Benefícios psicológicos do power walking

· julho 27, 2018

O power walking é uma boa opção para começar a praticar exercício de forma moderada, pois ajuda tanto a se manter em forma quanto a se desconectar de problemas e preocupações, promovendo uma boa saúde psicológica.

Esta disciplina consiste em caminhar em ritmo constante e enérgico, fazendo movimentos pronunciados com os braços e dando passos largos. Ou seja, é uma forma de caminhar que se adapta a determinados parâmetros como a intensidade, o controle da postura, as mudanças de ritmo e a duração de cada sessão.

Como a caminhada ou qualquer tipo de exercício cardiovascular, a prática do power walking oferece muitos benefícios psicológicos e, consequentemente, é considerada uma excelente ferramenta para a mente.

Para se manter saudável, a Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos caminhem pelo menos 10 mil passos por dia, o equivalente a 7 quilômetros. A priori, pode parecer uma prática fácil, já que esses passos começam a contar a partir do momento em que você põe os pés no chão assim que se levanta. No entanto, a realidade é totalmente diferente. De qualquer forma, estamos convencidos de que, com o power walking, você estará muito perto de cumprir o objetivo proposto pela OMS.

Praticar o power walking pode melhorar sua vida de diferentes maneiras. A seguir, explicamos os benefícios psicológicos mais relevantes dessa prática.

Benefícios do power walking

Prática do power walking

1. Reduz o estresse

O power walking ajuda a reduzir o estresse e as preocupações diárias, pois nos permite desconectar para redirecionar nosso foco e manter níveis adequados de concentração.

Por sua vez, é uma maneira eficiente de dedicar tempo a si mesmo e afastar tensões. A serotonina e as endorfinas liberadas no cérebro através do exercício favorecem um humor mais tranquilo. Além disso, sair do ritmo frenético do escritório e do cotidiano para fazer uma caminhada ajuda a mantermos a nossa motivação.

Por outro lado, o power walking, como qualquer outra atividade física, melhora a função cognitiva, especificamente a velocidade do processamento da informação e dos tempos de reação.

“Tive os melhores pensamentos da minha vida em minhas caminhadas”.
-Daniel Kahneman-

2. Estimula a criatividade

Caminhar nos ajuda a ser mais criativos. Na verdade, é um exercício ideal para gerar novas ideias, já que o corpo relaxa, as preocupações começam a desaparecer e as ideias a fluir. Precisamos de apenas 10 minutos para notar seus efeitos!

Um estudo realizado por especialistas da Universidade de Stanford e da Universidade de Santa Clara, nos Estados Unidos, constatou que somos muito mais criativos quando fazemos uma caminhada do que quando estamos sentados. Além disso, os pesquisadores americanos demonstraram que caminhar estimula significativamente a criatividade.

3. Aumenta a autoestima

O power walking nos permite desfrutar de nossa companhia, além de melhorar nossos níveis de autoestima. De acordo com a psicóloga María Teresa Rubio, “a autoestima é proveniente da capacidade de superar obstáculos e atingir objetivos, e a prática do power walking pode ser uma boa forma de exercitar essas facetas do nosso comportamento”.

Além disso, ao caminhar sozinhos, favorecemos a conexão com nós mesmos e o gerenciamento das nossas emoções, porque podemos nos ouvir e obter uma visão diferente do que nos acontece.

Benefícios do power walking

4. Melhora a qualidade do sono

A prática de power walking nos ajuda a desfrutar das nossas horas de sono. Max Hirshkowitx, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Baylor, afirma que 75% das pessoas que praticam atividade física regularmente têm um sono mais reparador.

Por fim, recomendamos o power walking para as pessoas que gostam de caminhar e que desejam aumentar o ritmo de caminhada, pois através de sua prática é possível obter inúmeros benefícios psicológicos e físicos. Então, o que você está esperando para começar?