A influência das cores nos estados emocionais – A mente é maravilhosa

A influência das cores nos estados emocionais

março 20, 2015 em Emoções 248 Compartilhados

Os impulsos e sentimentos dos seres humanos costumam ser influenciados não somente pelas situações vividas em cada momento, mas também por muitos outros fatores existentes que afetam os estados emocionais, entre eles as cores e o entorno cromático.

As cores influenciam muito os estados de ânimo das pessoas, especialmente as crianças. Os efeitos psicológicos das cores no estados de ânimo começaram a ser estudados a partir do século XVIII e, com o passar dos anos, diferentes disciplinas têm estudando a sua influência. Os efeitos que os objetos cromáticos podem imprimir às emoções pessoais podem ser separados em duas categorias: as influências diretas e as influências indiretas.

Escolhendo as cores de acordo com o estado de ânimo

Apesar de um dos fatores que mais influenciam as emoções ser a luz, as cores estão associadas à diferentes estados de ânimo. Podemos separar a paleta cromática em várias classificações, por exemplo em cores quentes e frias. As cores quentes, vermelho, laranja, amarelo e suas variações são mais vibrantes e o contrário ocorre nas cores frias, os tons cinzas, azuis escuros, preto, etc.

O vermelho é considerado uma cor antidepressiva, a mais forte em toda a gama cromática, sendo geralmente é associado a conceitos tais como a paixão, o amor, a energia, a vitalidade, etc.  Algumas das sensações que esta cor pode provocar são palpitações, fazer subir a pressão arterial, incrementar também o desejo e a excitação. Para aquelas pessoas que costumam ter estados de ânimo negativos e sofrem com a falta de motivação, depressão, angustia ou solidão, esta variedade de tons pode ser útil para melhorar seu ânimo.

Se o que desejamos é ter um ambiente tranqüilizador e sedante, a cor mais indicada é o verde. Alguns dos efeitos que se associam a esta tonalidade são a baixa tensão nervosa, sendo então ideal para aquelas pessoas com muito estresse. Também pode ser associado a natureza e provocar uma sensação de frescor, além disso pode ser combinado com tons pastéis ou claros para criar um ambiente mais estabilizador.

As cores são associadas não apenas aos estados emocionais, mas também costumam ser utilizados em técnicas de relaxamento e meditação milenares como o Feng Shuí. Estas filosofias também estabelecem que cada cor tem uma energia diferente, e isto é o que provoca diversos estados de ânimo e afeta de forma diferente às pessoas. Os objetos decorativos coloridos também podem criar um ambiente de harmonia.

Recomendados para você