Como posso contribuir para melhorar o meio ambiente na minha comunidade?

novembro 15, 2019
Melhorar o meio ambiente é um objetivo comum, embora somente porque, com base em um ponto de vista puramente egoísta, as consequências de não fazê-lo afetem a todos. Neste artigo, vamos apresentar algumas medidas que podem contribuir com esse objetivo.

Melhorar o meio ambiente é um objetivo que deveria ser compartilhado e perseguido por todos os seres humanos. Existem diferentes fontes dedicadas ao estudo do impacto ambiental, tais como o Greenpeace e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que nos mostram que o nosso planeta precisa de cuidados.

Segundo a FAO, por exemplo, todos os anos 8,8 milhões de hectares de floresta desaparecem.

Esses dados revelam que o dano sofrido pelas florestas repercute na vida de cada um de nós, pois representa um atentado contra a biodiversidade. Como consequência, também ocorre uma perda de fontes de energia e de espaços naturais, essenciais para que o planeta continue sendo habitável.

Portanto, melhorar o meio ambiente é um objetivo comum. Dado o grande alerta social existente, nós nos perguntamos: como eu posso melhorar o ambiente? Será que posso realizar pequenas ações que contribuam com essa causa?

A resposta é simples: realizar pequenas ações significa melhorar o meio ambiente, visto que cada gesto contribui e ajuda a melhorar a natureza. Nesse sentido, vamos nos focar em tarefas simples que estão alinhadas com esse objetivo.

“O que estamos fazendo às florestas do mundo é um espelho do que fazemos a nós mesmos e aos outros”.
-Mahatma Gandhi-

Proteger a natureza e o meio ambiente

Melhorar o meio ambiente, uma tarefa de todos

Reduza, reutilize e recicle

Reduzir, reutilizar e reciclar refere-se à “regra dos três erres” introduzida pela organização Greenpeace. Consiste em uma proposta sobre hábitos de consumo com o objetivo principal de reduzir o volume de resíduos gerados, potencializando um consumo responsável dos recursos.

Em primeiro lugar, reduzir faz referência a minimizar os recursos que consumimos, ou seja, diminuir o consumo tanto de energia quanto de bens.

Nesse sentido, podemos colocar em prática algumas tarefas simples, como fechar a torneira quando não estiver sendo utilizada, evitar deixar os aparelhos eletrônicos conectados à tomada, usar lâmpadas de baixo consumo energético e aproveitar a luz natural sempre que possível.

Em segundo lugar, reutilizar consiste em utilizar de novo um instrumento, uma ferramenta ou um objeto para o mesmo uso ou um uso diferente. Por exemplo, usar novamente as sacolas de supermercado ou reaproveitar caixas que não estão sendo usadas para armazenamento.

Paralelamente, reutilizar significa criar com materiais já usados ou descartados: vasos feitos com garrafas de vidro usadas, por exemplo.

Por fim, para melhorar o meio ambiente, reciclar consiste em separar os resíduos com a ideia de que possam ser submetidos a um processo de transformação ou aproveitamento. Isto é, separar o plástico, do vidro, do papelão e dos resíduos em geral para, então, colocá-los na lixeira correspondente.

A próxima questão é: embora seja verdade que a maioria de nós sabe em que consiste a reciclagem, será que realmente sabemos reciclar corretamente?

“Reutilizar significa usar a imaginação para criar objetos sobre algo já criado.”

Cuide do ambiente ao seu redor

O meio ambiente é de todos e, por isso, todos somos obrigados a fazer um uso responsável dele. Ou seja, cuidar do ambiente ao nosso redor.

Por exemplo, cuidamos do ambiente ao nosso redor quando, ao utilizar um espaço público (praia, campo, piscina, entre outros), deixamos o espaço do mesmo jeito que o encontramos, retirando os possíveis resíduos que geramos e mantendo o lugar limpo e cuidado.

“Compartilhamos a Terra não apenas com os seres humanos, mas também com todas as outras criaturas”.
-Dalai Lama-

A calma transmitida pelo mar

Considere alternativas de transporte

Compartilhar o carro para ir ao trabalho, utilizar o transporte público para ir de um lugar ao outro, apostar no uso da bicicleta como meio de transporte e, sempre que possível, ir ao destino desejado caminhando, são ações que formam um grande leque de alternativas de transporte por meio das quais contribuímos com nosso grãozinho de areia para melhorar o meio ambiente.

Por que é importante tomar medidas nesse sentido? A diminuição da quantidade de veículos nas estradas reduz a poluição, visto que escolher outras alternativas como meio de transporte significa um menor impacto ambiental por emissões de CO2, produzido na combustão dos veículos, de acordo com os dados de Greenpeace.

Em suma, a Terra é de todos, por isso protegê-la também é responsabilidade de todos. Assim como George Holland afirma, quando a qualidade de vida diminui por causa da deterioração do meio ambiente, a qualidade de vida de todos os seres é afetada, incluindo a nossa.

“A mudança climática se intensificou drasticamente nos últimos anos devido, principalmente, ao excessivo aquecimento global produzido por um elevado nível de CO2 na atmosfera, o que é prejudicial para o meio ambiente. Está em nossas mãos o poder de freá-lo e buscar maneiras respeitosas de interagir com o planeta”.
-Oxfam Intermón-