9 características dos bons amigos que todos devemos conhecer

As verdadeiras amizades se revelam com o tempo, nos momentos bons e ruins. Estas são as características que as distinguem.
9 características dos bons amigos que todos devemos conhecer

Última atualização: 13 Setembro, 2021

Existem várias características dos bons amigos que todos devemos conhecer. Porque nestes tipos de alianças e laços sociais, nem todos nos servem. É preciso colocar filtros, ser seletivos e lembrar que vale a pena estar rodeado de figuras com uma verdadeira qualidade humana, alimentando emocional e intelectualmente os demais.

O dramaturgo Tennessee Williams disse que nossa existência é moldada pelo que fazemos e também pelo que compartilhamos com os amigos. Isso nos lembra a necessidade de abrir as portas do nosso coração àqueles companheiros com os quais buscar significados vitais e dar sentido aos nossos dias.

Embora seja verdade que existam relacionamentos que expiram e que às vezes amigos da alma são levados pelo vento e pela progressiva falta de harmonia, novas pessoas sempre chegam. Saber reconhecer quem vale a pena, a alegria e o investimento emocional que faremos por eles é algo decisivo.

“Prefiro andar com um amigo no escuro do que sozinho na luz.”
-Helen Keller-

As características dos bons amigos

Características dos bons amigos que você deve conhecer

As boas amizades podem ser encontradas, mas acima de tudo, são construídas no dia a dia. Há também outro fato decisivo. Quando temos esse tipo de vínculo social, é bom lembrar que o tendão psicológico da reciprocidade deve ser exercitado diariamente, o clássico “você me dá, eu te dou”. De alguma forma, todos nós sabemos muito bem o que pedir a um amigo.

No entanto, não esqueçamos que nós também devemos saber dar para que esta relação dure e seja autêntica. A reciprocidade é a chave. Da mesma forma, embora seja verdade que boas amizades são uma fonte de bem-estar e felicidade, a psicologia sempre se interessou em saber o que define amigos autênticos.

Trabalhos de pesquisa, como os realizados na Universidade de Miami, especificam que boas amizades devem ser virtuosas, úteis e agradáveis, como bem indicou Aristóteles. É assim que obtemos o bem-estar hedônico (gozo) e o bem-estar eudaimônico (florescimento humano, felicidade).

Agora, quando se trata das características dos bons amigos, existem traços que atuam como verdadeiros pilares para a satisfação. Lembre-se de que também é bom examinar nossa dinâmica nesse tipo de relacionamento. Vamos dar aos outros o que nós mesmos exigimos dos nossos amigos.

1. São pessoas em quem você pode confiar

A amizade autêntica é sustentada e forjada em uma raiz primária decisiva: a confiança. Se essa dimensão não existe, essa relação não nos serve e não é autêntica. Muitas vezes, buscamos nessas figuras aquele refúgio diário que nem sempre obtemos nos familiares ou mesmo no nosso parceiro.

É fundamental saber que não seremos traídos, que o que é compartilhado é confidencial e que nunca seremos julgados ou criticados pelo que for dito.

2- Apreciam e cultivam a honestidade

A honestidade não pode faltar nas características dos bons amigos. Esta virtude excepcional dota a pessoa com uma combinação perfeita de sinceridade, honra, consideração, humildade e autenticidade tão importantes em qualquer relacionamento.

Esse comportamento e essa atitude revelam as pessoas mais bonitas, aquelas em quem vale a pena depositar o nosso carinho.

3. Praticam a empatia compassiva

Muitos podem dizer que o mais importante ao fazer um amigo é que ele nos mostre empatia. No entanto, tenha cuidado, porque às vezes até um narcisista pode nos fazer acreditar que é empático, reconhecendo nossas emoções e sentimentos.

Porque uma coisa é sentir e outra é compreender e agir. Portanto, uma das características dos bons amigos é a empatia compassiva. Ou seja, procuremos sempre construir laços com pessoas que se conectem com as nossas emoções, as compreendam e ajam em sintonia para nos dar ajuda, apoio…

4- São leais

Shakespeare disse que a lealdade é seguir alguém até o nosso último suspiro. Não é necessário ir a esses extremos, mas sim demonstrar aquele firme compromisso que não se esgota com o egoísmo ou interesses ocultos.

Lealdade é agir com justiça, respeito, confiabilidade e comprometimento com nossos amigos.

5. Sabem ouvir

Parece fácil, mas nem todo mundo sabe realmente ouvir com autenticidade. A maioria cai no impulso de julgar, reprovar ou contribuir com seu ponto de vista quando só queremos ser ouvidos.

As amizades enriquecedoras ouvem com os sentidos e com o coração e também são boas para ler nas entrelinhas.

6. Eles ficam felizes pelos seus triunfos e estão presentes nos maus momentos

A maioria de nós adora ter amigos com quem passar bons momentos, rir, viajar, curtir… Porém, a grandeza das pessoas é percebida quando elas sabem estar presentes nos momentos ruins.

Assim, outra característica dos bons amigos é saber acompanhar as tristezas e também compartilhar nossos triunfos e alegrias.

Amigos comendo em um restaurante

7. Fortalecem a autoestima e nos ajudam a ser melhores

Artigos de pesquisa, como os feitos na Universidade de Columbia, destacam os benefícios da amizade. Poderíamos falar sobre seu potencial para nos salvar da solidão, oferecer um suporte diário e até mesmo melhorar a nossa saúde física.

No entanto, é importante destacar outro aspecto crucial. Bons amigos nos tornam pessoas melhores. Essas figuras emocionais nutrem nossa autoestima e aumentam o bem-estar psicológico.

8. Têm senso de humor e valores comuns

Frequentemente, fazemos novos amigos compartilhando interesses comuns. Porém, as amizades mais significativas e estáveis, além de compartilharem hobbies semelhantes, são forjadas pela defesa dos mesmos valores.

Encontrar alguém que tenha as mesmas perspectivas de vida é sempre reconfortante. Quando o senso de humor e a cumplicidade fluem entre duas ou mais pessoas constantemente, esse vínculo é autêntico.

9. Não são ciumentos, não precisam de um contrato de “exclusividade”

Embora chame a atenção, existem amizades tão ciumentas quanto alguns relacionamentos. Tem gente que acredita que tem um contrato de exclusividade com seus amigos. Ou seja, eles têm como certo que pertencemos a eles e que só compartilharemos tempo e experiências com eles.

Vamos evitar esse tipo de presença. Porque a amizade autêntica, assim como o amor autêntico, não acorrenta, mas liberta e enriquece. Procuremos, então, caminhar pela vida com figuras capazes de nos iluminar em todos os momentos e circunstâncias.

Pode interessar a você...
4 dicas para saber se uma amizade vale a pena
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
4 dicas para saber se uma amizade vale a pena

Como saber se a sua amizade com alguém é de fato positiva e benéfica, se realmente vale a pena? É sobre isso que vamos falar neste artigo.



  • Anderson AR, Fowers BJ. An exploratory study of friendship characteristics and their relations with hedonic and eudaimonic well-being. Journal of Social and Personal Relationships. 2020;37(1):260-280. doi:10.1177/0265407519861152
  • Lu, P., Oh, J., Leahy, K. E., & Chopik, W. J. (2021). Friendship Importance Around the World: Links to Cultural Factors, Health, and Well-Being. Frontiers in psychology, 11, 570839. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.570839