4 benefícios psicológicos do cochilo

4 benefícios psicológicos do cochilo

dezembro 1, 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados
Beneficios do cochilo

Tirar um cochilo é algo que muitas pessoas fazem, normalmente após a refeição. Depois de acordar cedo, para aguentar acordado até de noite, às vezes é bom tirar uma soneca. Um cochilo ajuda a recarregar as energias para continuar enfrentando o dia de forma produtiva.

Apesar disto, muitas pessoas se negam a fazer a “siesta” ou a evitam pensando que vão “perder tempo”. O que elas não sabem é que, além de recarregar as energias, o cochilo tem muitos benefícios psicológicos que muitas vezes desconhecemos.

Você quer conhecer os benefícios psicológicos do cochilo? Continue lendo…

1. Estar mais alerta

Após uma longa manhã de trabalho, o nosso rendimento vai diminuindo. Pensamos de forma mais lenta, não temos tantos reflexos, bocejamos… Em resumo, convivemos com um cansaço que reduz o nosso estado de alerta.

Os benefícios do cochilo

Em determinadas profissões, estar alerta é algo de grande importância. Para um piloto de avião, um motorista ou qualquer outro trabalho que requeira “estar bem alerta,” é muito importante não estar sonolento ou adormecer. É por isso que um cochilo não apenas nos torna mais alertas, mas também mais conscientes do nosso entorno.

Você consegue imaginar um militar que não esteja alerta? Ou um professor que não possa se manter atento? Nestas e em muitas outras situações, estar alerta é muito necessário, de modo que a siesta deveria ser quase obrigatória.

2. Melhora a memória

Às vezes dormimos mal à noite e nos sentimos mais cansados que de costume, algo que afeta a memória. Por isso, um bom cochilo que permita descansar bem será muito benéfico para a memória.

Uma siesta não apenas nos recarrega de energia, como também aumenta a atividade cerebral. Isto, além de melhorar a memória, aumenta a criatividade! Mas para isto, não se deve exagerar. O que queremos dizer com isto?

O normal é dedicar de 10 a 20 minutos para tirar um cochilo, mas às vezes o nosso corpo precisa de mais tempo.Isso vai depender da pessoa e da sua dificuldade para pegar no sono. Para que a criatividade possa aumentar, é preciso dormir o que se julgar necessário para um bom descanso. Você consegue se permitir?

3. Melhora o humor

Dormir mal e estar cansado durante o dia todo pode deixar a pessoa irritadiça. É por isso que uma siesta é uma ótima ideia! Se você está irritado e tudo o incomoda, experimente tirar um cochilo rápido. Ele irá melhorar o seu humor.

Além disso, uma soneca fará você ser mais produtivo. A preguiça que acompanha o cansaço vai embora para dar lugar a uma pessoa ativa com vontade de trabalhar. Não existe melhor xícara de café do que uma boa siesta.

4. Elimina o estresse

Isto não é tudo! Além de um humor melhor e mais produtividade, um bom cochilo dissipará o estresse que você estiver passando. Sabemos que, diante do estresse do trabalho, o melhor é se afastar, dar um passeio, se distanciar… Mas às vezes isto não é suficiente. A cabeça continua pensando no trabalho e não conseguimos esquecê-lo. Por isso, uma siesta pode fazer você se livrar desse estresse que você carrega e que o bloqueia.

Os benefícios do cochilo

Mas, o que acontece se você não puder dormir? Não se frustre, nem se levante para voltar às suas atividades. Mantenha os olhos fechados durante alguns minutos mesmo que você não possa pegar no sono. Só de fazer isto, você já está descansando! Mesmo que não pareça, você está diminuindo a sua ansiedade e os nervos.

E você, costuma tirar um cochilo?

Se sim, parabéns! Perceba todos os benefícios que existem para a sua memória e o seu rendimento. Se você ainda não tem este hábito, talvez você não tenha a necessidade. Mas se você se sentir irritadiço, esgotado ou com preguiça, experimente a siesta! Ela fará com que o restante do dia seja muito mais produtivo.

Recomendados para você