Bikram Yoga: características e benefícios

janeiro 16, 2019
Conheça um novo estilo de exercício ao praticar Bikram Yoga, que oferece benefícios para o equilíbrio do corpo e da mente.

O yoga é uma prática milenar executada por milhões de pessoas no mundo todo. No entanto, existem diferentes maneiras de realizá-la. Portanto, o ideal é conhecer todas as suas variantes para saber qual é a mais adequada a cada uma das suas necessidades. O Bikram Yoga é uma vertente da prática e, talvez, a característica que mais chame nossa atenção seja o fato de que o lugar da prática deve estar aquecido a mais de 40 °C.

Esse tipo de yoga é uma das práticas mais procuradas quando se trata de relaxar e se exercitar ao mesmo tempo. Graças ao fato de utilizar o calor, permite maior flexibilidade ao realizar movimentos. Dessa forma, é muito mais fácil praticar e não há dor ao realizar as diferentes posturas.

Além disso, é importante notar que, embora tenha surgido há muitos anos, agora se tornou moda em vários países ocidentais. Por outro lado, em relação à dificuldade das posições, falamos de uma vertente que requer alguma prática por causa da dificuldade que envolve.

“As posturas de yoga são pensadas para a temperatura na Índia e os benefícios que a vasodilatação causa pelo calor. O que tentamos fazer é reproduzir essas condições “.
-Jonathan Martín-

Como nasceu o Bikram Yoga?

Esse tipo de yoga nasceu graças a Bikram Choudhury. Sua motivação para buscar uma maior conexão com seu corpo nasceu de um acidente. Como resultado disso, ele descobriu que o exercício realizado em um ambiente onde a temperatura era alta favorecia tal comunicação.

Dessa forma, ele conseguiu se reabilitar completamente, reduzindo a dor ao se exercitar. Desde então, pouco a pouco, Choudhury foi se cercando de pessoas que queriam fazer o que ele fazia. Pessoas que, ao obter bons resultados, se tornavam a melhor propaganda para seu método e suas ideias.

Bikram Yoga

Assim, Bikram Choudhury iniciou uma nova técnica aplicada ao yoga que combina conhecimento ocidental e oriental ao mesmo tempo. O programa dura 90 minutos e as 26 asanas, ou posturas, devem ser realizadas de maneira integral. Além disso, deve-se combinar exercícios de respiração em uma sala que esteja em alta temperatura.

Cada uma das respectivas asanas destina-se a tratar os diferentes sistemas do corpo. As posturas são caracterizadas especificamente por reunir equilíbrio, respiração e diferentes exercícios de alongamento sobre um tapete. Embora não seja difícil, a força nos braços e nas pernas é necessária para executar cada asana perfeitamente.

Ao realizar o Bikram Yoga, é essencial usar roupas confortáveis e leves para ficar à vontade e suportar a temperatura da sala.

Quais são os benefícios do Bikram Yoga?

Liberar toxinas

Um dos benefícios mais notáveis da prática do Bikram Yoga é liberar toxinas. Especificamente, a exposição a altas temperaturas permite que o corpo, através da transpiração, libere toxinas em um ritmo mais acelerado.

Um estudo chamado “Can POPs be substantially popped out through sweat?” (em tradução livre, “Os POPs – Poluentes orgânicos persistentes – podem ser substancialmente eliminados através do suor?”), publicado pela Environment International, garante que suar elimina as toxinas do organismo.

Nesse sentido, as pessoas que praticam essa disciplina geralmente produzem um litro de suor por sessão. Portanto, o ideal é hidratar bem o corpo antes de iniciar uma aula. Além disso, levar uma garrafa de água é absolutamente recomendável para evitar a desidratação.

Relaxamento extremo

A alta temperatura do ambiente também promove o relaxamento muscular. Os músculos do corpo estarão muito mais relaxados e vascularizados, o que faz com que sua flexibilidade também aumente. Em caso de haver lesões ou estar em recuperação, o calor também ajuda a reduzir a sensação de dor.

Sem níveis de treinamento

O Bikram Yoga pode ser praticado por um principiante ou um praticante avançado. No entanto, é ideal começar gradualmente com as asanas. Isso porque o fator calor pode sobrecarregar aqueles que nunca fizeram uma aula de yoga antes, dificultando seu desempenho.

Bikram Yoga

Algumas contraindicações a considerar

O Bikram Yoga é contraindicado para mulheres grávidas ou pessoas com certos problemas circulatórios (sempre consulte o médico antes). Devemos pensar que o calor faz com que os canais pelos quais nosso sangue circula se dilatem e que, portanto, nossa pressão diminui.

Além disso, à medida que ficamos mais velhos, devemos também ter mais cuidado com a exposição a altas temperaturas. No entanto, há pessoas com mais de 60 anos que praticam sem nenhum tipo de efeito colateral.

Por fim, é preciso destacar que se você estiver em determinadas condições, como um resfriado, febre ou depois de uma semana muito quente, não é aconselhável praticar. No entanto, de maneira geral, o Bikram Yoga pode ser muito benéfico para reduzir a tensão e equilibrar a mente.