Os benefícios de contar histórias para as crianças

· abril 4, 2016

Pinóquio é uma das mais clássicas histórias para crianças. Conta a história de um boneco de madeira que ganha vida graças a uma fada madrinha que cumpre o desejo do velhinho Gepeto. Gepeto manda Pinóquio à escola, mas Pinóquio, em vez de ir à escola, se mete em muitas complicações por causa das suas mentiras e desobediências. Finalmente, Pinóquio se torna obediente e a fada madrinha o premia transformando-o em um menino de verdade.

Portanto, o que esta história ensina para as crianças é o valor de dizer a verdade, ser obediente e sincero e agir com amor. Os valores são apenas uma parte dos benefícios que os contos podem trazer para as crianças. A outra parte tem a ver com o desenvolvimento da criatividade, do hábito da leitura, a melhora da escrita e o fato de criar momentos de cumplicidade e intimidade.

“A criatividade requer ter a ousadia de se desprender das certezas.”
-Erich From-

Ensina valores

As crianças têm uma grande facilidade para aprender, já que a sua curiosidade insaciável faz grande parte do trabalho. Assim, podemos usar as histórias para lhes ensinar valores como a amizade, o respeito, a sinceridade, a generosidade, a modéstia, a lealdade… Desse jeito, de forma simples e divertida, irão adquirir o conhecimento.

Através das histórias, as crianças aprendem a conhecer outros personagens, outras culturas e outras formas de pensar e de sentir, o que lhes ajudará a saber por que se sentem de uma determinada forma ou por que existem pessoas que são diferentes por causa da sua religião, sua cultura e seus valores.

Melhora a compreensão escrita e beneficia o hábito da leitura

Ler histórias para os nossos filhos ajuda a melhorar a sua compreensão de leitura, como uma habilidade básica que se desdobra em uma série de capacidades relacionadas: domínio da oralidade, gosto pela leitura e pensamento crítico. O desenvolvimento da compreensão escrita facilita para as crianças as ferramentas necessárias para a vida acadêmica, profissional e social.

crianças-lendo

Saber ler não é só ter a capacidade de interpretação de certos grafismos e pronunciá-los de forma correta, mas significa ter a habilidade de compreender o que se lê, de saber o que o autor quer dizer e formar uma opinião a respeito disso. Portanto, trata-se de dar um significado ao texto que se lê e tirar conclusões próprias.

Permite compartilhar momentos de cumplicidade com as crianças

Se cada dia compartilhamos um momento de leitura com nossos filhos, fortalecemos o vínculo da cumplicidade e o carinho com eles. Isto ajuda a fazer com que as crianças tenham uma certa segurança sobre a qual construir uma boa autoestima.

“Os contos de fadas são mais do que reais, não porque ensinem as crianças que existem dragões, e sim porque ensinam que é possível derrotar os dragões.”
-Gilbert Keith Chesterton-

Melhora a escrita

A leitura e a escrita estão muito relacionadas entre si, e um bom leitor costuma ser um bom escritor. A escrita permite organizar os pensamentos das crianças, facilitando que apareça o costume de pensar e se expressar de forma lógica. A escrita melhora, além disso, a concentração e a reflexão, já que requer uma atenção especial.

Iniciou-se um debate com relação à escrita à mão quando o sistema educativo finlandês decidiu substituir, para o ano letivo de 2016/2017, o aprendizado da escrita manual por aulas de digitação no teclado QWERTY. Mas, embora as novas tecnologias tendam a eliminar a escrita à mão, não podemos nos esquecer de alguns dos benefícios que essa forma de escrever nos traz: facilita a concentração, o cérebro se ativa, permite tirar um tempo para pensar no que queremos dizer, facilita a estruturação da linguagem e tem a ver com um movimento mais natural para nós do que o de apertar teclas ou telas.

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, realizaram algumas pesquisas que provaram que escrever à mão ativa mais regiões do cérebro e favorece o aprendizado de formas, símbolos e línguas. Além disso, segundo explicam os autores da pesquisa, a escrita à mão ajuda a expressar melhor os pensamentos e as ideias.

Finalmente, não esqueçamos que cada um tem a sua própria letra. Pode ser mais ou menos clara, mas sempre será uma forma única que irá nos identificar.

Aumenta a criatividade

A criatividade é a geração de novas ideias ou conceitos ou de novas associações entre ideias e conceitos conhecidos, que normalmente geram soluções originais.

crianças-brincando

Contar histórias proporciona aos nossos pequenos os ingredientes necessários para que a sua imaginação ponha-se a funcionar e apareçam perguntas, sem que estejam acompanhadas da necessidade de resolvê-las para responder a uma situação real. Além disso, através dos contos eles conhecerão lugares imaginários, personagens fantásticos e aprenderão que a imaginação não tem limites.

“A imaginação é mais importante do que o conhecimento.”
-Albert Einstein-