Cerimônia do chá e meditação consciente - A Mente é Maravilhosa

A cerimônia do chá e a meditação consciente

janeiro 11, 2018 em Psicologia 143 Compartilhados
Cerimônia do chá e meditação consciente

A cerimônia do chá faz parte dos rituais da meditação zen. Forma o que os japoneses chamam de “Ichigo”, que significa “um momento, um encontro”. Trata-se de criar um momento único, concentrar todos os sentidos em direção a esse momento e vivê-lo completamente. É, portanto, uma forma de exercitar a meditação.

Na cerimônia do chá, há diferentes passos. Cada um deles deve ser realizado com máxima consciência. É preciso se concentrar exclusivamente no momento e perceber os mínimos detalhes do ritual; esquecer a pressa, as preocupações, o antes e depois.

Este ritual é um presente cheio de respeito e carinho que o anfitrião oferece aos seus convidados. Quem oferece uma cerimônia do chá deseja, acima de tudo, oferecer um momento de suprema paz para os participantes. Ele também quer que avancem no caminho da sua evolução. Por isso, tudo é feito com a maior devoção e cuidado com todos os detalhes.

“Bebe-se chá para esquecer o contínuo barulho do mundo”.
-T’ien Yiheng-

Cerimônia do chá

As características da cerimônia do chá

O anfitrião da cerimônia do chá pode ser qualquer pessoa, homem ou mulher. A preparação deste ritual leva muito tempo. No Japão, muitas vezes leva vários anos para prepará-lo. Na antiguidade era praticado pelos samurais e, por essa razão, tem conotações quase sagradas.

É importante que quem realize a cerimônia saiba como preparar o chá. Não é feito de qualquer maneira. Talvez no Ocidente seja muito difícil prepará-lo de forma tão minuciosa quanto no Japão. Em todo caso, é necessário que a bebida seja preparada da maneira mais perfeita possível. Deve ser agradável para os outros e produto de uma demonstração de sensibilidade e cuidados.

Os convidados também devem saber como tomar o chá. A cerimônia tem quinze passos e eles devem conhecê-los para realizarem o ritual de maneira correta. Pode parecer muito complicado, mas não é. Temos essa sensação de dificuldade por causa de vários detalhes que devem ser respeitados. Por outro lado, no mundo ocidental, a cerimônia do chá se tornou cada vez mais conhecida e praticada.

Cerimônia do chá japonesa

Os passos da cerimônia do chá

Como já dissemos, a cerimônia do chá tem quinze passos. Pelo menos é realizada dessa forma no Japão. Cada passo deve ser completado para que o ritual seja verdadeiramente autêntico. Os passos a seguir são estes, na ordem em que estão expostos:

  • O anfitrião deve se concentrar e oferecer aos seus convidados os três princípios básicos da cerimônia: paz, harmonia e serenidade. 
  • Purificar todos os elementos que serão usados. A pureza é o conceito central nesta cerimônia.
  • Organizar o espaço e prepará-lo para receber os convidados, pensando no conforto de cada um deles.
  • Designar um convidado de honra que dará a pauta para os outros convidados. Ele deve ser primeiro a entrar no recinto.
  • O anfitrião recebe e troca palavras de carinho com o convidado de honra e com os outros convidados. Ele os acolhe com generosidade e respeito.
  • É oferecida alguma entrada como bolos ou alimentos leves semelhantes.
  • Todos os convidados devem estar vestidos formalmente. No ocidente, de preferência, usando uma roupa de cor branca.
  • O anfitrião organiza os elementos para preparar o chá: a água e as folhas. É aconselhável que todos permaneçam em silêncio e prestem muita atenção em todos os detalhes.
  • O anfitrião coloca a água dentro do bule lentamente, permitindo que todos observem, escutem e sintam cada segundo.
  • Em seguida, as folhas do chá são colocadas na água, com a mesma atitude que no passo anterior.
  • Então o chá é servido em cada um dos copos, mantendo o silêncio.
  • Os copos são distribuídos entre os convidados. Ao entregá-lo o anfitrião diz alguma palavra ou frase de cortesia.
  • Os convidados tomam o chá.
  • São feitas duas rodadas. Depois da segunda, cada convidado cobre o seu copo com o prato. A cerimônia básica terminou.

Cerimônia do chá

Em algumas ocasiões, primeiro todos bebem do mesmo copo e depois de copos individuais. A cerimônia do chá é particularmente útil quando realizada entre pessoas que praticam a meditação. O seu ensinamento é tão simples quanto rico: cada momento da vida é único e nunca mais voltará.

Recomendados para você