Benefícios psicológicos de viver em um ambiente rural

15 Dezembro, 2020
Você sabe quais são os benefícios de viver em um ambiente rural? Como morar no campo é diferente de morar em uma cidade grande? Neste artigo, veremos mais de perto a situação de quem vive fora dos grandes centros urbanos.

Cada vez mais pessoas estão decidindo viver em um ambiente rural devido aos seus benefícios. As escapadas de fim de semana a locais rodeados pela natureza estão em pleno crescimento, mesmo que a oferta cultural da cidade grande seja muito mais variada.

É claro que o meio rural tem recursos limitados, como a variedade cultural e as oportunidades de trabalho, para não falar de outros, como o acesso à internet. No entanto, a vida no campo enriquece em outros aspectos.

Por exemplo, as pessoas que vivem no campo geralmente têm um contato maior com a natureza. Também é comum ter mais relacionamentos pessoais, além de mais tempo para desfrutá-los. Além desses, você conhece outros benefícios de viver em um ambiente rural?

Vantagens e desvantagens de viver em um ambiente rural

Cada vez mais pessoas estão deixando a cidade para buscar um ritmo de vida menos acelerado e menos estressante. Tomar a decisão de viver em um ambiente rural envolve priorizar os benefícios que você obterá sobre as limitações com as quais terá de conviver. Aqui estão as principais vantagens e desvantagens:

Vantagens e desvantagens de viver em um ambiente rural

Vantagens

As vantagens de viver em um ambiente rural podem ser resumidas nos seguintes pontos:

  • Comprar ou alugar uma casa costuma ser mais barato. Além disso, o custo de vida nas áreas rurais geralmente é mais baixo do que na cidade.
  • As relações sociais tendem a ser mais próximas entre membros de uma comunidade pequena do que entre moradores da cidade grande.
  • As longas horas de espera no trânsito ou no transporte público são substituídas por caminhadas, proporcionando benefícios à saúde e economia de tempo.
  • Os hábitos alimentares tendem a ser mais saudáveis, graças aos produtos frescos de hortas ou fazendas próximas e às frutas e vegetais sazonais. É claro que ainda haverá alimentos ultraprocessados ​​em pequenos mercados, mas não com a mesma abundância que na cidade.
  • Espaços amplos e abertos proporcionam uma sensação de paz. Eles permitem que você esteja em contato com a natureza e ajudam a manter a calma, enquanto nas grandes cidades a vida é extremamente estressante devido a vários fatores, como ruídos, trânsito, má qualidade do ar, falta de tempo, etc.
  • O trabalho em áreas rurais tende a ser mais colaborativo e menos focado na hierarquia de cargos, na concorrência entre funcionários e nas responsabilidades individuais de trabalho.
  • Quando os jovens se mudam para o campo, ajudam a repovoar certas áreas onde os habitantes são mais velhos. Muitas vezes, isso pode salvar pequenas cidades da extinção.

Desvantagens

As desvantagens que viver em um ambiente rural podem ter são resumidas aqui:

  • O acesso à tecnologia e às redes sociais pode ser limitado.
  • Para alguns procedimentos administrativos, pode ser necessário ir à cidade. É claro que, com a internet, essa necessidade está se tornando menos frequente.
  • O acesso à assistência médica pode ser mais difícil do que na cidade. Isso é especialmente relevante para aqueles que sofrem de algum tipo de doença crônica ou que precisam de atenção médica frequente.
  • As oportunidades de trabalho e as opções de lazer podem ser mais limitadas.

Benefícios psicológicos de viver em um ambiente rural

Apesar das desvantagens, muitas pessoas decidem mudar de vida e optar pela vida rural. Viver em um ambiente rural pode trazer uma sensação de serenidade e tranquilidade que às vezes não é encontrada na cidade.

Além disso, o fato da conexão à internet ser limitada estimula a comunicação com as pessoas da comunidade. Esse sempre foi um aspecto importante da vida rural.

O sentimento de pertencimento, o foco nas relações sociais entre os integrantes e o contato com a natureza ajudam a evitar a sensação de isolamento e a solidão indesejada, além de outros transtornos emocionais.

Viver em meio rural é, portanto, um fator de proteção social contra o sentimento de solidão. Há benefícios não apenas na comunicação com outras pessoas, mas também no contato com a natureza a qualquer momento. Este ambiente favorece viver o momento presente e desfrutar das sensações que a natureza tem a oferecer, como uma variedade de alimentos frescos e diferentes atividades ao ar livre, ou uma agradável caminhada sob o sol no início da manhã.

Benefícios para os idosos

Os idosos também podem se beneficiar com a chegada de novas pessoas à região. Com isso, o ambiente é renovado, além do fluxo extra de recursos que a comunidade irá apreciar. A presença de crianças também ajuda a animar as coisas.

Ainda mais importante para os idosos é a companhia que eles podem obter com essas pessoas e a ajuda que podem receber delas. Como mencionamos acima, as áreas rurais são onde as relações sociais são fortalecidas, o que é um benefício para as pessoas mais velhas.

Neto e avô no jardim

Relações sociais na infância

Os ambientes rurais também oferecem às crianças mais liberdade para correr e brincar ao ar livre. As cidades pequenas, por serem ambientes mais seguros, favorecem a possibilidade de sair, praticar esportes e interagir com seus pares sem um nível de atenção tão elevado quanto o que é necessário em uma cidade.

Além disso, ecologicamente falando, os ambientes rurais podem aumentar a sensibilidade e a consciência das crianças em relação ao meio ambiente, instigando estratégias de cuidado com o meio ambiente, o que favorece comportamentos futuros para um mundo sustentável.

Em suma, existem muitos benefícios em viver em um ambiente rural para pessoas de todas as idades. No entanto, antes de se mudar para o meio rural, você deve analisar cuidadosamente os benefícios e as desvantagens antes de tomar uma decisão. Não se esqueça de que você e a sua família terão que conviver com essa decisão 365 dias por ano.