Características das pessoas positivas - A Mente é Maravilhosa

Pessoas positivas: 7 características que as definem

Abril 11, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Características das pessoas positivas

Quais são as características das pessoas positivas? Elas são felizes e motivadoras, nos contagiam com suas atitudes e conseguem, após um tempo ao nosso lado, fazer com que nos sintamos bem. Isso é explicado pelos chamados neurônios-espelho, que são aqueles que permitem a empatia e funcionam imitando emoções de outras pessoas que capturam nossa atenção.

Em nosso humor e, portanto, em nossa saúde, nossas emoções não são as únicas que influenciam, mas também as das pessoas com as quais nos relacionamos, já que inconscientemente usamos a energia das pessoas à nossa volta. Especialistas como John Mattone asseguram que é importante escolher bem nosso ambiente mais próximo e saber nos cercar de pessoas que nos acrescentam e favorecem o nosso desenvolvimento.

As pessoas positivas se encaixam nessas características: são pessoas que transmitem energia e nos ajudam a percorrer nosso caminho de maneira mais proativa. É necessário perguntar a nós mesmos que ações, eventos ou pessoas nos trazem um estado energético positivo.

Se as atitudes são contagiosas, vale a pena se contagiar com as suas?
Compartilhar

As pessoas ao nosso redor influenciam nossa higiene mental

Quando você está com seus amigos, você se sente melhor? Isso acontece porque as boas amizades melhoram nossa qualidade de vida e nossa higiene mental. Pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, concluíram, depois de estudarem 300 mil pessoas por sete anos, que as relações pessoais afetivas funcionam como uma barreira protetora, pois ativam o sistema imunológico e reduzem o risco de sofrer doenças, tanto psicológicas quanto físicas.

Menina ajudando menino pequeno

As pessoas com um amplo círculo de amizade reduzem seu risco de morte em até 22%. Esta foi a conclusão de um estudo realizado ao longo de uma década com mais de 1.500 pessoas e publicado na revista Journal of Epidemiology and Community Health.

Em outra pesquisa da Universidade da Califórnia, o resultado foi ainda mais claro. Realizado em 2006 com mais de 3 mil mulheres que sofrem de câncer de mama, este estudo revelou que as mulheres que não tinham amigos próximos eram quatro vezes mais propensas a morrer devido à doença do que aquelas que tinham dez ou mais amigos. Em suma, ter amigos, especialmente bons amigos, modifica o funcionamento do cérebro, especialmente na área associada aos benefícios.

O que são as pessoas positivas? Não são nada além de amor.
Compartilhar

7 características das pessoas positivas

As pessoas positivas se caracterizam por:

  • São pessoas que ouvem sem julgar. Elas não exercitam qualquer tipo de manipulação e observam as pessoas como são, sem querer mudá-las e respeitando a sua história.
  • São coerentes com o que fazem, pensam, sentem e dizem.  São pessoas comprometidas que criam consciência através de suas ações.
  • São pessoas que querem conhecer você, mas não de maneira intrusiva. Respeitam seu espaço e seus momentos, são extremamente prudentes.
  • São pessoas atenciosas e gentis. Destacam-se por seu valor humano.
  • São pessoas positivas. Pessoas positivas observam a vida com o lado da bondade. Sua companhia é um prazer e você anseia por reencontrá-las.
  • Configuram um ambiente protetor. Ninguém pode nos privar de ter momentos ruins, mas é claro que, se tivermos um ambiente saudável, esses espaços estarão mais ajustados às situações que o exigem.
  • Contagiam emoções saudáveis. O efeito de contágio emocional é inegável. Quando você está na companhia de uma pessoa pessimista, dia após dia, é possível que em algum momento você se sinta arrastado para essa corrente. Pelo contrário, quando você está cercado de pessoas otimistas, experimenta sensações de bem-estar mais facilmente graças aos neurônios-espelho.

Menina dormindo usando coração como travesseiro

De uma forma ou de outra, as pessoas positivas enchem este mundo de luz e representam um enorme, forte e maravilhoso apoio para toda a humanidade. São, sem dúvida, um exemplo para todos nós que gostaríamos de cuidar e ajudar as pessoas que amamos.

“Assim como chegam as luzes da pequena vela de ignição, assim brilha uma boa ação em um mundo selvagem”.
-William Shakespeare-
Recomendados para você