Carpe Diem: 'Sociedade dos Poetas Mortos'

Carpe Diem: ‘Sociedade dos Poetas Mortos’

17, março 2016 em Filmes 1286 Compartilhados
Sociedade dos poetas mortos

Quem garante que amanhã o dia voltará a nascer? Visto que vivemos imersos em um universo de enormes proporções, cheio de caos e entropia, supor que o amanhã é uma certeza absoluta é um erro enorme.

No entanto, essa situação confere ainda mais importância à frase que encabeça o título deste artigo, “Carpe Diem”, uma lição importante que o grande filme Sociedade dos Poetas Mortos nos mostrou.

O que significa Carpe Diem?

Em primeiro lugar vamos ver o que significa Carpe Diem… Como conta o próprio filme, essa é a expressão em latim para dizer “aproveite o momento”. Ou seja, viva cada instante como se fosse o último, porque pode ser que seja.

“Eu fui à floresta porque queria viver livre. Eu queria viver profundamente, e sugar a própria essência da vida… expurgar tudo o que não fosse vida; e não descobrir, ao morrer, que não havia vivido.”
-Henry David Thoreau-

Mulher com uma capa ao entardecer

O próprio Thoreau, quando é citado no filme, dá uma pista importante sobre o que a vida deve ser. Sugue toda a essência, o miolo. Não deixe nada para trás, porque um dia pode chegar o momento final e, ao olhar para trás, você não vai querer ver o quanto pôde fazer mas preferiu deixar escapar.

Sociedade dos poetas mortos

Sociedade dos poetas mortos é um filme dirigido por Peter Weir que mostra uma afeição exaltada à felicidade na vida. Por isso gira em torno do lema de Carpe Diem.

Ao longo de todo o filme, um professor atencioso e apaixonado pelo que faz interpretado por Robin Williams ajuda um grupo de jovens a dar um passo em suas vidas, e a não permitir que sejam apenas mais um no meio da multidão. Ele os encoraja a fazer com que sua existência seja especial.

No entanto, durante o filme fica muito claro que o personagem famoso, o político e o rico não têm uma vida especial. É preciso saber aproveitar o momento, ser feliz e fiel a si próprio e desfrutar cada segundo da vida como se fosse o último.

Jovens alunos em volta de um professor

Carpe Diem: Não deixe nada para amanhã

Curiosamente, neste ponto podemos fazer referência a outro filme também estrelado por um dos atores de Sociedade dos Poetas Mortos, Ethan Hawke. Estamos falando da obra excepcional de Andrew Niccol, Gattaca – Experiência Genética.

Neste sentido, o protagonista de Gattaca – Experiência Genética é um jovem que sonha ir para o espaço, mas sabe que nunca vai poder, pois seu corpo nasceu do amor e, portanto, é geneticamente imperfeito. Este fato é uma ameaça importante em um futuro próximo para o qual parece que estamos caminhando, onde a sobrevivência do mais apto está sendo imposta através da ciência, e não da natureza.

Assim, o jovem protagonista de Gattaca tem um irmão geneticamente perfeito. Sua saúde e força são superiores. No entanto, ele não é capaz de vencê-lo em uma corrida a nado, apesar de ser o mais apto.

Como é possível o inferior ganhar do superior? Com determinação, força, vontade… enfim, não deixando nada para amanhã e colocando toda a sua paixão em cada ação que realiza. Isto é, viver cada momento como se fosse o último.

Sugue a própria essência da vida

Assim, a expressão Carpe Diem deveria ser de ensino obrigatório nas escolas. Ensinar e educar as crianças não tem que ser apenas através da mera transmissão de conhecimentos matemáticos, linguísticos e científicos. Devemos ir mais além. Seria maravilhoso mostrar aos nossos filhos como sugar a própria essência da vida.

Se conseguirmos criar uma rede de pensadores livres, pessoas que buscam algo mais da vida do que um mero trabalho, uma casa e um carro, talvez algum dia conseguiremos fazer com que as famílias criem seus filhos com valores enormes de respeito ao próximo, ao ambiente natural que nos rodeia, de amor a tudo que tenha vida, de solidariedade, de amizade e igualdade.

Mulher no interior de uma flor

Uma sociedade que coloca em prática o Carpe Diem é uma sociedade saudável e amigável. Desfrute da vida, sugue a essência enquanto é bonita e bela, expresse seus sentimentos sem medo do que os outros irão dizer, seja você mesmo em todos os momentos, peça ajuda das pessoas que você ama..

O passar do tempo

O passo do tempo é rápido, perseverante e persistente. Não podemos lutar contra ele. Ele vai para nunca mais voltar. No entanto, nós podemos convertê-lo em nosso aliado. Neste sentido, a frase Carpe Diem é perfeita para encontrar nele um verdadeiro amigo.

Não deixe que chegue o fatídico dia em que você terá que partir pensando que não fez nada de útil e bonito com a sua vida. Aproveite o momento, sinta cada instante com paixão e energia, e faça com que a maravilhosa expressão de Carpe Diem seja sua. Está em suas mãos e só você pode fazer da sua vida um fantástico mundo de felicidade.

“Colha seus botões de rosas enquanto você pode,

O velho tempo ainda está voando;

E essa mesma flor que hoje sorri,

amanhã estará morrendo.”

-Robert Herrick-

Recomendados para você