O que a sua assinatura revela sobre você

· janeiro 29, 2017

A assinatura não é apenas um rabisco com o qual nos identificamos legalmente. Mais além dessa função, em um autógrafo ficam registrados os principais traços do nosso temperamento, assim como nossos medos e ambições secretas.

Embora não possamos deduzir a personalidade de alguém apenas através da assinatura, a verdade é que esta dá importantes indícios sobre o jeito de ser de uma pessoa. Alguns inclusive asseguram que a assinatura é como uma autobiografia ou um autorretrato sintetizado, basicamente em termos da avaliação que cada um faz de si mesmo.

“A escrita é a influência visível do pensamento.”
-Hyppolite Michón-

Diferentemente de outros textos, na assinatura fica impressa também uma rubrica ou uma série de traços que acompanham ou substituem o nome. Acrescentamos essas linhas, enfeites ou elementos, a princípio, para que a nossa assinatura não seja facilmente falsificada, mas ao mesmo tempo, para falar inconscientemente de nós mesmos. Estas são algumas das principais interpretações das assinaturas:

Traços gerais da assinatura

Um dos principais elementos a observar é a forma como o nome está escrito dentro da assinatura. Há quem o escreva por completo, enquanto outros o abreviam ou simplesmente o omitem. Com relação a isto, existem as seguintes variações.

  • Escrever o nome completo: é sinal de apreciação de si mesmo, segurança e autoaceitação.
  • Quando o nome é suprimido ou abreviado: indica que existe uma rejeição por trás das experiências da infância e um desejo de esquecer o passado.
  • Se o sobrenome materno é suprimido ou abreviado: o mais provável é que exista um conflito não resolvido com o pai, que permanece no inconsciente.
  • Aqueles que assinam somente com suas iniciais: dão a entender que possuem um profundo sentimento de culpa interior.
  • O nome e o sobrenome escritos em dois planos diferentes: denota desvalorização e a existência de um conflito interior que leva a pessoa a se sentir “dividida”.

O tamanho também é importante. As assinaturas grandes correspondem a pessoas com desejo de aparecer ou de serem notadas, enquanto as assinaturas pequenas falam daqueles que querem passar despercebidos. Se o nome é maior que o sobrenome, sugere uma pessoa amarrada a vivências infantis. Se o sobrenome é maior que o nome, isso representa as pessoas com grande necessidade de êxito social.

O que a rubrica revela

Em grafologia existe um principio que diz: “Quanto menor a rubrica, maior a personalidade”. Isto significa que as assinaturas mais simples identificam pessoas que se sentem mais seguras de si mesmas. Existem também outros elementos da rubrica que descrevem o autor de uma assinatura:

  • As rubricas envolventes. São aquelas onde a assinatura aparece rodeada de linhas que a envolvem. Denotam insegurança, dependência, imaturidade e forte apego à figura materna. Também representa uma necessidade de se “esconder”, já que existe uma rejeição que permanece latente.
  • As rubricas que riscam a assinatura. Às vezes o nome ou a assinatura básica aparecem riscadas ou cruzadas pelas linhas da rubrica. Neste caso, o que está sendo representado é um temor de ser atacado pelos pais, em particular pelo pai. Nos fala de um desejo desmedido de perfeição e de critérios severos para orientar a vida.
  • Rubricas que tornam a assinatura ilegível. O nome não aparece, mas sim uma série de linhas ou rabiscos, sem significado aparente. Isto pode ser interpretado como o resultado de uma pessoa escapista, que tem grande temor de se mostrar do jeito que é. Indica sentimentos de inferioridade e temores ocultos.

Local da assinatura

O jeito como a assinatura é colocada no papel também oferece pistas de como uma determinada pessoa é e, em especial, de como se posiciona diante de si mesma e diante do mundo. As inclinações no texto ou a colocação no lado esquerdo, direto ou centro, sobre uma linha, sugere diferentes tipos de temperamento.

  • Se a assinatura é colocada do lado esquerdo ou se inclina para a esquerda: existe frustração e temor diante das outras pessoas. Fala de uma pessoa que impõe limitações a si mesma para alcançar seus objetivos.
  • Assinatura no centro da linha: sugere uma pessoa indecisa, que tende a postergar seus planos e projetos. Se a assinatura é grande, fala de alguém que costuma ter comportamentos teatrais.
  • Assinatura colocada do lado direito: é própria de pessoas independentes, orgulhosas e individualistas. Existe um pouco de instabilidade e de necessidade de se ocupar de várias coisas ao mesmo tempo.