As pessoas são definidas pelo seu comportamento
É provável que você já tenha se surpreendido e se decepcionado muitas vezes com o comportamento das pessoas.
Isso geralmente marca um antes e depois para nós, porque nos sentimos enganados e é difícil aceitar a decepção.
Quando isso acontece, é difícil explicar as razões que nos afetam tanto. O problema é que temos a sensação de que fomos enganados; parece que a pessoa tentou mascarar suas verdadeiras intenções através das palavras.
A verdade é que a maioria das pessoas é muito incoerente, uma vez que prometem coisas que não podem ou não querem cumprir. Talvez nem percebam que agem dessa forma, e dizem coisas sem parar para pensar se é o que realmente sentem.
Não nos definimos pelo que dizemos, mas por como nos comportamos
De qualquer forma, o peixe morre pela boca. Entenda isso no sentido de que podemos falar o que quisermos, mas devemos levar em conta se é o que realmente sentimos e se vamos conseguir realizá-lo.
Ainda bem que não nos definimos pelo que dizemos, porque senão viveríamos em um mundo perfeito demais para ser verdade. Ou seja, perfeito e falso.
Queremos ressaltar que é justificável e até mesmo desejável que cometamos erros. Eles contribuem para que os nossos relacionamentos sejam mais maduros. Em outras palavras, a incerteza nem sempre é sinônimo de caos.
O mundo seria muito chato se todos nós fôssemos perfeitos, mas temos que encontrar um ponto de equilíbrio. Procure ser o mais honesto e coerente possível e tenha cuidado para não magoar as pessoas.
Não tenha medo de conhecer as pessoas
O que você aprendeu depois de tanta dor e tantas traições? Então eu disse: “Aprendi a sorrir sempre”.
Às vezes, formamos uma imagem negativa das pessoas que nem sempre corresponde à realidade. As pessoas não são brancas ou pretas, podem ser coloridas, dependendo da situação.
Muitas vezes, julgamos rigorosamente o comportamento alheio e nos esquecemos de parar para analisar a nós mesmos. Cometemos o erro de imaginar que nossas falhas são mais leves e passageiras.
Não crie expectativas e não espere nada dos outros. As pessoas são como são, não agem da forma como gostaríamos.
Agimos por impulso…
Não é fácil ser coerente quando nos deixamos levar pelas emoções. Esta é uma possibilidade que está sempre presente e nos ameaça a todo momento.
Não se engane, temos que gerenciar nossas emoções de tal maneira que não nos julguem uns “malas”. Nos piores momentos podemos perder o controle.
Não nos definimos pelo que dizemos e talvez nem pela forma como nos comportamos. Temos que analisar cada situação de maneira global e não nos decepcionarmos rapidamente com os outros e com nós mesmos.
Não é preciso se sentir culpado ou punir-se em excesso. Evite contar histórias e construir castelos no ar. Não confunda: errar é diferente de enganar.
Livrar-se das expectativas é a melhor maneira de se proteger e curar as experiências ruins.
Nem todo mundo é bom, nem todos são perfeitos: a nossa reação é influenciada pelas nossas crenças e pelos nossos valores.