Nossos avós, os heróis emocionais do nosso passado

Nossos avós, os heróis emocionais do nosso passado

9, dezembro 2015 em Psicologia 3655 Compartilhados
Nossos avós

Em todos os cantos do mundo, sempre há os favoritos. Não importa o quando você se mova, o quanto viaje ou onde esteja, nunca é um mau momento para voltar. Você sabe bem quais são suas: “pessoas de casa”.

As pessoas de casa têm um aroma de amor e aceitação incondicional. De carinho, de abraços onde fecha-se os olhos e forma-se um sorriso.

(…)

Por essa razão, uma pessoa de casa é o melhor espelho onde podemos olhar diariamente: sempre reflete a versão mais real e autêntica de você. A mais bonita. São a luz no fim do túnel, o apoio durante o caminho e o ombro no qual pode-se depositar as lágrimas.

Reparando as asas quebradas.

Nossos avós são pessoas de casa, de laço inesquecível, únicos e insubstituíveis. Suas lembranças têm gosto de alegria e ternura, ao canto dos abraços, dos olhares cúmplices de duas pessoas que sabem que foram feitas para amar.

Têm cheiro de casa, de castanhas recém assadas, de respeito, de novas brincadeiras, de truques de mágica, de orgulho e de satisfação, de terra molhada após uma chuva de verão, de uma xícara de chocolate quente num dia de inverno. Têm cheiro de infância e de crescimento.

avós-abraçados

Sua trilha emocional ficou impregnada em nós nos princípios mais básicos da vida, no valor do respeito, da maturidade, da temperança, do cuidado e da proteção.

Temos gravados à fogo seus olhares, a profundidade de suas palavras e de seus ensinamentos, as brincadeiras sem sim, os objetivos emocionais, os beijos que curavam qualquer dor e o bolo de chocolate do meio da tarde.

As memórias de um amor infinito

Você já imaginou a vida como se fosse um jogo de empilhar?

Bom, os avós seriam a casa.

– Adaptação de Elvira Sastre –

Os avós tornam a vida do neto excepcional, simbolizam tudo aquilo pelo que vale a pena se desdobrar e sentir o calor dos braços amáveis que sempre querem nos acolher. São os mais hábeis maquiadores das feridas no joelho, um sopro que anestesiava e um abraço que costumava nos recompor por completo.

Com eles aprendemos sem regras, com a calma que ensina quem conhece bem o papel que corresponde a eles desempenhar. Nos educaram com a serenidade dos anos e da satisfação pela continuidade.

Desde o primeiro minuto de vida nos tornamos seus camaradas, seus companheiros de brincadeiras e nos mantivemos no sorriso de seus pensamentos. Compartilhamos inimigos durante os melhores anos de nossas vidas, escondendo nossas brincadeiras dos pais, que tinham o dever de evitar um consentimento excessivo.

amor-infinito-entre-os-avós

Aprofundando nossas raízes…

Certamente, duas das experiências mais satisfatórias da vida são ser neto e ser avô.
Compartilhar

– Donald A. Norberg –

Os avós são maravilhosos porque escutam e mostram um interesse genuíno no que temos a dizer. Além disso, como se diz frequentemente, o amor perfeito, às vezes, não chega até que nasça o primeiro neto.

Um avô é uma pessoa com muita prata no cabelo e muito ouro no coração. Sua riqueza emocional tinge nossa história de cores quentes, de trilhas inesquecíveis, de carisma e de amor.

É que os avós nos demonstraram que não há barreiras para amar e que o caminho do carinho é imenso.

Os avós são simplesmente crianças pequenas antigas, magos que recriam mundos maravilhosos, a diversão disfarçada, a transgressão das regras, o melhor jogo do mundo.
Compartilhar

Nossos avós são um dos maiores tesouros que encontraremos na vida. Por isso, é importante que sejamos fieis às nossas raízes e que nunca esqueçamos o que sua existência e sua participação em nossa vida significou para nós.

Se você teve a felicidade de poder compartilhar sua vida com seus avós, aproveite cada detalhe que os momentos com eles lhe proporcionam e reconheça os valores que eles deixaram. Dê mais importância ao respeito, ao amor e ao cuidado do que ao efêmero e ao banal.

E se agora você se tornar avô ou avó, procure fazer com que seus netos lembrem de você com carinho. Nunca esqueça seus avós, mantenha-os vivos e presentes em seu dia a dia. Deixe que a voz da experiência fale em você.

Recomendados para você