13 características de pessoas agressivas
Esses indivíduos são muitas vezes um problema para as pessoas ao seu redor e para a sociedade em geral. Mesmo se as características das pessoas agressivas sejam moderadas, a verdade é que ninguém está disposto a dividir espaço com alguém que costuma ser agressivo.
E é que a agressividade não se mostra apenas através de socos, mas se manifesta em qualquer área da vida. Você pode atacar alguém fisicamente, mas também com mentiras, insultos ou até mesmo silêncio.
Tudo isso tem em comum um único impulso: ferir o outro. Como a agressividade tem muitas faces, os traços que você encontrará aqui serão diversos. Com certeza você já se deparou com alguém agressivo em sua vida; aprenda como identificar esse tipo de pessoas.
Características de pessoas agressivas
Antes de começar com a lista, você deve saber que não há requisitos exclusivos para classificar alguém como agressivo. Há pessoas que atacam a ponto de comprometer a saúde. Outras vezes eles falam palavrões que se perdem ao vento. Portanto, tente não esquecer de analisar individualmente a personalidade das pessoas ao seu redor.
1. Eles são facilmente irritados
Essa talvez seja sua característica mais marcante. São pessoas que tendem a ver as piadas como uma ameaça ou uma ofensa; ou seja, são muito suscetíveis. Elas mantêm um constante estado de alerta e entendem o mundo, em qualquer de seus planos, como especialmente hostil.
2. Culpam os outros
É raro que eles assumam a culpa ou a responsabilidade quando as coisas dão errado. Eles tendem a atribuir as razões de seus fracassos a outros, o que, por sua vez, muitas vezes leva à raiva e hostilidade permanentes.
No entanto, pessoas agressivas e de temperamento mais frio tendem mais à prática do gaslighting.
3. São pessoas difíceis
Lidar com uma pessoa agressiva geralmente é desagradável. Eles são caracterizados por terem um caráter bastante desagradável e áspero.
4. Gostam de ter o controle e manipular
Sua agressividade não é apenas uma reação aos estímulos ao seu redor, mas uma ferramenta para controlar seu ambiente. Através da vitimização, eles fazem os outros acreditarem que estão apenas com muita raiva, mas na realidade é uma forma de manipulação.
5. Não perdoam
Outra característica das pessoas agressivas é que elas tendem a se vingar do que consideram uma ofensa dos outros. Nesse sentido, costuma ser fácil identificar nelas atitudes passivo-agressivas, como ignorar o outro, sair do assunto da conversa ou responder com monossílabos.
6. Eles são ineficazes em suas tarefas
Como culpam os outros por todos os contratempos e ineficiências em seu trabalho (seja no trabalho ou em casa), geralmente usam isso como desculpa para não ter um bom desempenho. São colegas de trabalho que criticam a todos, mas que também não cumprem. Eles também são amigos e parceiros que não fornecem afeto por causa de alguma ofensa passada.
7. Eles usam sarcasmo e cinismo
Como a agressão direta tende a provocar reações piores, a pessoa agressiva muitas vezes recorre ao sarcasmo e ao cinismo. Não é que essas duas estratégias não possam ser respondidas diretamente, mas os agressores muitas vezes se aproveitam de sua natureza indireta para recuar ou negar as evidências, fugindo das consequências.
8. Eles pensam que não são apreciados ou amados
Paradoxalmente, as pessoas agressivas costumam ser as que mais exigem dos outros que as amem. Isso está intimamente relacionado à atribuição externa: “por que ninguém me ama? Eu me comporto assim porque os outros me fazem ser assim!”. Eles fazem alusão a serem vítimas de si mesmos para buscar paciência e empatia nos outros.
9. Sentem ressentimento
Uma das características mais limitantes da tendência agressiva é a atenção seletiva ao lado mais cruel e hostil dos outros. Desta forma, eles acabam gravando em sua memória todos os momentos em que se sentiram ofendidos e os revivem na sua mente com freqüência, mastigando o ressentimento.
10. Sua empatia não é desenvolvida
Uma pessoa hostil e egocêntrica, exceto para atribuir a culpa, muitas vezes carece de empatia. Como eles já colocam intenções e sentimentos sobre os outros, a pessoa agressiva não se detém para sentir o que os outros sentem.
11. Eles são impulsivos
Outra característica das pessoas agressivas mais icônicas é o mau controle da raiva. Assim, esse sentimento costuma estar presente nas decisões que tomam, de modo que não costumam parar para refletir antes de atuar.
12. Eles não costumam pedir desculpas
Certamente esse traço soa familiar para você também: no trabalho, em casa, até na internet. Essa resistência em pedir perdão decorre de um raciocínio inconsciente: se você pede desculpas toda vez que age de forma agressiva, está reconhecendo um mau comportamento com muita frequência.
Isso, por sua vez, leva a sentimentos de culpa e à ideia de que você deve melhorar como pessoa. Portanto, aquelas pessoas agressivas que se recusam a mudar geralmente suprimem tudo isso através da negação do pedido de desculpas.
13. Eles rompem relacionamentos facilmente
Depois de toda essa enumeração, você vai imaginar que ninguém dura muito tempo ao lado de uma pessoa agressiva, controladora e irresponsável. Bem, você está certo: explosões de raiva e maus-tratos acabam afastando todos do seu lado.
Você já se deparou com alguém que tenha todas essas características? A verdade é que é melhor evitar se relacionar com pessoas com essas características, por motivos óbvios. Ainda assim, muitos deles trabalham para serem pessoas melhores com a ajuda de um profissional, então não pense que eles não têm esperança: é só que o poder de mudar está neles e não nos outros.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Araoz, M. C., Uchasara, H. J., Ramos, N. A., y Araoz, E. G. (2021). Autoestima y agresividad en estudiantes peruanos de educación secundaria. Archivos venezolanos de Farmacología y Terapéutica, 40(1), 81-87. https://explore.openaire.eu/search/publication?pid=10.5281%2Fzenodo.4675747
- Bouquet Escobedo, G. S., García Méndez, M., Díaz Loving, R., y Rivera Aragón, S. (2019). Conceptuación y medición de la agresividad: validación de una escala. Revista Colombiana de Psicología, 28(1), 115-130. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-54692019000100115&script=sci_arttex
- Liu, Y., Zhou, B., & Yang, B. (2022). How does emotion shape aggressive behavior of violent offenders? An explanation based on emotion regulation theory. Acta Psychologica Sinica, 54(3), 270. https://journal.psych.ac.cn/acps/EN/10.3724/SP.J.1041.2022.00270#:~:text=The%20results%20showed%20that%20emotion%20regulation%20motivation%20played,order%20to%20regulate%20emotions%20in%20negative%20affectional%20states
- Sánchez, M. A. F. M. (2020). La agresividad humana y sus interpretaciones. La Albolafia: Revista de Humanidades y Cultura, (20), 427-441.
- Tan, W. K., & Chen, L. M. (2022). That’s not my fault: Excuses given by players exhibiting in-game intra-team aggressive behavior in online games. Computers in Human Behavior, 127, 107045. https://psycnet.apa.org/record/2022-10458-001