Sun Tzu, biografia de um estrategista

Sun Tzu foi o autor do livro 'A Arte da Guerra', a obra filosófica e militar mais famosa de todos os tempos. O mais interessante deste livro é que ele aborda a guerra principalmente como um confronto mental. Além disso, as batalhas são vistas como indesejáveis.
Sun Tzu, biografia de um estrategista
Sergio De Dios González

Escrito e verificado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 16 fevereiro, 2022

O que você sabe sobre a biografia de Sun Tzu? Trata-se de um personagem milenar que inspirou e segue inspirando grandes líderes não somente no âmbito da guerra, mas também na política e nas empresas. Sua grande obra A Arte da Guerra orientou estrategistas de todos os tempos devido à validade universal de seus princípios e aos seus conselhos certeiros.

O mais curioso da obra de Sun Tzu é o fato de que ela transforma o combate em um ato de inteligência, e não de força bruta. Na verdade, um dos pontos mais altos desta obra destaca que a melhor batalha é aquela que nunca acontece. Ele compartilha bastante a tradição das artes marciais, que também se baseiam nesse princípio.

Sun Tzu é um personagem enigmático, sobre o qual pouco se sabe. Inclusive, há pessoas que duvidam da sua existência real e pensam que se trata de um pseudônimo adotado por diferentes soldados. No entanto, pelo menos até o momento, a existência deste personagem é historicamente aceita e considerada real.

“Quando puder, finja ser incapaz; quando estiver pronto, finja estar desesperado; quando estiver perto, finja estar longe; quando estiver longe, faça as pessoas acreditarem que você está perto”.
– Sun Tzu-

As origens da biografia de Sun Tzu

Sun Tzu nasceu na China, provavelmente no ano 544 antes da nossa era. Era contemporâneo do famoso filósofo Confúcio e viveu em uma época tumultuada, que se caracterizou pelas divisões e pelas lutas internas. Mesmo assim, o pensamento filosófico era muito valorizado e, por isso, seu grande feito – que lhe daria a imortalidade – foi uma obra perfeita para pensadores.

De acordo com o que se pode estabelecer, o estrategista nasceu em Ch’i e provinha de uma família aristocrata militar. Aparentemente, ele aprendeu o ofício da guerra com o seu avô. Naquele tempo reinava a dinastia Chou, mas havia na China uma luta constante entre diferentes principados e não existia uma unidade centralizada.

Acredita-se que Sun Tzu tenha ido viver no sul do país no ano 517. Estabeleceu-se no estado de Wy e, ali, ficou sob o mando do rei Hu Lu, como general. Este período da história é conhecido como o dos “Reinos Combatentes”, durante as chamadas “Primaveras e Outonos da China”.

Um militar bem-sucedido

Sun Tzu tinha sua própria filosofia sobre a guerra e começou a aplicá-la com sucesso. Enfrentou exércitos muito mais poderosos e venceu graças à sua enorme habilidade no âmbito da estratégia.

Este militar demonstrou que as vitórias não dependiam do tamanho de um exército, nem da quantidade de recursos com os quais contava, e sim de uma boa estratégia.

As abordagens desse estrategista giram em torno da ideia de que a arte da guerra é a arte do engano. Para ter sucesso é preciso, fundamentalmente, conhecer a si mesmo e conhecer o seu inimigo com grande profundidade. No fim das contas, tudo se resumiria a saber o que o inimigo pensa e como ele age para tirar proveito disso.

Um dos aspectos interessantes do tratado de Sun Tzu é o fato de que, de um modo ou de outro, ele foi projetado para aqueles que estão em desvantagem. Por outro lado, no fundo seu objetivo é que qualquer combate gere o menor número de danos e perdas possíveis.

Como já indicamos, para esse guerreiro, o ideal é lidar com situações dessa forma para que, no fim, a batalha não seja necessária.

Artes marciais

O legado de Sun Tzu

A obra A Arte da Guerra é composta por 13 capítulos; trata-se de um livro de aforismos. No princípio conservou-se como um texto secreto, ao qual somente os grandes homens de poder tinham acesso. Na verdade, a versão genuína deste tratado só foi descoberta acidentalmente em 1972 durante uma escavação.

Estava escrito em placas de bambu e não era exatamente igual à versão que se tornou popular em todo o mundo. Independentemente disso, desde que as ideias de Sun Tzu se tornaram conhecidas, grandes líderes começaram a aplicá-las, primeiro na China e logo no Japão. O livro foi traduzido para o francês em 1772, e para o inglês em 1910.

Desde que essa obra se tornou conhecida no Ocidente, foi usada por diferentes líderes. Acredita-se que Napoleão tenha seguido suas instruções e que o Vietnã tenha vencido a guerra contra os Estados Unidos graças a este manual.

Com o tempo, este livro não somente ganhou importância entre os militares, mas também entre políticos e empresários. No entanto, continuamos sabendo muito pouco sobre a biografia de Sun Tzu. Acredita-se que ele tenha morrido no ano 496, mas outros detalhes da sua vida são desconhecidos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Krause, D. G. (2006). El arte de la guerra para ejecutivos: el texto clásico de Sun Tzu adaptado al mundo de hoy. Edaf.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.