Cansado de tudo?

O vento que sopra contra nós nos cansa, nos machuca, nos esgota. Isso nos faz lembrar de nossa fragilidade. Agora, o que podemos fazer nestes momentos?
Cansado de tudo?

Última atualização: 08 junho, 2022

O alarme toca e você se pergunta: Outro dia? Sim é. Um novo dia.  Mas você se sente cansado de tudo?

A vida não é fácil. Pode ser difícil; no entanto, também há espaço para alegria.

Assim, mesmo se cairmos e nos batermos, quase sempre é possível voltar a ficar de pé. No entanto, vamos reconhecer nossos limites: às vezes não conseguimos dar conta de tudo. Às vezes precisamos de uma pausa, apenas respirar também ajuda.

Cansado de tudo

Se todos os seus dias, suas rotinas e até mesmo seus vínculos apenas te cansam, essas sensações podem acabar se tornando um estado de espírito estacionário. Um estado que, mais cedo ou mais tarde, acabará afetando sua saúde.

Muitos fatores entram em jogo nesta exaustão. Muito provavelmente, não existe um gatilho único, mas sim um conjunto deles: seu parceiro, trabalho, cansaço, lazer adiado… Nada parece funcionar como você deseja; Então, pouco a pouco, você vai se afastando de tudo. Até dos seus desejos mais íntimos, do que você mais queria.

Estar cansado de tudo é um peso que afetará todas as esferas da vida. Neste ponto, recomendamos que você procure um profissional para iniciar seu próprio processo terapêutico. No entanto, comece com algo: vamos compartilhar com você alguns pontos chave para começar a mobilizar essa estagnação, essa sensação de estar cansado de tudo.

“O cansaço me traz pensamentos sem esperança.”

-Juan Carlos Onetti-

homem cansado
A exaustão contínua leva à desmotivação, desilusão e isolamento.

Consciência da mudança

Às vezes pensamos que estar cansado se reduz a sentir-se esgotado ou sonolento, quando a sonolência geralmente é apenas um produto da exaustão física. Nesse caso, quando você está cansado de tudo, é melhor falar sobre fadiga.

A sonolência se traduz em uma necessidade orgânica de dormir. Enquanto a fadiga (estar cansado de tudo) se traduz em uma recorrente falta de energia e motivação, podendo ser um indicador de um distúrbio físico ou mental mais grave.

Estar cansado de tudo é  se “queimar emocionalmente”. Se você está lendo isso, é porque está procurando uma mudança. E esse é o primeiro passo: querer superar esse cansaço. Esteja ciente da necessidade de mudança e aja de acordo.

Empoderamento

Para que uma mudança aconteça, é preciso começar sabendo que muito do trabalho depende de você. É comum que quando estamos cansados de tudo procuremos defeitos fora, sempre no outro, na desgraça da vida e outras externalidades.

E a verdade é que há coisas que não decidimos. Mas o importante é focar no que depende de você. Os pensamentos e ações dos outros dependem de você? Organizar uma rotina para o seu dia a dia depende de você?

Comece identificando aqueles lugares e momentos em que há algo que depende de você e de suas ações. É um bom começo para se empoderar e ver que você tem arbítrio e força no mundo em que está. É hora de ser o protagonista da sua vida.

Passo a passo

Depois de encontrar esses lugares de onde você pode começar a transformar sua realidade, será crucial definir pequenas metas. Para onde você está orientado, onde você quer ir e como?

Não se esqueça que mesmo que você estabeleça uma meta para alcançá-la, a chave é aproveitar o caminho em direção à meta, sempre conectado ao presente.

Pessoa andando descalço na grama
Definir pequenas metas pode ser de grande ajuda para recuperar a esperança.

Motivação

A motivação é o nosso combustível. Sem ela, não faremos nada porque não há para onde ir. E eu sei que em um momento em que você está cansado de tudo é difícil encontrar motivação. Mas você deve saber que isso acontece pelo próprio fato de estar cansado.

No entanto, note que o passado pode ser um bom aliado. Tente lembrar o que te motivou quando criança, onde você gostava de ir… A motivação não aparece da noite para o dia. Você terá que explorar as atividades e lugares que o recarregam de energia. E se de repente você encontrar algo de que gosta, mergulhe nisso, explore-o e torne-o seu.

Truques práticos

A mudança depende das mudanças que você fizer. Todos os pontos acima apontam para o bem-estar do que deve ser feito. No entanto, entre o dever e o fazer há um longo caminho. Comece a fazer, leve isso para o movimento.

  • Defina suas rotinas.
  • Arrume a cama.
  • Tire um tempo para você.
  • Tente ter amigos respeitosos.
  • Tenha uma dieta equilibrada.
  • Faça exercício.
  • Procure a inquietação intelectual e a fome de saber.
  • Perdoe-se por nem sempre ser o melhor.
  • Tente novamente.

Fazer um esforço sustentado ao longo do tempo nesses campos o ajudará a parar de se sentir exausto, entediado e cansado de tudo.

Pode interessar a você...
3 hábitos mentais que consomem toda a sua energia
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
3 hábitos mentais que consomem toda a sua energia

Alguns hábitos mentais têm a capacidade de diminuir o entusiasmo, a coragem e a autoconfiança. É importante lutar contra eles.