A carta de Gandhi para Hitler

A carta de Gandhi para Hitler

31, outubro 2015 em Curiosidades 7 Compartilhados
A carta de Gandhi para Hitler

É realmente surpreende que Gandhi possa ter escrito uma carta a Hitler, dirigindo-se a ele como “Querido amigo” e despedindo-se com um “À sua disposição. Seu sincero amigo”.

A carta de Gandhi a Hitler foi enviada em 1939, justamente no momento em que uma nova guerra ameaçava a paz da Europa; parece que a carta nunca chegou às mãos de Hitler, mas é um texto revelador da personalidade de Gandhi, um dos personagens que mais causou mais admiração e que continua causando em muitos de nós.

Sua inteligência passa por um modo magistral de entender o mundo e a vida através da compreensão, da humildade e da capacidade de ganhar mil batalhas sem uma única guerra, e o seu entendimento é o segredo para compreender este personagem. Uma habilidade mental que é um claro exemplo da inteligência interpessoal, que Gadner descreve em sua teoria das múltiplas inteligências.

Caro amigo,

Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade.

Está claro que hoje você é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem.  Você está disposto a pagar esse preço por um propósito qualquer, por mais digno que pareça?  Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever a você.

À sua disposição.

Seu sincero amigo”.

Seguindo a linha dessa reveladora carta, é interessante dizer que ela foi criticada pela opinião pública, por considerar que empregava um tom muito submisso. Mas Gandhi não teve a mínima dúvida; não é gritando mais alto que se entende melhor… como já demonstrou em sua pacífica e famosa “Marcha do sal” e em todas as manifestações que realizou ao longo de sua vida.

Gandhi mandaria uma segunda carta no dia 24 de dezembro de 1940 para Hitler, pedindo que detivesse a guerra. Atualmente, as duas cartas se encontram em Mani Bhavan, Mumbai, onde este “rebelde pacífico” viveu por quase 20 anos. Mani Bahvan é um simples museu que nos convida a conhecer mais deste personagem.

Assim, a história da humanidade nos oferece mil exemplos de como nossos pensamentos, nossa capacidade intelectual e emocional para enfrentar o mundo dão como resultado as melhores ações do ser humano e também as maiores atrocidades.

Que outros exemplos poderíamos tirar da história para o nosso hoje, para o nosso presente? E quanta história deveríamos ensinar na escola e a nossos políticos para que o mundo fosse um pouco melhor?

E é que a psicologia está em toda parte, está na arte e está na história, está na forma de cumprimentar nosso vizinho quando nos encontramos na porta de casa ou na forma como nos dirigimos ao caixa do supermercado naqueles dias em que a fila está enorme, ou quando dirigimos e o trânsito está impossível…

Para finalizar esta reflexão, deixamos outros interessantes exemplos na história de como “a mente rege o mundo” e pode tirar o melhor e o pior de nós mesmos para os demais.

– A democracia em Atenas no ano 460 a.C. Um dos primeiros importantes marcos na história. Um conceito que viria para revolucionar e mudar a forma de ver das sociedades. O poder não é exclusivo de uma pessoa, mas sim de todas. Deste modo, todos podemos ser mais felizes em nosso dia a dia com um sistema legislativo justo, não apenas para alguns, mas sim para uma comunidade inteira.

– A invenção da imprensa em 1450. Um marco importante para compreender que a educação e a cultura devem ser acessíveis para todo mundo. A instrução é a arma mais poderosa para transformar positivamente o mundo.

– As mulheres obtêm o direito ao voto em 1893. O lugar? Nova Zelândia. Pouco a pouco foi se incorporando em outras nações.  A mulher tem muito o que contribuir para a sociedade.

– Estados Unidos lança a bomba atômica em 1945. Um exemplo da barbárie humana.

Que outros fatos históricos parecem importantes para você para melhorarmos nossas relações humanas?

Recomendados para você