integridade e a solidariedade e, é claro, estava inundada pelo próprio espírito renascentista, mais otimista que a desesperança sobre a Terra que havia reinado na Idade Média.

Pois bem, Giordano entende que todos passamos por momentos de escuridão em que talvez tenhamos que lutar para não fugir e cair, deixando a aventura de sair para a superfície quando a luz, enfim, voltar.

O passar do tempo

“O tempo dá tudo e tira tudo, tudo muda, mas nada perece”.

Existe um equilíbrio universal? Para Bruno, parece que sim. As modas podem ser passageiras, mas ao final, nós estamos sempre aqui. Será possível que nada morra? Talvez, já que, inclusive após sua morte, estamos aqui, lembrando do melhor desse filósofo. Muito mudou, mas seus ensinamentos permanecem e não se perderam.

A verdade do universo

“Assim, onde estava a Ursa, por razão de ser o lugar a parte mais eminente do céu, se coloca a verdade, que é a coisa mais alta e mais digna”.

Giordano Bruno escrevia com base em metáforas. Por isso, ele associa a Ursa, a estrela mais brilhante do céu, com a verdade, que é o que demonstra a mais alta dignidade que o ser humano pode aspirar.

Universo

Artes e ciências

“Onde se vê a lira de nove cordas sobe a mãe Musa com suas nove filhas: a Aritmética, a Geometria, a Música, a Lógica, a Poesia, a Astrologia, a Física, a Metafísica e a Ética”.

Acabamos nosso artigo com esse exemplo precioso das frases de Giordano Bruno que associa a Musa com as artes e as ciências. Mesmo que essa frase tenha perdido algum sentido na atualidade, pois apareceram outras ciências e algumas mencionadas perderam a importância, como a astrologia e a metafísica, não deixa de ser uma associação maravilhosa com essa deusa grega capaz de inspirar a criação artística e científica.