4 desculpas que nos afastam de nossos objetivos

4 desculpas que nos afastam de nossos objetivos

setembro 22, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
dúvidas

” Vou fazer isso amanhã”, “Não tenho tempo”, “Eu não sou bom nisso,”… Todas estas frases que você, provavelmente, já disse em algum momento de sua vida, serviram para construir um muro entre você e seus objetivos.

Os nossos objetivos e sonhos são os motores de nossas vida. Aqueles que não têm metas parecem não pertencer a este mundo. No entanto, por causa do medo, da incerteza, da pouca autoconfiança ou ignorância, acabamos deixando nossos ideais e sonhos escaparem de nossas mãos.

É quando começam a aparecer as desculpas. As desculpas não são iguais para todos, porque como dizem, cada pessoa é um mundo, mas podem ser agrupadas em situações semelhantes. Você pode não ter dito ou pensado em uma frase idêntica à de outra pessoa, mas qualquer uma similar possui o mesmo significado.

Não importa qual seja o seu objetivo, parece ser sempre difícil ter sucesso ou fazer com que as coisas se tornem realidade. É fundamental deixar de lado as desculpas e se aproximar de você mesmo para atingir as suas metas.

As desculpas que não nos deixam avançar

“Eu não tenho tempo”

A frase mais dita, por excelência, no século XXI. Sempre vivemos a mil por hora e nunca temos sequer um minuto para o que é importante. Nossos dias estão indo daqui para ali e, muitas vezes, não gostamos de nada. O ritmo de vida é muito agitado, não se pode negar isso, mas também é verdade que, se quisermos, podemos. Não use a desculpa de não ter tempo livre para não fazer as coisas que gosta.

Fazer o que você precisa fazer é uma questão de prioridades. Se realmente houvesse algo que você ama fazer, você encontraria em minutos algum tempo livre, você levantaria mais cedo, você tomaria o meio de transporte mais rápido, não faria horas extras, etc. Pense em como você está usando o seu tempo antes de usá-lo como desculpa.

“Tenho que economizar dinheiro”

Se você tem um orçamento para o seu objetivo, por que não utilizá-lo? É verdade que as crises, as flutuações econômicas e as bolsas de valores são sempre incertas, mas você também não poderá ficar com todo o dinheiro se algo vier a acontecer.

Poupe um pouco mais para servir com uma reserva em qualquer situação e destine o restante para a realização do seu sonho. Você não sabe o que vai acontecer com esse dinheiro amanhã. É melhor usá-lo de forma inteligente.

Sobreproteção-2-420x293

“O que os outros vão pensar?”

O “o que” é algo que sempre nos incomodou e que passamos a aceitar. O que pensarão os meus pais se eu parar de estudar porque não gosto deste curso? O que dirão os meus sogros se eu decidir parar de trabalhar para ficar cuidando das crianças? Como irão reagir os meus amigos se eu lhes disser que eu decidi começar meu próprio negócio?

A verdade é que você não deveria se importar com o que as pessoas pensam. Elas sempre terão motivos para criticá-lo, faça você o que fizer. Se estiver realmente interessado no que os outros dirão sobre as suas ações, fale somente para aqueles mais próximos antes de tomar uma decisão, mas a última palavra tem sempre que ser a sua.

“Não tenho a capacidade de”

A falta de autoestima é um problema muito grave que não nos permite realizar nossos sonhos. Se não confiamos nas nossas capacidades, é impossível seguir em frente e cumprir os objetivos que estabelecemos para nós mesmos. Ninguém nasce sabendo. Talvez você precise de um pouco mais de experiência, de conhecimento ou prática, mas nunca diga que você não é “bom para nada”, mesmo que as coisas estejam indo bem.

Além disso, se você ainda não tentou, como você saberá o que você pode fazer? Certamente você sempre terá muitas pedras no caminho. A sua capacidade reside na forma de removê-las e seguir em frente. Viver é errar e aprender com o erro, para depois cometer um outro erro e continuar caminhando.

Coloque de lado as desculpas e seja corajoso para que você possa atingir os seus objetivos. Não diga que “não é o momento certo”, que “você é muito velho”, ou que “tem medo de fracassar”. Tente tudo o que for necessário para fazer o que você quiser. Se as coisas não saírem como o esperado você terá, pelo menos, tentado, e adquirido uma experiência nova para adicionar a suas histórias.

Recomendados para você