Benefícios de ler contos para as crianças

· maio 23, 2018

Ler contos para as crianças é um momento de encontro entre a pessoa que lê, a criança e o autor. Além disso, é uma prática que tem muitos benefícios, pois não só ajuda a estimular e desenvolver a imaginação das crianças, mas também promove um espaço de calma para elas e uma oportunidade de fortalecer a relação.

Mas… existem mais benefícios psicológicos derivados da leitura de contos para as crianças? Sem dúvidas a resposta é sim! O hábito de ler para as crianças desde os seus primeiros anos facilita e fortalece o desenvolvimento de algumas de suas capacidades cognitivas, como a memória, a criatividade ou, inclusive, a empatia.

É importante ter em conta que ao realizar esta atividade, o fundamental é que elas sejam entretidas com diversas temáticas e, acima de tudo, que isso aconteça alguns momentos antes de dormir.

A seguir explicamos tudo que envolve esta linda prática.

“Há mais riquezas nos livros do que na arca dos piratas da Ilha do Tesouro.”
-Walt Disney-

Facilita o processo de simbolização

A simbolização, ou o processo simbólico, é a capacidade que temos de criar significados através de imagens, palavras, histórias ou frases. É o ato de representar qualquer coisa com a ajuda de um símbolo.

Quando lemos contos para as crianças, favorecemos que gerem imagens em sua mente relacionadas com as histórias que contamos. Ou seja, elas são capazes de simbolizar e dar forma às palavras.

Pai lendo para os filhos

Ajuda a desenvolver a teoria da mente

Quando falamos da teoria da mente, falamos da capacidade de representar nossa mente e a dos demais, ou seja, pensar como os outros pensam. A capacidade de adotar a perspectiva do outro e atribuir, a partir daí, reflexões, desejos e pontos de vista.

Ao ler um conto, permitimos que as crianças pensem como seus personagens, que sejam capazes de saber o que fariam se estivessem naquela situação.

Além disso, a teoria da mente permite antecipar situações e afastar o egocentrismo, dando a oportunidade de se colocar no lugar do outro. Esta capacidade é desenvolvida por volta dos 4 a 5 anos de idade, mas com ações como a de ler uma história, acabamos facilitando seu desenvolvimento.

“Ler é equivalente a pensar com a cabeça de outra pessoa em vez da própria.”
-Arthur Schopenhauer-

Aumenta a imaginação

Ao ler contos para as crianças, acabamos potencializando a criação de novos espaços em suas mentes; elas tornam-se capazes de se imaginar e se transportar para outros mundos, construindo cenários fictícios.

Portanto, favorecemos a descontextualização, essa ruptura da rigidez mental através da habilidade da imaginação.

Favorece o “andaime”

O conceito de andaime é utilizado na psicologia do desenvolvimento para se referir às orientações, ajudas e informações que as crianças recebem por parte de seus pais ou educadores para guiar seu desenvolvimento. Assim, o andaime pode ser entendido como a estrutura básica necessária para criar, a partir dela, outras de maior tamanho e envergadura.

Quando lemos contos às crianças, favorecemos a indagação e a solução de algumas de suas dúvidas através da nossa ajuda. Além disso, muitas vezes as histórias dos protagonistas podem servir como lições de vida.

Mãe lendo para os filhos

Outros benefícios dos contos para as crianças

Como vimos, são muitos os benefícios derivados da leitura de contos. Podemos adicionar a eles a facilitação do processo de compreensão, a ampliação do vocabulário e, é claro, o fato de gerar e promover a empatia. Ler oferece a oportunidade de descobrir novos pontos de vista.

Assim, o hábito de ler para os pequenos estimula seu desenvolvimento e torna possível a consolidação de algumas estruturas e funções cognitivas que eles irão desenvolver posteriormente.

Ler um conto é muito mais que contar histórias, ler é viajar, criar magia entre o leitor e o receptor, e criar asas.

“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.”
-Charles William Eliot-