Benefícios emocionais de fazer tricô - A Mente é Maravilhosa

5 benefícios emocionais de fazer tricô

fevereiro 5, 2018 em Emoções 318 Compartilhados
Benefícios emocionais de fazer tricô

Você sabia que são muitos os benefícios emocionais de fazer tricô? Por isso, se você decidir tricotar um casaco, um colete, um babador, o que seja, além de obter uma nova peça, ao longo do caminho terá cuidado de sua saúde emocional. Interessante, não?

Uma autora chamada Kathryn Vercillo, especialista na aplicação terapêutica de artesanato, pesquisou o tema. O fruto de seu trabalho é o livro ‘O crochê salvou minha vida‘. Além disso, dedicou grande parte de sua carreira para demonstrar os benefícios que os trabalhos manuais podem oferecer.

Quais são os benefícios emocionais de fazer tricô?

Algumas terapias adotaram o tricô como exercício complementar para a recuperação do paciente. Pelo que parece, essa atividade exercita a agilidade do cérebro, ao mesmo tempo em que melhora a estabilidade emocional.

Mulher fazendo tricô

Reduz o estresse

O tricô é magnífico para reduzir a ansiedade em estados de nervosismo e estresse elevado.

Isso acontece devido à grande quantidade de concentração necessária para fazê-lo. Então, uma vez que olhamos para as agulhas, tudo que está ao nosso redor desaparece, incluindo os problemas, como se fossem um plano de fundo. É uma ótima técnica para tranquilizar as emoções, uma atividade na qual dificilmente entram sentimentos negativos (tristeza, raiva, ressentimento, etc.).

“Há muitas pessoas neste mundo que passam muito tempo cuidando de sua saúde e não têm tempo para apreciá-la.”
-Josh Billings-

Melhora a agilidade cerebral

Isso é facilmente explicável. Como é lógico, o crochê e outras técnicas de tricô requerem coordenação mental e motora. Então, ao colocar o cérebro para trabalhar, você potencializará seu funcionamento. Tudo isso torna esta prática especialmente benéfica para pessoas mais velhas. Considera-se que atrasa os sintomas do envelhecimento, forçando-as a exercer diferentes processos psicológicos básicos, como a atenção sustentada.

Ele também desenvolve a coordenação motora, por isso ajuda a melhorar os problemas motores finos. A terapia da lã também é positiva para crianças que apresentam distúrbios motores e para pessoas com artrite ou reumatismo.

Aumenta o desenvolvimento social

É possível que uma atividade que estimula a concentração tenha benefícios sociais? Sim, e provavelmente todos vimos nossas avós, anos atrás, reunidas em grupo para praticar esse tipo de atividade manual.

Embora, durante alguns anos, essa função de socialização tenha sido perdida, há mais e mais iniciativas para recuperá-la. Seja na forma de cursos ou terapias, o tricô é um exercício que virou moda: ajuda a trocar ideias e compartilhar com outras pessoas.

Fazer tricô com as amigas

Alivia a depressão

Outro dos benefícios emocionais de fazer tricô é o fato de que esta atividade é positiva para as pessoas com depressão. Isso acontece porque sua prática libera serotonina, o antidepressivo natural. Isso é o que revela um estudo publicado pelo British Journal of Occupational Therapy, em que 81% dos participantes mostraram melhoras evidentes após um pequeno período de tricô.

Melhora a autoestima

Outra grande vantagem do tricô é a melhora na autoestima. A pessoa obtém novas habilidades enquanto se sente produtiva. Além disso, é uma maneira de fazer algo para os outros quando a peça é tricotada para amigos e familiares.

Seja como for, o tricô é uma forma de expressão. Um meio para criar algo útil, bonito ou pessoal. Tudo isso faz com que a pessoa se sinta orgulhosa de seu trabalho e, portanto, de quem o fez: ela mesma.

“Fazer o que você gosta é liberdade. Gostar do que você faz é felicidade.”
-Frank Tyger-

Ajuda a ter uma melhor qualidade de sono

Outro grande mal que a cada dia se torna mais comum, atingindo um número maior de pessoas, é a insônia. Nosso sono é de menor qualidade devido ao estresse, tensão e ansiedade. No entanto, Herbert Benson, professor do Instituto Médico Mente/Corpo, mostrou que 90% de seus pacientes melhoraram após as terapias que incluíram o tricô.

Aparentemente, o fato de se concentrar em uma atividade que se baseia na repetição nos relaxa e nos acalma. Obviamente, tudo isso alivia nossa tensão antes de dormir e leva a um estado propício ao descanso.

Fazer tricô

Como podemos ver, são muitos os benefícios emocionais de fazer tricô. Esta atividade tem um potente efeito antiestresse que pode nos fazer sentir melhor com nós mesmos e com o mundo que nos rodeia. Prontos para começar hoje?

Recomendados para você