O que é um coach? Conheça as diferenças em relação a um psicólogo

O que é um coach? Conheça as diferenças em relação a um psicólogo

6, novembro 2016 em Psicologia 42 Compartilhados
Coach

O que é um coach? A palavra “coach” significa “instrutor”. É uma pessoa que foi treinada para motivar e ensinar técnicas para que alguém chegue à meta que quer alcançar.

Se prestarmos atenção aos treinadores de futebol, percebemos que eles ajudam os jogadores a aumentarem suas habilidades. O que me parece importante analisar é: Um treinador pode fazer uma pessoa que sabe jogar futebol brilhar, pode desenvolver as habilidades que a pessoa já tem, mas será que pode fazer algo por um jogador que não sabe jogar futebol? O mesmo poderia acontecer, dependendo do problema, se uma pessoa usar de maneira efetiva os potenciais que tem; mas se alguém não contar com as ferramentas necessárias ou não acreditar nelas, um coach não será tão completo quanto um psicólogo que tem um estudo de mente mais profundo.

Não estou querendo desmerecer os coaches com isso, já que há coaches muito profissionais que têm o dom para ajudar e treinar as pessoas. Cada pessoa deve procurar o que melhor lhe encaixe dependendo do problema que tiver.

A importância de saber o que é um coach

Um coach é uma boa opção quando você se sente bem, mas está parado e não sabe como alcançar seus objetivos. Será uma relação de igual para igual, na qual você sabe exatamente o que está acontecendo, qual é a meta a ser alcançada e se você precisa ser guiado, acompanhado e motivado. Concentre-se no presente e em como usar suas ferramentas da maneira mais eficiente.

A importância de saber sua diferença em relação a um psicólogo

Um psicólogo seria sua escolha quando você não se sente bem, suas emoções estão atrapalhando e sua saúde se vê afetada em algum sentido. Um psicólogo indagará em sua mente para fazer você melhorar e fazer com que você se conheça melhor. É complicado explicar a tarefa que um psicólogo exerce porque há inúmeros tipos de psicólogos e tratamentos diferentes. Existem os que se concentram no passado, outros no presente, e também existem aqueles que focam ambos os tempos. Também há aqueles que, além de serem psicólogos, também são coaches.

Será uma relação de autoridade, na qual você não só busca alguém que o treine para melhorar, mas que também o ajudará a se conhecer melhor e a solucionar os seus problemas. 

Coisas a considerar

Nos últimos anos aumentou significativamente o número de pessoas que se dedicam ao serviço de coaching. Se você optar por um coach, assegure-se de que ele tem a formação necessária para exercer tal função… há muitos por aí que se passam por coaches, quando na verdade têm uma formação muito escassa, mas veem uma porta aberta neste campo para aumentar seus ganhos financeiros, oferecendo um serviço de pouca qualidade.

Saber claramente o que é um coach o ajudará a identificar e diferenciar os profissionais. Se você optar por um psicólogo, certifique-se de que ele tenha um diploma registradoque tenha uma ampla experiência e que, além da faculdade de psicologia, tenha posteriormente se dedicado a cursos, mestrados ou pós-graduações, porque uma faculdade de psicologia é muito global, então é necessário seguir a formação para se especializar em algo mais concreto.

Recomendados para você