7 citações de Oscar Wilde que vão inspirar você

7 citações de Oscar Wilde que vão inspirar você

Última atualização: 09 Novembro, 2021

Oscar Wilde era caracterizado por ter um humor agudo, e suas principais citações mostram isso. Ele estava convencido de que as pessoas não estavam ouvindo, e contou como ele compareceu a uma festa para a qual estava atrasado e disse à anfitriã, como uma desculpa, que “teve que enterrar a tia dela que ele acabara de matar”. A anfitriã respondeu: “Não se preocupe, o importante é que você veio.”

Ele era filho de uma escritora e um cirurgião e tornou-se conhecido por suas peças, incluindo A Importância de Ser Prudente, e pelo único romance que escreveu, O Retrato de Dorian Gray. Ele também se destacou pelas frases que disse e que mostraram o seu jeito de pensar. Vamos ver algumas delas a seguir.

Viva a vida plenamente

“Escrevi quando não conhecia a vida. Agora que entendi seu significado, não preciso mais escrever. A vida não pode ser escrita; só pode ser vivida”.

Na época em que Oscar Wilde vivia, havia distrações, mas a verdade é que hoje elas se multiplicaram. Não é incomum encontrar alguém andando na rua absorto na tela do telefone, como se fosse um zumbi, sem olhar nem ver nada que o rodeie. Não somos capazes de olhar para cima e observar a vida.

A vida não pode ser escrita ou visualizada em um computador ou tela de celular. A vida é o que tocamos, o que cheiramos, o que sentimos quando vemos o mundo real.

A importância de saber errar

“Experiência é o nome que damos aos nossos erros.”

Ao longo de nossas vidas, cometemos muitos erros, e é justamente com esses erros que devemos aprender o que não deve acontecer novamente. Essas lições que a vida nos dá são o que chamamos de experiência.

Os erros permitem que você veja novas alternativas

A verdadeira força de qualquer pessoa é aprender com cada experiência, seja ela positiva ou negativa. Levantar-se toda vez que a vida nos joga ao chão e fazê-lo com entusiasmo pelo futuro, negando aquela máxima de que o passado é o melhor preditor do que está por vir.

As regras de escrita nas citações de Oscar Wilde

“Existem apenas duas regras para escrever: ter algo a dizer e dizer.”

Oscar Wilde escreveu uma infinidade de peças, histórias e poemas, e no final percebeu que o importante é ter algo a dizer e simplesmente dizê-lo. Muitos escritores pensaram em inúmeras regras para escrever e outros as seguiram ou inventaram novas regras.

Na verdade, ao escrever ou tropeçar na vida, apenas duas coisas são importantes: ter uma ideia e colocá-la em prática. Podemos ler regras, segui-las, aplicá-las, mas o fundamental é estimular a criatividade, a geração das nossas próprias ideias e a implementação de cada uma delas. Os sonhos são lindos, mas ter a coragem de realizá-los é essencial.

Ame a pessoa mais importante da sua vida

“Amar a si mesmo é o início de um idílio que durará uma vida inteira.”

Amar a si mesmo é a base de uma vida saudável. A verdade é que as opiniões dos outros nos afetam muito e dizemos muitas coisas negativas para nós mesmos. É importante definir um limite e refletir sobre todas as coisas boas e belas das nossas vidas.

Peça de xadrez diante de um espelho

Pare por um momento e pense no que você diz a si mesmo a cada dia. Altere aqueles “Não posso” por “Vou conseguir”. A vontade é o primeiro passo para poder fazer o que você quiser. Não permita que sua mente lhe diga coisas negativas, não imponha barreiras à sua própria existência.

Comemore o sucesso dos seus amigos

“Qualquer um pode simpatizar com as tristezas de um amigo; simpatizar com seus sucessos requer uma natureza muito delicada.”

Vivemos em uma sociedade em que impera a inveja do sucesso dos outros. Muitas pessoas agem falsamente e dizem que estão felizes pelos demais, mas não são realmente capazes de se sentir assim, porque internamente estão corroídas pela inveja.

Oscar Wilde foi um personagem em sua época. Ele nasceu em uma família rica e viveu uma vida confortável. No entanto, a certa altura, ele cometeu um erro e foi preso por dois anos. Ao sair da prisão, mudou para Paris, mudou de nome e morreu aos 46 anos na mais absoluta miséria.

Aprenda a se alegrar com honestidade pelo sucesso dos seus amigos. A sensibilidade que a honestidade exige é necessária para ter relacionamentos saudáveis e duradouros com outras pessoas. Encontre pessoas que se alegram com seus sucessos e os celebre sinceramente com você.

O incentivo ao movimento nas citações de Oscar Wilde

“Quando descobrirmos as leis que regem a vida, perceberemos que o homem de ação sonha mais do que o sonhador.”

Passamos muito tempo sonhando, pensando no que queremos fazer e nos absorvemos nas tarefas diárias. Assim, perdemos as expectativas porque vemos os nossos sonhos cada vez mais distantes e não fazemos nada para os concretizar, para sair da nossa zona de conforto e correr riscos.

Oscar Wilde era um sonhador, mas não basta ser sonhador, é preciso pôr mãos à obra. Encontre o que você ama e torne-o parte da sua vida. Só vamos viver uma vez e o tempo é limitado, então mergulhe na sua paixão e aproveite cada minuto, tanto quanto possível.

Siga seu coração e faça coisas malucas

“O mundo foi feito pelos loucos para os sãos.”

Nesta vida você tem que fazer coisas malucas, tem que seguir o seu coração e a sua intuição. Seu coração já sabe o que você quer, mesmo que sua mente negue, ouça seus batimentos cardíacos. Lembre-se de que muitas das pessoas que conquistaram grandes feitos na história da humanidade foram tomadas como loucas em seus dias.

Coração de flor

Se quiser viajar, faça isso, se quiser beijar uma pessoa que te atrai, faça isso, se não gosta do seu trabalho, saia e encontre outro, se quiser pintar, compre um telas e tintas e comece a pintar. É a sua vida, ninguém vai vivê-la por você, ninguém vai lhe permitir que você a viva outra vez.

Esperamos que tenha gostado de conhecer estas citações de Oscar Wilde. Qual delas foi a sua preferida?

Pode interessar a você...
Oscar Wilde: biografia e um infame encarceramento
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Oscar Wilde: biografia e um infame encarceramento

Conheça a biografia de Oscar Wilde, que tinha um talento brilhante e uma personalidade extravagante que lhe renderam tanto sucessos quanto problema...