Controle mental: 5 formas simples de aumentá-lo em seu dia a dia

5 formas simples de aumentar o seu controle mental

agosto 28, 2017 em Emoções 828 Compartilhados
Formas de aumentar o seu controle mental

Podemos chamar de controle mental, autocontrole ou domínio de si mesmo, mas qualquer um dos seus significados é um conceito mais ou menos mentiroso. Nós, os ocidentais, temos uma verdadeira obsessão de controlar tudo, até a nós mesmos. No entanto, é um objetivo impossível de alcançar na sua totalidade (o que não significa que não podemos melhorar).

O que podemos fazer é aprender a gerenciar nossas emoções de forma mais inteligente. Isso implica, por sua vez, aumentar o controle mental sobre os nossos impulsos irracionais. Todos nós carregamos uma espécie de vontade selvagem. Isso nos ajuda a sermos ousados, mas também pode ser um peso, especialmente quando somos invadidos pela raiva ou pelo medo.

“Quem conquista os outros é forte; mas aquele que conquista a si mesmo é poderoso”.
 – Lao Tsé –

Existem muitas maneiras de domar ou canalizar os impulsos ferozes que às vezes nos invadem. É razoável que eles apareçam de vez em quando e nos deixem atordoados por alguns instantes. No entanto, o problema ocorre quando a exceção se torna uma regra. Nesse momento, é conveniente parar e aplicar algumas técnicas para aumentar o controle mental. Aqui estão algumas maneiras simples para fazer isso.

1. O autoconhecimento aumenta o controle mental

Todos nós acreditamos que nos conhecemos bem; no entanto, isso nem sempre é verdade. Cada um se define de uma forma e essa definição pode mudar significativamente de acordo com o momento em que você faz a pergunta. No entanto, um bom número de pessoas não saberiam identificar as suas motivações mais profundas ou expor as motivações pelas quais iniciam, mantêm ou terminam seus comportamentos/hábitos.

Como aumentar o controle mental

Não é incomum ouvir expressões como “não era eu” quando alguém fez algo que pode ser “repreensível”. Mas era ele mesmo. O que acontece é que talvez não se conheça tão bem quanto imagina. À medida que o autocontrole aumenta, o controle mental também aumenta: sabemos quais são as situações que podemos abordar com mais sucesso e quais exigem maior cuidado.

2. Desligue o piloto automático

Andar no “piloto automático” é passar pela vida sem se fixar em nada, abstraído, em uma dimensão longe do que acontece. Nós passamos de um pensamento para outro e de um comportamento para outro, sem ter a menor ideia do porquê. Sentimos que é a vida que está “nos levando”, mesmo que não saibamos exatamente para onde.

Seria impossível ter consciência de tudo o tempo todo: praticamente teríamos que desistir da nossa vida mental. Nós entraríamos em colapso. O que é possível é fazer pausas, paradas no meio do caminho para contemplar onde estamos e se estamos no caminho que realmente pretendemos percorrer. Essas pausas resultam em maior consciência e, por sua vez, em um maior controle mental.

3. Aprenda a se controlar

Aprender a desligar o impulso de uma emoção não é fácil, especialmente se formos educados em um ambiente que não atribui grande importância ao controle dos impulsos. Talvez venhamos de famílias violentas ou com uma dinâmica histérica muito forte, de modo que internalizamos essa forma de agir sem pensar quando uma emoção muito intensa toma conta de nós.

Como aumentar o controle mental

Aprender a regular essas emoções invasivas e expressá-las da maneira que queremos é um grande passo. No fundo, é apenas um hábito que estamos adquirindo, um hábito complexo, porque o nosso cérebro, especificamente nosso córtex pré-frontal, não está totalmente desenvolvido até que passemos da adolescência.

Esta gestão tem a ver com uma escolha: deixar a emoção fluir ou ficar imóvel enquanto o furacão passa. Ao fazer isso, ganhamos muito, especialmente no campo das relações sociais.

4. Mastigue e digira a frustração

Quem nunca experimentou frustração (esse sentimento de que a realidade não atende às nossas expectativas e de que, apesar de todos os nossos esforços, não obtemos o resultado desejado)? Algumas frustrações pequenas, outras gigantes: um amor que não deu certo, uma vocação que não que não pode ser seguida, o dinheiro que faz falta …

As razões podem ser muitas. Estamos todos imersos numa realidade que nos obriga a desistir constantemente de algumas coisas. É normal. O ponto é que alguns aceitam essa realidade, outros não.

Não é fácil aprender a aceitar, mastigar e digerir a frustração. Se não o fizermos, a raiva toma conta do nosso coração e domina nossa mente e nossa vida. Podemos nos tornar rabugentos, pessoas que os outros chamam de “nervosinhos” ou “pavio curto” pelas explosões contínuas. Não deixe uma frustração atrapalhar a sua vida.

5. Saia da sua zona de conforto

Sair da zona de conforto traz benefícios enormes. Um dos mais importantes é que nos ajuda a sermos mais flexíveis e adaptáveis. Isso por sua vez, estimula o desenvolvimento da nossa inteligência lógica e emocional. Então finalmente, quase sem percebermos, como se fosse um efeito secundário da nossa atitude, nos tornamos mais tolerantes e donos das nossas próprias emoções.

Como aumentar o controle mental

Não somos máquinas e não precisamos “funcionar” corretamente o tempo todo. O tema do controle mental deve sempre ser tomado como algo relativo, especialmente quando ele gera muita pressão. O domínio sobre as nossas emoções aumenta quando a ansiedade diminui e, especialmente, quando aprendemos estratégias para expressar a energia que acompanha a emoção da maneira mais favorável para nossos interesses e para aqueles que nos rodeiam.

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