'Aviões': um filme com uma história genial de superação

‘Aviões’: um filme com uma história genial de superação

dezembro 17, 2017 em Filmes 95 Compartilhados
Aviões, um filme sobre a superação

Alguns filmes de animação são um exemplo perfeito de como transmitir valores às crianças. Mas os adultos também têm muito a aprender, especialmente quando a mensagem fala sobre a capacidade de superação e a implementação da resiliência. A história de Dusty no filme “Aviões”, da Pixar, é um exemplo claro.

No filme Aviões podemos ver, quadro a quadro, como um avião pulverizador se transforma em um avião de carreira. É uma história de superação que destaca a capacidade de Dusty para enfrentar um dos maiores obstáculos. Dusty é um avião que sonha em participar de competições aéreas, mas ele não foi construído para competir e, além disso, tem medo de altura.

O protagonista nasceu no campo com um destino único: ser um avião pulverizador. No entanto, ele se permitirá sonhar com algo diferente: tornar-se um avião de carreira. Para conseguir isso, ele terá o apoio dos seus amigos: o caminhão de combustível Chug e a empilhadeira Dottie.

Ambos ajudarão Dusty a alcançar o seu objetivo e o farão de maneiras muito diferentes. Enquanto Chug acredita em seu amigo cegamente e será seu treinador, Dottie será mais cética diante dos sonhos de Dusty. No entanto, essa falta de fé não será um obstáculo para lhe dar toda a ajuda que puder.

Ao longo deste processo, serão transmitidas muitas mensagens e conclusões que podemos aplicar à nossa própria vida e alcançar os nossos objetivos. Então, podemos agir como Dusty e nos darmos uma oportunidade, não importa quão forte o vento sopre quando começarmos a caminhar.

“O sucesso não está em ganhar sempre, mas em nunca desistir”.
– Autor desconhecido –

Cena do filme 'Aviões'

‘Aviões’ fala sobre as desculpas

A invenção de desculpas não nos aproxima dos nossos objetivos e isso é algo que Dusty nos mostra claramente nesse filme. Com o pseudônimo de “Relâmpago Veloz” ele será apresentado aos testes de qualificação para uma corrida ao redor do mundo e, inesperadamente, será classificado. Agora ele não tem mais desculpas, o seu sonho pode se tornar realidade.

Para isso, precisará de um pouco mais de ajuda: a de um lendário avião de corrida chamado Skipper Riley. No começo, Skipper resiste à ideia de treinar o protagonista de Aviões, mas finalmente decide fazê-lo, transformando o treinamento em uma grande aventura para ambos. Depois de um treino duro, Dusty estará preparado para voar sozinho e continuar lutando para realizar o seu sonho. Durante a corrida, ele terá que enfrentar a descrença de alguns dos seus oponentes, mas também fará novos amigos.

Dusty não esquece as suas origens em nenhum momento. Voando baixo, devido ao seu medo de altura, prova o seu valor e sua integridade em todas as etapas. Ele inclusive ajudará aqueles que não acreditavam nele, ganhando assim o seu respeito.

‘Aviões’ nos fala sobre renascer

Em todos os processos há inconvenientes e superá-los, em muitos casos, é o que valoriza o desafio. Uma vez superados, eles constituem uma grande fonte de motivação para avançar. O protagonista do filme Aviões, em busca do seu sonho, também deve enfrentar os seus próprios obstáculos. No filme ele sofre um acidente grave que ameaça deixá-lo fora da competição e colocar o seu sonho em perigo.

Felizmente, existem outros personagens que não permitem que ele desista. Este é, sem dúvida, o momento mais emocionante do filme, quando os seus amigos e os seus rivais decidem ajudá-lo mostrando a sua admiração e respeito por um agricultor que se atreve a desafiar os limites estabelecidos. Assim, um novo Dusty vai renascer e o pequeno avião pulverizador será transformado naquilo que sonha ser ou no que sempre foi no seu interior: um avião de carreira.

“A maior glória não está em nunca cair, mas em levantarmos cada vez que cairmos”.
– Confúcio –

Desapegar e se transformar

A transformação de Dusty não será imediata. A sua transformação de lagarta para borboleta não será um milagre, mas o resultado de paciência, fé e trabalho. Também tem muito a ver com o seu caráter: um lutador com humildade suficiente para reconhecer que precisa de ajuda. Durante o seu caminhar ele aprende a se desapegar lentamente do seu passado, que é um fardo: o tanque de pulverização.

O mesmo acidente que põe em perigo o seu sonho o faz reagir. O sofrimento lhe dará forças para curar as suas feridas, transformando as suas peças antigas em outras novas e melhores. Graças a elas, o nosso protagonista estará mais próximo do seu objetivo. Bem, graças a elas e ao apoio incondicional dos seus amigos, que serão capazes de ver o seu verdadeiro “eu”.

Cena do filme 'Aviões'

‘Aviões’ é, sem dúvida, um filme altamente recomendado, divertido e emocionante. Ele tem uma mensagem final que serve como uma espécie de memória universal e atemporal: que diz a todos o que foi esquecido em algum momento. Com a sua façanha, Dusty se tornará uma referência, inspirará todos aqueles que conhecerem a sua história para irem um pouco além das aparências, tanto com os outros quanto consigo mesmos.

Não se esqueça, você é o único que tem o direito de decidir quem você quer ser.
Compartilhar
Recomendados para você